Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4096
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arquitetura indígena no espaço urbano: Dos traços urbanos aos traçados geométricos nas aulas de Matemática
Autor: Nascimento, Marcos dos Santos 
Primeiro orientador: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Primeiro membro da banca: Silva, Keila Queiroz e
Segundo membro da banca: Montenegro, Maria do Socorro Moura
Terceiro membro da banca: Barboza, Pedro Lucio
Resumo: Esta pesquisa analisa as contribuições pedagógicas advindas do legado arquitetônico indígena presente na urbanização de Pocinhos-PB, relacionado ao conteúdo de Geometria Plana no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em aulas remotas de Matemática. A pesquisa online realizou-se por meio da plataforma googlemeet, a partir da elaboração de uma proposta pedagógica, contemplando várias oficinas planejadas, direcionadas a alunos matriculados no 9° ano, acerca da arquitetura indígena no espaço urbano, a fim de aproximar formas arquitetônicas indígenas com saberes da geometria plana em aulas de Matemática. A análise interpretativa dos dados, os quais foram gerados a partir de consultas documentais da Secretaria do ensino local, entrevista semiestruturada com três professores, diretor, coordenador pedagógico escolar, secretária da educação e oito alunos da EJA, para contextualizar essa modalidade de ensino na cidade de Pocinhos se inscreve na abordagem qualitativa. As contribuições teóricas para esta discussão fundamentam-se nos teóricos que discutem a Educação Matemática (D’AMBROSIO, 2012; BICUDO, 2005), ensino na EJA (GADOTTI e ROMÃO, 2011; PAIVA, 2015; MATTOS, 2018), o conteúdo de Geometria (GONÇALVES, GOMES e VIDIGAL, 2012; MACHADO, 2012), a história indígena na Paraíba (ANDRADE, 2012; GURJÃO e LIMA, 2021). Como resultados, observamos que alunos e professores, participantes da pesquisa, vivenciaram uma proposta metodológica que estimulou a aprendizagem dos educandos da EJA, cujas atividades, além de contemplarem o conteúdo da Geometria, permitiram-lhes reproduzir artefatos indígenas como Material Didático e perceber a aproximação dos saberes interdisciplinares entre as disciplinas de História e Matemática. Palavras-chave: Arquitetura indígena. Geometria Plana. História. EJA. Interdisciplinaridade.
Abstract: This research analyzes the pedagogical contributions departing from the indigenous architectural legacy present in the urbanization of Pocinhos-PB, related to the content of Flat Geometry in the teaching-learning process of students of Youth and Adult Education (EJA) in remote mathematics classes. The online research was carried out through the googlemeet platform, from the elaboration of a pedagogical proposal, contemplating several planned workshops, aimed at students enrolled in the 9th year, about indigenous architecture in the urban space, in order to approximate indigenous architectural forms with knowledge of flat geometry in mathematics classes. The interpretative analysis of the data, which were generated from documentary consultations of the Local Education Secretariat, semi-structured interview with three teachers, principal, school pedagogical coordinator, education secretary and eight students of the EJA, to contextualize this modality of teaching in the city of Pocinhos is part of the qualitative approach. The theoretical contributions to this discussion are based on the theorists who discuss Mathematics Education (D'AMBROSIO, 2012; BICUDO, 2005), teaching at EJA (GADOTTI and ROMÃO, 2011; PAIVA, 2015; MATTOS, 2018), the content of Geometry (GONÇALVES, GOMES and VIDIGAL, 2012; MACHADO, 2012), indigenous history in Paraíba (ANDRADE, 2012; GURJÃO and LIMA, 2021). As results, we observed that students and teachers, participants of the research, experienced a methodological proposal that stimulated the learning of eja students, whose activities, in addition to contemplating the content of geometry, allowed them to reproduce indigenous artifacts as Didactic Material and perceive the approximation of interdisciplinary knowledge between the disciplines of History and Mathematics. Keywords: Indigenous architecture. Flat Geometry. History. EJA. Interdisciplinarity.
Palavras-chave: Arquitetura indígena
Indigenous architecture
Interdisciplinaridade
Geometria Plana
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Interdisciplinarity
Flat Geometry
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: NASCIMENTO, Marcos dos Santos. Arquitetura indígena no espaço urbano: Dos traços urbanos aos traçados geométricos nas aulas de Matemática. 2021.133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4096
Data de defesa: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos dos Santos NascimentoPDF - Marcos dos Santos Nascimento3.77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Produto Educacional - Marcos dos Santos NascimentoPDF - Produto Educacional - Marcos dos Santos Nascimento1.51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito75.24 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação no sistema TEDE da BDTDPDF - Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação no sistema TEDE da BDTD92.9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE da BDTDPDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE da BDTD162.23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.