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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino-aprendizagem de espaços vetoriais via exploração-resolução-proposição de problemas: Uma experiência na Licenciatura em Matemática
Título(s) alternativo(s): Teaching-learning of vector space via exploration-solving-posing of problem: An experience in Mathematics teaching course
Autor: Oliveira, Saul Barbosa de 
Primeiro orientador: Andrade, Silvanio de
Primeiro membro da banca: Andrade, Silvanio de
Segundo membro da banca: Fossa, John Andrew
Terceiro membro da banca: Onuchic, Lourdes de la Rosa
Resumo: Esta pesquisa investiga as contribuições da Exploração-Resolução-Proposição de Problemas aliada às Representações Múltiplas de Álgebra no que tange ao processo de ensino-aprendizagem do conceito de Espaço Vetorial e de alguns conceitos referentes ao mesmo (Operações de Adição e Multiplicação por Escalar, Subespaço Vetorial, Combinação Linear, Dependência Linear, Subespaço Gerado, Transformações Linear e Operador Linear) na formação inicial de professores de matemática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; YIIN, 2016), na modalidade pesquisa pedagógica (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008). O estudo foi desenvolvido em uma oficina com alunos de diversos períodos do curso de Licenciatura em Matemática e um de Licenciatura em Física, oriundos de Universidades Públicas situadas no Estado da Paraíba. A oficina foi ministrada, de maneira remota (devido à pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2), por meio do aplicativo WhatsApp (BARBOSA; CARVALHO, 2018). A partir da oficina, foram levantados dados, com atividades planejadas à luz de Friedlander e Tabach (2001) e desenvolvidas utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem da Matemática através da Exploração-Resolução-Proposição de Problemas (ANDRADE, 1998, 2017). Para auxiliar no levantamento de dados, foi construído e entregue aos participantes um questionário sobre o desenvolvimento da oficina e as metodologias utilizadas na mesma. O instrumento de análise das entrevistas deu-se via o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC (LEFÉVRE; LEFÉVRE, 2005), instrumento de análise desenvolvido recentemente no Brasil. As descrições e a análise dos encontros e dos questionários apontam que, através da oficina, os discentes puderam entender a importância da concepção de estrutura que os conceitos de Álgebra Linear têm para a compreensão dos conceitos matemáticos do ensino fundamental, médio e superior. Destaca-se, então, a relevância da mediação-refutação do pesquisador que foi proporcionada as discentes na Oficina, sobretudo, nos diálogos, quando os alunos apontam que essas interações os fazem refletir sobre o seu próprio processo de ensino-aprendizagem e acerca da sua futura atuação como docentes na Educação Básica. Dessa forma, ao tratar do ensino de Espaços Vetoriais, foi notório o avanço dos discentes, principalmente, para expressar as resoluções dos problemas na linguagem matemática. Portanto, os resultados evidenciaram que as Representações Múltiplas de Álgebra e a transição entre elas favorecem um ensino-aprendizagem de Espaços Vetoriais com mais compreensão. Conclui-se, assim, que a metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da Exploração-Resolução-Proposição de Problemas contribui para a construção de uma concepção sobre o ensino de Espaços Vetoriais.
Abstract: The current research investigates the contributions of Exploration-Solving-Posing of problems aligned to the Multiple Representations in Algebra in what concerns the teaching-learning process of the concept of Vectorial Space and other significant concepts (Addition and Multiplication by Scalar Operations, Linear Subspace, Linear Combination, Linear Dependency, Generated Subspace, Linear Transformations, and Linear Operator) on the initial teacher education of mathematics teachers. The research carries out a qualitative method (BOGDAN; BIKLEN, 1994; YIIN, 2016), in the perspective of a pedagogical research (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008). The study has been developed in a workshop with students from distinct semesters of the Mathematics Teaching Course and also with a student from a Physics Teaching Course, both from public universities in the Brazilian state of Paraíba. The lectures in the workshop were carried out remotely (due to the pandemic situation caused by the virus Sars-Cov-2), throughout the application WhatsApp (BARBOSA; CARVALHO, 2018). Furthermore, this strategy supports the data gathering through planned activities highlighted from Friedlander and Tabach (2001), and it was developed with the teaching-learning methodology of Mathematics and Exploration-Solving-Posing of problems (ANDRADE, 1998; 2017). In order to support this method and the data gathering, the research set up and delivered to participants a questionnaire about the workshop development and its methodologies. The analysis tool of interviews considered the Discourse of the Collective Subject – DCS (LEFÉVRE; LEFÉVRE, 2005), an instrument of analysis recently developed in Brazil. The descriptions and investigation of the meetings and interviews point out, throughout the workshop, that the students were able to understand the importance of how the structural conception of Linear Algebra has to the comprehension of mathematical concepts of elementary, high, and superior education. The research highlights, on this perspective, the relevance of the mediation-refutation of the researcher carried out to the students on the Workshop, mainly on the dialogues, in which the students point out the interactions made them consider their own process of teaching-learning and about their future acting as teachers on the elementary education. Considering this context, while concerning the Vectorial Space, it is clear the advance on teachers, mainly to express the problem resolutions on the mathematical language. Concluding, the results highlighted that the Multiple Representations in Algebra and the transition between them support a teaching-learning of Vectorial Spaces with better understanding. In addition, the methodology of mathematics teaching-learning throughout Exploration-Solving-Posing of problems contributes with a conception on the teaching of Vectorial Spaces.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Espaços vetoriais
Formação docente
Educação algébrica
Vectorial spaces
Teacher education
Algebra education
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: OLIVEIRA, Saul Barbosa de. Ensino-aprendizagem de espaços vetoriais via exploração-resolução-proposição de problemas: Uma experiência na Licenciatura em Matemática. 2021. 202f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3933
Data de defesa: 28-Mai-2021
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