Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSuassuna Sobrinho, Nelson-
dc.contributor.advisor1Santos, Ivonete Batista dos-
dc.contributor.referee1Vale, Elizabete Carlos do-
dc.contributor.referee2Santos, José Jailton Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2022-01-14T12:55:05Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.citationSUASSUNA SOBRINHO, Nelson. A utilização do Modellus no ensino do movimento retilíneo uniforme nas aulas de física na Educação de Jovens e Adultos. 2020. 117f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4078-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica, dirigida a indivíduos que não tiveram acesso ou tiveram seus trajetos formativos suspensos. As diretrizes atuais presentes na legislação para a EJA afirmam que, essa modalidade de ensino não representa apenas uma chance de suprir a escolaridade perdida, e sim, repara, qualifica e equaliza. No entanto, existem muitas dificuldades em trabalhar com tal modalidade de ensino, uma vez que o tempo disponível para aplicação do vasto conteúdo é muito pequeno. Dessa forma, é necessário que o professor adote uma metodologia de ensino diferenciada, especialmente no Ensino de Física que é uma disciplina que exige maior raciocínio para compreensão por parte dos alunos. As práticas pedagógicas, mediadas pela utilização das Tecnologias, constituem-se como uma das diversas opções para incrementar ao método tradicional, incentivando de maneira prática o conhecimento em Física. Assim sendo, torna-se relevante aplicar as TICs como recurso pedagógico no Ensino de Física, na modalidade EJA. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo utilizar as TICs como uma estratégia de ensino para o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme MRU nas aulas de Física na Educação de Jovens e Adultos. Para isso, faremos uso do software Modellus, que é um software educativo de simulação e modelagem computacional, para auxiliar no processo didático. De natureza qualitativa, para a realização da presente pesquisa, foi utilizada como base o subsídio teórico da teoria de Delizoicov e Angotti, na qual relatam os três momentos pedagógicos. Através da análise dos resultados obtidos, percebeu-se que, a aula realizada com o auxílio do software Modellus facilitou o processo de ensino, além de mostrar ao aluno que esse ambiente de modelagem e simulação dispensa o conhecimento de linguagem de programação. Diante disso, pode-se afirmar que as tecnologias proporcionam aulas mais dinâmicas e interativas que fazem com que os alunos tenham mais interesse em estudar Física. No entanto, vale destacar que a utilização do software educativo de simulação e modelagem computacional (Modellus) deve ser uma ferramenta de apoio que auxilia o processo didático, não substituindo o método tradicional. Essa pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daniel Carneiro, localizada no município de Riacho dos Cavalos – PB, durante os períodos de abril a maio do ano de 2019, com uma turma do Ciclo V na modalidade EJA equivalente à primeira série do Ensino Médio.por
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is a modality of Basic Education, aimed at individuals who did not have access or had their training paths suspended. The current guidelines in the legislation for EJA state that this type of education does not represent only a chance to make up for lost schooling, but repairs, qualifies and equals. However, there are many difficulties in working with such a teaching modality, since the time available for applying the vast content is very small. Thus, it is necessary for the teacher to adopt a differentiated teaching methodology, especially in Physics Teaching, which is a discipline that requires greater reasoning for students to understand. Pedagogical practices, mediated by the use of Technologies, constitute one of several options to increase the traditional method, encouraging practical knowledge in Physics. Therefore, it becomes relevant to apply ICTs as a pedagogical resource in Physics Education, in the EJA modality. In this sense, this dissertation aims to use ICTs as a teaching strategy for the study of the Uniform Straight Movement MRU in Physics classes in Youth and Adult Education. For this, we will make use of the Modellus software, which is an educational software for computer simulation and modeling, to assist in the didactic process. Of a qualitative nature, the theoretical basis of the theory of Delizoicov and Angotti was used as the basis for this research, in which they report the three pedagogical moments. Through the analysis of the results obtained, it was realized that the class held with the aid of the Modellus software facilitated the teaching process, in addition to showing the student that this modeling and simulation environment dispenses with the knowledge of programming language. Therefore, it can be said that technologies provide more dynamic and interactive classes that make students more interested in studying Physics. However, it is worth mentioning that the use of educational computer simulation and modeling software (Modellus) should be a support tool that helps the didactic process, not replacing the traditional method. This research was carried out at the Daniel Carneiro State Elementary and High School, located in the municipality of Riacho dos Cavalos - PB, during the periods from April to May of the year 2019, with a class of Cycle V in the EJA modality equivalent to the first grade from highschool.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-09-06T11:23:51Z No. of bitstreams: 1 PDF - Nelson Suassuna Sobrinho.pdf: 5334212 bytes, checksum: 6b243431505eaaa9a1f37e518f59b12a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2022-01-14T12:54:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Nelson Suassuna Sobrinho.pdf: 5334212 bytes, checksum: 6b243431505eaaa9a1f37e518f59b12a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-14T12:55:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Nelson Suassuna Sobrinho.pdf: 5334212 bytes, checksum: 6b243431505eaaa9a1f37e518f59b12a (MD5) Previous issue date: 2020-07-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectSimulação computacionalpor
dc.subjectComputational simulationeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectYouth and Adult Education - EJAeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA utilização do Modellus no ensino do movimento retilíneo uniforme nas aulas de física na Educação de Jovens e Adultospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nelson Suassuna Sobrinho.pdfPDF - Nelson Suassuna Sobrinho5.21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.