Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4018
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formulação e resolução de problemas com panfletos e propagandas: Uma proposta de ensino em Matemática Financeira como perspectiva para o letramento matemático
Autor: Diniz Junior, Francisco 
Primeiro orientador: Assis, Cibelle de Fátima Castro de
Primeiro membro da banca: Assis, Cibelle de Fátima Castro de
Segundo membro da banca: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
Terceiro membro da banca: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: A Formulação e a Resolução de Problemas desempenham um papel muito importante para os processos de ensino e aprendizagem, pois auxiliam no desenvolvimento de competências e habilidades, bem como na consolidação de capacidades indispensáveis para promover o Letramento Matemático dos discentes durante o Ensino Fundamental, conforme destacam os autores Serrazina (2017), Loss (2016), Onuchich (1999) e Polya (1997), como também os documentos norteadores Brasil (2018, 2012, 1997). Assim, este trabalho esteve pautado em Investigar uma proposta de ensino baseada na Formulação e Resolução de Problemas envolvendo Matemática Financeira como perspectiva para o desenvolvimento do Letramento Matemático de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Adotamos a natureza da pesquisa-ação (ANDRÉ, 2012), com abordagem qualitativa (GIL, 2008), para nortear o nosso percurso metodológico. Com a finalidade de alcançar os resultados, aplicamos um questionário diagnóstico e uma proposta de atividades envolvendo o conteúdo de Porcentagem, promovemos dois momentos de formulação de problemas com esse conteúdo, a partir de anúncios, e implementamos uma Proposta de Ensino de Matemática Financeira a partir de um panfleto de banco, que resultou no nosso Produto Educacional. Diante disso, os resultados obtidos nos fizeram refletir e reconhecer a necessidade de trabalhar com os conteúdos relacionados a Matemática Financeira, por meio da Formulação e Resolução de Problemas, como estratégia para desenvolver Competências, Habilidades e Capacidades Matemáticas e, assim, promover o Letramento Matemático ao final do Ensino Fundamental.
Abstract: The Formulation and Resolution of Mathematical Problems play a crucial role in both teaching and learning processes, as they help in the development of competencies and abilities, as well as in the consolidation of essential skills to promote Mathematical Literacy for students during Elementary school, as highlighted by Serrazina (2017), Loss (2016), Onuchich (1999) and Polya (1997), and also quoted in guiding documents (BRASIL, 2018, 2012, 1997). Thus, this paper investigated a teaching proposal based on the Formulation and Resolution of Problems, comprising Financial Mathematics, with a view on Mathematical Literacy for students in the ninth grade of Elementary school. We adopted the action-research methodology (ANDRÉ, 2012) and used a qualitative approach (GIL, 2008), to guide us through our methodological pathway. In order to obtain results, we applied a diagnostic questionnaire and a range of activities comprising Percentage, where the Formulation of Problems were promoted in 2 instances with the aid of advertisements, and we implemented a proposal for teaching financial mathematics using bank pamphlets which resulted in our Educational Product. The results obtained made us reflect and acknowledge the necessity to approach topics related to Financial Mathematics by using the Formulation and Resolution of Problems, as a strategy to develop Mathematical Competencies, Abilities and Skills and promote Mathematical Literacy at Elementary School completion.
Palavras-chave: Letramento matemático
Matemática Financeira
Resolução de problemas matemáticos
Ensino Fundamental
Mathematical Literacy
Financial Mathematics
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: DINIZ JÚNIOR, Francisco. Formulação e resolução de problemas com panfletos e propagandas: Uma proposta de ensino em Matemática Financeira como perspectiva para o letramento matemático. 2021. 169f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4018
Data de defesa: 7-Out-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Diniz Júnior.pdfPDF - Francisco Diniz Júnior2.64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Francisco Diniz Júnior.pdfProduto Educacional - Francisco Diniz Júnior906.02 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termos de Depósito da BDTDTermos de Depósito da BDTD230.68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.