Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4096
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Arquitetura indígena no espaço urbano: Dos traços urbanos aos traçados geométricos nas aulas de Matemática |
Autor: | Nascimento, Marcos dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Santiago, Zélia Maria de Arruda |
Primeiro membro da banca: | Silva, Keila Queiroz e |
Segundo membro da banca: | Montenegro, Maria do Socorro Moura |
Terceiro membro da banca: | Barboza, Pedro Lucio |
Resumo: | Esta pesquisa analisa as contribuições pedagógicas advindas do legado arquitetônico indígena presente na urbanização de Pocinhos-PB, relacionado ao conteúdo de Geometria Plana no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em aulas remotas de Matemática. A pesquisa online realizou-se por meio da plataforma googlemeet, a partir da elaboração de uma proposta pedagógica, contemplando várias oficinas planejadas, direcionadas a alunos matriculados no 9° ano, acerca da arquitetura indígena no espaço urbano, a fim de aproximar formas arquitetônicas indígenas com saberes da geometria plana em aulas de Matemática. A análise interpretativa dos dados, os quais foram gerados a partir de consultas documentais da Secretaria do ensino local, entrevista semiestruturada com três professores, diretor, coordenador pedagógico escolar, secretária da educação e oito alunos da EJA, para contextualizar essa modalidade de ensino na cidade de Pocinhos se inscreve na abordagem qualitativa. As contribuições teóricas para esta discussão fundamentam-se nos teóricos que discutem a Educação Matemática (D’AMBROSIO, 2012; BICUDO, 2005), ensino na EJA (GADOTTI e ROMÃO, 2011; PAIVA, 2015; MATTOS, 2018), o conteúdo de Geometria (GONÇALVES, GOMES e VIDIGAL, 2012; MACHADO, 2012), a história indígena na Paraíba (ANDRADE, 2012; GURJÃO e LIMA, 2021). Como resultados, observamos que alunos e professores, participantes da pesquisa, vivenciaram uma proposta metodológica que estimulou a aprendizagem dos educandos da EJA, cujas atividades, além de contemplarem o conteúdo da Geometria, permitiram-lhes reproduzir artefatos indígenas como Material Didático e perceber a aproximação dos saberes interdisciplinares entre as disciplinas de História e Matemática. Palavras-chave: Arquitetura indígena. Geometria Plana. História. EJA. Interdisciplinaridade. |
Abstract: | This research analyzes the pedagogical contributions departing from the indigenous architectural legacy present in the urbanization of Pocinhos-PB, related to the content of Flat Geometry in the teaching-learning process of students of Youth and Adult Education (EJA) in remote mathematics classes. The online research was carried out through the googlemeet platform, from the elaboration of a pedagogical proposal, contemplating several planned workshops, aimed at students enrolled in the 9th year, about indigenous architecture in the urban space, in order to approximate indigenous architectural forms with knowledge of flat geometry in mathematics classes. The interpretative analysis of the data, which were generated from documentary consultations of the Local Education Secretariat, semi-structured interview with three teachers, principal, school pedagogical coordinator, education secretary and eight students of the EJA, to contextualize this modality of teaching in the city of Pocinhos is part of the qualitative approach. The theoretical contributions to this discussion are based on the theorists who discuss Mathematics Education (D'AMBROSIO, 2012; BICUDO, 2005), teaching at EJA (GADOTTI and ROMÃO, 2011; PAIVA, 2015; MATTOS, 2018), the content of Geometry (GONÇALVES, GOMES and VIDIGAL, 2012; MACHADO, 2012), indigenous history in Paraíba (ANDRADE, 2012; GURJÃO and LIMA, 2021). As results, we observed that students and teachers, participants of the research, experienced a methodological proposal that stimulated the learning of eja students, whose activities, in addition to contemplating the content of geometry, allowed them to reproduce indigenous artifacts as Didactic Material and perceive the approximation of interdisciplinary knowledge between the disciplines of History and Mathematics. Keywords: Indigenous architecture. Flat Geometry. History. EJA. Interdisciplinarity. |
Palavras-chave: | Arquitetura indígena Indigenous architecture Interdisciplinaridade Geometria Plana Educação de Jovens e Adultos - EJA Interdisciplinarity Flat Geometry |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | NASCIMENTO, Marcos dos Santos. Arquitetura indígena no espaço urbano: Dos traços urbanos aos traçados geométricos nas aulas de Matemática. 2021.133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4096 |
Data de defesa: | 16-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marcos dos Santos Nascimento | PDF - Marcos dos Santos Nascimento | 3.77 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PDF - Produto Educacional - Marcos dos Santos Nascimento | PDF - Produto Educacional - Marcos dos Santos Nascimento | 1.51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 75.24 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PDF - Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação no sistema TEDE da BDTD | PDF - Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação no sistema TEDE da BDTD | 92.9 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE da BDTD | PDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE da BDTD | 162.23 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.