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Tipo do documento: Dissertação
Título: Simulador de ventilação mecânica como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de acadêmicos de Fisioterapia
Autor: Carolino, Flávia Iluska Silva
Primeiro orientador: Coutinho, Giselda Félix
Primeiro coorientador: Barbosa, Paulo Eduardo e Silva
Primeiro membro da banca: Souto, Sabrina Figueiredo
Segundo membro da banca: Cruz, Maria do Socorro Luna
Resumo: A ventilação mecânica é um recurso muito utilizado nas unidades de terapia intensiva de todo mundo e sua monitorização e gerenciamento atualmente tem sido parte do processo fisioterapêutico. Desta forma, o uso de tecnologias e computadores em salas de aula como recursos de apoio ao aprendizado e a prática pedagógica, é notório, crescente e tem a tendência de se tornar imprescindível, aproximando cenários virtuais, como simuladores de ventilação mecânica com cenários reais vivenciados na prática profissional. O objetivo desta pesquisa se deu em melhorar o processo de ensino-aprendizagem, com a implantação de um simulador adaptado de ventilação mecânica com acadêmicos de Fisioterapia. Este estudo possuiu como população-alvo, acadêmicos de fisioterapia regularmente matriculados em universidade pública e privadas no município de Campina Grande (PB). O estudo possuiu caráter descritivo e quantitativo, sendo dividido em três etapas. A primeira etapa consistiu na adaptação de um simulador didático de ventilação mecânica (SDVM). A segunda etapa se deu com a utilização do simulador em sala de aula com os acadêmicos das respectivas universidades citadas anteriormente, com auxílio de notebooks e computadores e durante a terceira etapa houve a realização de um questionário com 106 participantes, onde avaliaram os conhecimentos prévios teóricos e práticos em ventilação mecânica aplicados ao SDVM como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizado em ventilação mecânica. Com a análise dos resultados, foram obtidas tabelas com frequência e medidas de descrição das variáveis categóricas, nas quais foram visualizadas as experiências dos acadêmicos antes e após a utilização do simulador de ventilação mecânica, observando-se que as aulas teóricas apresentavam pouca prática e contato reduzido com aparelhos de ventilação mecânica, tornando difícil a associação teoria- prática do assunto, também foi identificado, que o uso do SDVM apresentou boa aceitação pelos usuários e contribuiu como ferramenta auxiliar no apoio ao aprendizado da ventilação mecânica, tornando o assunto mais interessante, proporcionando uma melhor contextualização teórico-prática e um melhor entendimento operacional da ventilação mecânica, contribuindo para o ensinamento e formação profissional.
Abstract: Mechanical ventilation is a widely used resource in intensive care units worldwide and its monitoring and management has now been part of the physiotherapeutic process. Thus, the use of technologies and computers in classrooms as resources to support learning and pedagogical practice, is notorious, growing and has a tendency to become essential, approaching virtual scenarios, such as mechanical ventilation simulators with experienced real scenarios. in professional practice. The objective of this research was to improve the teaching-learning process, with the implementation of a simulator adapted to mechanical ventilation with Physiotherapy students. This study had as target population, physiotherapy students regularly enrolled in public and private universities in the city of Campina Grande (PB). The study had a descriptive and quantitative character, being divided into three stages. The first stage consisted of adapting a didactic mechanical ventilation simulator (SDVM). The second stage took place with the use of the simulator in the classroom with the academics from the respective universities mentioned above, with the help of notebooks and computers and during the third stage, a questionnaire was conducted with 106 participants, where they evaluated the previous theoretical knowledge. and practical in mechanical ventilation applied to SDVM as an auxiliary tool in the teaching-learning process in mechanical ventilation. With the analysis of the results, tables with frequency and measures of description of the categorical variables were obtained, in which the students' experiences were visualized before and after the use of the mechanical ventilation simulator, observing that the theoretical classes presented little practice and contact reduced with mechanical ventilation devices, making the theory-practical association of the subject difficult, it was also identified that the use of SDVM was well accepted by users and contributed as an auxiliary tool in supporting the learning of mechanical ventilation, making the subject more interesting, providing a better theoretical-practical context and a better operational understanding of mechanical ventilation, contributing to teaching and professional training.
Palavras-chave: Ventilação mecânica
Fisioterapia
Simulador
Physiotherapy
Simulator
Mechanical ventilation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS
Citação: CAROLINO, Flávia Iluska Silva. Simulador de ventilação mecânica como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de acadêmicos de Fisioterapia. 2019. 80f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4073
Data de defesa: 6-Dez-2019
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