Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4095
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta dialógica para o ensino de tópicos de astronomia na Educação de Jovens e Adultos em educação remota
Título(s) alternativo(s): A dialogical proposal for the teaching of topics of astronomy in the Education of Youth and Adults in remote education
Autor: Ferreira, João Pedro Gomes Alves 
Primeiro orientador: Germano, Marcelo Gomes
Primeiro membro da banca: Silveira, Alessandro Fredereico da
Segundo membro da banca: Leodoro, Marcos Pires
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) como trajetórias descontínuas na escola, possui seu ritmo próprio no processo de ensino e aprendizagem, pois os indivíduos pertencentes a essa modalidade educacional são oriundos de camadas populares da sociedade que, rotineiramente, são vítimas da desigualdade social e do descompromisso do Estado com políticas públicas que possibilitem a inclusão dessas pessoas. O tempo escolar da EJA é um tempo de resgate de direitos não oportunizados devidamente pelo Poder Público. Nesse sentido, um processo de ensino e aprendizagem que garanta a permanência e o sucesso escolar deste Jovem e Adulto no ambiente escolar, precisará considerar o universo de seus saberes populares bem como as suas necessidades de aprendizagem. As vozes dos sujeitos da EJA carregam em seu discurso os anseios, desejos e esperanças de um tempo de direitos perdidos e/ou retirados e a prerrogativa de um processo de ensino e aprendizagem engajador e crítico somente tornar-se-á possível no estabelecimento de uma dinâmica dialógica e de escuta permanente. Utilizando-se das contribuições do pensamento de Paulo Freire para a promoção de uma educação libertadora e do Projeto Brasileiro para o ensino de Física, nesta pesquisa objetivamos identificar e analisar o universo temático dos estudantes em uma turma da Educação de Jovens e Adultos para a partir do diálogo em educação remota, elaborar uma proposta didática para o ensino de tópicos de Astronomia na EJA. Nessa proposta, o conteúdo programático será construído em diálogo com os educandos, numa comunicação horizontal para, com eles, investigar e problematizar a realidade em que vivem, selecionando e definindo quais tópicos devem ser abordados através da construção de universos temáticos acerca da Astronomia. A pesquisa é de natureza qualitativa com abordagem que se aproxima de uma pesquisa participante do tipo pedagógica em que o educador, compromissado com o diálogo e a escuta em torno do que ensinar e aprender, assume a tarefa do ato educativo humanista e da reflexão em torno da experiência do próprio sujeito jovem e adulto da EJA e também da sua. Dessa forma, espera-se que as necessidades de aprendizagem enriqueçam a dinâmica da problematização/investigação/elucidação da realidade, permitindo a construção de situações-problemas que sejam solucionadas durante as aulas e que a construção coletiva do conteúdo programático aliada a uma metodologia dialógica, culmine na elaboração de uma proposta didática contendo ações e estratégias que possibilitem outros professores a seguirem um caminho semelhante.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) as discontinuous trajectories in school, has its own rhythm in the teaching and learning process, as individuals belonging to this educational modality come from popular strata of society that routinely are victims of social inequality and the State's lack of commitment to public policies that enable the inclusion of these people. EJA's school time is a time for rescuing rights that are not properly provided by the Public Power. In this sense, a teaching and learning process that guarantees the permanence and academic success of this Youth and Adult in the school environment will need to consider the universe of their popular knowledge as well as their learning needs. The voices of EJA subjects carry in their discourse the yearnings, desires and hopes of a time of lost and/or withdrawn rights and the prerogative of an engaging and critical teaching and learning process will only become possible in the establishment of a dialogical dynamics and permanent listening. Using the contributions of Paulo Freire's thought to the promotion of a liberating education and the Brazilian Project for the teaching of Physics, in this research we aim to identify and analyze the thematic universe of students in a group of Youth and Adult Education to start from of dialogue in remote education, develop a didactic proposal for teaching Astronomy topics at EJA. In this proposal, the syllabus will be built in dialogue with the students, in a horizontal communication to, with them, investigate and problematize the reality in which they live, selecting and defining which topics should be addressed through the construction of thematic universes about Astronomy. The research is qualitative in nature with an approach that approaches participatory research of the pedagogical type in which the educator, committed to dialogue and listening around what to teach and learn, assumes the task of the humanistic educational act and the reflection around it. from the experience of the young and adult subject of EJA and also from his own. In this way, it is expected that the learning needs will enrich the dynamics of problematization/investigation/elucidation of reality, allowing the construction of problem-situations that are solved during classes and that the collective construction of the program content combined with a dialogic methodology, culminate in the elaboration of a didactic proposal containing actions and strategies that enable other teachers to follow a similar path.
Palavras-chave: Dialogicidade
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino remoto
Astronomia
Dialogicity
Remote learning
Astronomy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: FERREIRA, João Pedro Gomes Alves. Uma proposta dialógica para o ensino de tópicos de astronomia na Educação de Jovens e Adultos em educação remota. 2021. 215f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4095
Data de defesa: 24-Nov-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Pedro Gomes Alves FerreiraPDF - João Pedro Gomes Alves Ferreira1.39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - PDF - João Pedro Gomes Alves FerreiraProduto Educacional - PDF - João Pedro Gomes Alves Ferreira470.62 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termos de Depósito da BDTDPDF - Termos de Depósito da BDTD217.49 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.