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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca Neto, Antônio de Melo-
dc.contributor.advisor1Freitas, Heron Neves-
dc.contributor.referee1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.referee2Dantas, Joseclécio Dutra-
dc.date.accessioned2022-01-04T12:59:14Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationFONSECA NETO, Antônio de Melo. Ciclos de modelagem integrados a recursos tecnológicos: Uma proposta para o ensino de sistemas massa mola em aulas remotas. 2021. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3992-
dc.description.resumoA aplicação da modelagem científica presente neste trabalho está baseada na proposta inicial de David Hestenes (2006, 2010) que realiza ciclos de modelagem com pequenos grupos de estudantes em cursos universitários, para o desenvolvimento de investigações a partir de proble máticas envolvendo fenômenos físicos, podendo ser diversificadas conforme o planejamento do professor. Objetivando fazer com que os estudantes criem modelos e representações para explicar tal problema, culminando em uma exposição à turma para compartilhar suas interpretações e conclusões. Apesar da existência de alguns trabalhos científicos aqui no Brasil sobre o tema, a adaptação da proposta inicial para a aplicação no ensino básico é algo pouco aplicado no ensino de física, desta forma este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta que viabiliza ao professor de física do ensino médio a utilização da instrução de modelagem no ensino de física na modalidade remota, fazendo uso de tecnologias no estudo de sistemas massa mola em turmas do 1° ano do ensino médio. Por se tratar de uma proposta investigativa e como um diferencial para as aulas de física a proposta contou com encontros que buscaram a participação do aluno como protagonista do seu próprio conhecimento. Como produto final de todo processo investigativo, tivemos uma exposição contendo um modelo de representação para a problemática inicial que será apresentado para todos da turma com o objetivo de aprimorar cada vez mais o modelo e introduzir termos científicos capazes de enriquecer o repertório científico dos alunos.por
dc.description.abstractThe application of scientific modeling present in this work is based on the initial proposal of David Hestenes (2006,2010). He conducs modeling cycles with small groups of students in university courses, for the development of research based on problems involving physical phenomenon. This may be diversified according to the planning of the teachers, which aims to make students create models and representations to explain such a problem. It culminates in an exposure to the class to share their interpretations and conclusions. Despite the existence of some scientific works here in Brazil about this subject, the adaptation of the initial proposal for application in primary education is something uneasy applied in the teaching of physics, thus this work aims to present a proposal that enables high school physics teacher to use high school education modeling in the teaching of physics in the home schooling, using technologies that help in the study of spring mass systems in classes of the 1st year of high school. Because it is a research proposal and as a differential for physics classes the suggestion had meetings that sought the student’s participation as the protagonist of their own knowledge. As the final product of the entire investigative process, we will have an exhibition containing a representation for the initial problem that will be presented to everyone in the class with the objective of increasingly improving the model and introducing scientific terms capable of enrich the scientific repertoire of students.por
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-10-02T00:23:56Z No. of bitstreams: 5 Dissertacao_Antonio_2509.pdf: 3904526 bytes, checksum: 678023ac613c59039edf7c4e8e7ca9c0 (MD5) Produto_Antonio3009c.pdf: 1222716 bytes, checksum: 7b8c5581fd514b3cbdb7b16c4839ff63 (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 82004 bytes, checksum: 5e08bfa0b684c663e64ed07642f896d2 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual (3).pdf: 234086 bytes, checksum: f7d5cf5553e237eec4e754c002c3e5c4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-10-04T13:00:52Z (GMT) No. of bitstreams: 5 Dissertacao_Antonio_2509.pdf: 3904526 bytes, checksum: 678023ac613c59039edf7c4e8e7ca9c0 (MD5) Produto_Antonio3009c.pdf: 1222716 bytes, checksum: 7b8c5581fd514b3cbdb7b16c4839ff63 (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 82004 bytes, checksum: 5e08bfa0b684c663e64ed07642f896d2 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual (3).pdf: 234086 bytes, checksum: f7d5cf5553e237eec4e754c002c3e5c4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCiclos de Modelagempor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectModeling Cycleseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleCiclos de modelagem integrados a recursos tecnológicos: Uma proposta para o ensino de sistemas massa mola em aulas remotaspor
dc.typeDissertaçãopor
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