Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4103
Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização do cordel como estratégia metodológica para ensino e aprendizagem de Ciências
Autor: Marques, Danielle Raissa Silva 
Primeiro orientador: Dias, Marcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Dias, Marcia Adelino da Silva
Segundo membro da banca: Araújo, Patricia Cristina Aragão
Terceiro membro da banca: Severo, Thiago Emmanuel Araujo
Resumo: Neste trabalho, relato os resultados de uma pesquisa apresentando o cordel como recurso metodológico para o ensino de ciências. O seu objetivo geral consistiu em analisar os cordéis construídos por licenciandos de biologia, relacionando-os a mais uma estratégia de metodologia ativa no ensino de ciências, destacando a importância da arte e cultura no ensino. O público-alvo foi constituído por estudantes da graduação, especificamente ex bolsistas do Programa de Residência Pedagógica, bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e estudantes da disciplina de “Instrumentação para o ensino de ciências”; todos licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Os dados da pesquisa receberam tratamento qualitativo descritivo, coletados por meio da utilização de formulários de pré e pós testes, aplicados por meio do Google Formulários (Google Forms). Os demais dados foram coletados durante uma oficina sobre as metodologias ativas com a utilização de cordelagem. A análise dos cordéis ocorreu por meio das técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 2016), demonstrando as suas potencialidades e riquezas em cada texto escrito. A oficina realizada, de forma remota, gerou a possibilidade de ampliar a visão do professor em formação inicial para trabalhar com a educação associando arte e cultura. Considerando a implementação do cordel como forma de metodologia ativa no ensino, identificamos um efeito positivo na visão dos participantes. Diante da relevância da pesquisa, cremos que a utilização da cordelagem no ensino dos conteúdos de ciências poderá servir de inspiração para os demais professores. Por outro lado, também destacamos a utilização dos cordéis, nas outras áreas das ciências, que estejam em busca de inovações, com o intuito de provocar o estudante a ser protagonista, para estimular a arte e cultura no contexto educacional.
Abstract: In this work, I report the results of a research presenting cordel as a methodological resource for science teaching. Its general objective was to analyze the twine constructed by undergraduate biology students, relating them to yet another strategy of active methodology in science teaching, highlighting the importance of art and culture in teaching. The target audience consisted of undergraduate students, specifically former scholarship holders of the Pedagogical Residency Program, scholarship holders of the Teaching Initiation Program (PIBID) and students of the discipline of “Instrumentation for Science Teaching”; all undergraduates in Biological Sciences at the State University of Paraíba, Campus I, Campina Grande. The research data received descriptive qualitative treatment, collected through the use of pre- and post-test forms, applied through Google Forms (Google Forms). The other data were collected during a workshop on active methodologies with the use of string. The analysis of cordéis took place through content analysis techniques (BARDIN, 2016), demonstrating their potential and richness in each written text. The workshop held remotely generated the possibility of expanding the vision of the teacher in initial training to work with education associating art and culture. Considering the implementation of cordel as a form of active methodology in teaching, we identified a positive effect on the participants' view. Given the relevance of the research, we believe that the use of stringing in the teaching of science content can serve as an inspiration for other teachers. On the other hand, we also highlight the use of twine in other areas of science, which are in search of innovations, with the aim of provoking the student to be a protagonist, to stimulate art and culture in the educational context.EN
Palavras-chave: Literatura de Cordel
Ensino de Ciências
Formação docente
Science teaching
Teacher training
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: MARQUES, Danielle Raissa Silva. A utilização do cordel como estratégia metodológica para ensino e aprendizagem de Ciências. 2021. 72 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4103
Data de defesa: 6-Jul-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termos BDTD - Danielle Raissa Silva Marques.pdfTermos BDTD - Danielle Raissa Silva Marques135.78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Produto Educacional - Danielle Raissa Marques.pdfProduto Educacional - Danielle Raissa Marques1.85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Danielle Raissa Silva Marques.pdf PDF - Danielle Raissa Silva Marques1.11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.