Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBadú, Lúcia de Fátima Araújo Souto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2143807176por
dc.contributor.advisor1Silva, Marcelo Medeiros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8642945745816768por
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo Medeiros da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8642945745816768por
dc.contributor.referee2Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011por
dc.contributor.referee3Aragão, Patrícia Cristina de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.date.accessioned2021-09-01T00:22:48Z-
dc.date.issued2021-04-12-
dc.identifier.citationBADÚ, L. F. A. S. Entre textos literários e outras linguagens: diálogos para a formação de leitores em uma escola técnica. 2021. 237 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3791-
dc.description.resumoApesar dos avanços no tocante ao ensino de literatura, perceptíveis através dos resultados de inúmeras pesquisas realizadas por estudiosos da área, bem como dos documentos parametrizadores oficiais, dentre os quais os PCN e as OCEM, ainda continua um grande desafio formar leitores de textos literários no espaço escolar. De um modo geral, é sacrificado o contato constante com o texto em si, a fruição estética, a relação dialógica entre leitor-texto, a vivência de leitura dos alunos fora da escola tão necessários para o processo de formação de leitores. Alega-se sempre que os jovens, em especial de escolas técnicas, são avessos a textos literários e, por isso, não se disponibilizariam a recepcioná-los, mesmo a partir de metodologias alternativas às comumente propostas pelos livros didáticos e seguidas pelos professores, principalmente no ensino médio. Assim, o presente estudo objetivou analisar como uma proposta metodológica que relacione o método recepcional, a interação entre literatura e outras linguagens (música, dança, cinema, fotografia), e a proposta de letramento literário por meio de sequência e círculos de leitura semiestruturado na perspectiva de Cosson (2016; 2017) pode consubstanciar uma alternativa didático-pedagógica mais eficaz na formaçao de leitores ativos e autô-nomos de literatura no cotidiano de uma escola técnica. Nossa proposta pretendeu, através de vivências literárias com a temática Amor, escolhida por nossos colaboradores, possibilitar uma leitura autônoma e crítica dos discentes na relação com os textos literários, bem como os pertencentes a outras linguagens acima citadas, proporcionando-lhes ampliação do horizonte de expectativa e, por consequência, a maturidade leitora. Como objetivos específicos, elencamos: a) Veri-ficar o lugar destinado à literatura a partir do que apregoa os documentos regentes do IFPB, dentre os quais o Regimento Didático dos cursos técnicos integrados; b) Diagnosticar, através de questionário, as vivências e/ou preferências dos discentes no tocante à leitura de textos literários, além de textos com outras linguagens (músicas, cinema, dentre outras); c) Elaborar e aplicar uma sequência didática, cuja te-mática será Amor, pautada na Estética da recepção, que contemple a leitura literária de textos em interação com outras linguagens, e com os princípios do letramento literário na perspectiva de Cosson (2016; 2917).Este trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no município de Esperança –PB, com 42 adolescentes de 13 a 16 anos da primeira série do ensino médio integrado ao técnico do Curso de Informática, entre setembro e dezembro do ano de 2019. Para tanto, foram utilizadas, como aporte teórico, as propostas de letramento literário de Cosson (2016; 2017) em consonância com o método recepcional de Aguiar e Bordini (1988), pautado na Estética da Recepção, de Iser e Jauss (1979). Consideramos também os documentos oficiais nacionais da educação, bem como os internos ao IFPB, além de estudos de pesquisadores da área, tais como Guimarães (2014), Rezende (2013), Rouxel (2013; 2014), Pinheiro (2014; 2018), Silva (2016), Medeiros (2017), Oliveira (2014). Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A análise dos dados foi feita de modo descritivo-reflexivo, a partir dos dados coletados através do questionário de sondagem de vivência literária, da observação participante, das imagens em fotos e vídeos, e dos diários de leitura e de pesquisa. Como produto final, elaboramos uma sequência pedagógica a ser disponibilizada em mídia digital. Esperamos, com este trabalho teórico-metodológico, possibilitar uma sinalização de alternativas possíveis para o ensino de literatura e leitura literária no contexto escolar, em especial, de escolas técnicas, de modo a se alcançar uma educação literária que possibilite uma (trans) formação de leitores autônomos e, por consequência, um processo de transformação social.por
dc.description.abstractDespite advances in teaching of literature, noticeable through the results of numerous researches carried out by scholars in field, as well as official parameterizing documents, among which the PCN and the OCEM, it remains a great challenge to train readers of literary texts in school space. In general, sacrifice the constant con-tact with text itself, the aesthetic fruition, the dialogical relationship between reader-text, the reading experience of students outside school so necessary for the process of forming readers. It is always claimed that young people, especially from technical schools, are averse to literary texts and, therefore, would not be available to welcome them, even from alternative methodologies to those commonly proposed by text-books and followed by teachers, mainly in high school. Thus, the present study aimed analyze as a methodological proposal which merges the reception method, the interaction between literature and other languages (music, dance, cinema, pho-tography), and the proposal of literary literacy through sequence and semi-structured reading circles in Cosson perspective (2016; 2017) can consubstantiate a more effective didactic-pedagogical alternative in formation of active and autonomous readers of literature in daily life of a technical school. Our proposal intended, through literary experiences with theme Love, chosen by our collaborators, enable an autonomous and critical reading of students in relation to the literary texts, as well as those belonging to other languages mentioned above, providing them an expansion of the horizon of expectation and, consequently, reading maturity. As specific objectives, we list: a) Verify the place destined to literature based on what is proclaimed in governing documents of IFPB, among which the Didactic Regiment of integrated technical courses; b) Diagnose, through a questionnaire, the experiences and/or preferences of students regarding reading of literary texts, as well as texts in other languages (music, cinema, among others); c) Develop and apply a didactic sequence, whose theme will be Love, based on the Aesthetics of Reception, which includes the literary reading of texts in interaction with other languages, and with the principles of literary literacy from Cosson perspective (2016; 2017). This work was developed at the Federal Institute of Paraiba (IFPB), in city of Esperança–PB, with 42 adolescents from 13 to 16 years of first series of technical education integrated to the high school of the Computer Science Course, between September and December of 2019. For that, as a theoretical contribution, Cosson's literary literacy proposals (2016; 2017) were used in line with the reception method of Aguiar and Bordini(1988), based on the Aesthetics of Reception, by Iser and Jauss (1979). We also consider the official national documents of education, as well as those internal to IFPB, in addition to studies by researchers in area, such as Guimarães (2014), Rezende (2013), Rouxel (2013; 2014), Pinheiro (2014; 2018), Silva (2016), Medeiros (2017), Oliveira (2014). Methodologically, it was characterized as a qualitative research, of action-research type. Data analysis was performed in a descriptive-reflective way, based on data collected through the literary experience survey ques-tionnaire, the participant observation, images in photos and videos, and diaries of reading and research. As a final product, we developed a pedagogical sequence to be available on digital media. We hope, with this theoretical-methodological work, make possible a signaling of potential alternatives for the teaching of literature and literary reading in the school context, especially, in technical schools, in order to achieve a literary education that enables a (trans) formation of autonomous readers and, consequently, a process of social transformation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-08-11T21:58:03Z No. of bitstreams: 3 DISSERT COMPLETA - LUCIA SOUTO - DEPÓSITO.pdf: 7988107 bytes, checksum: 794b76ca01a1eaa2c754532ddd9244fa (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 87853 bytes, checksum: d04eafad4ba791d66a3438380a2ef549 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 110252 bytes, checksum: 36eb52e64766781f57f35117bfe1dc9c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Bruno Roberto Nascimento e Silva (brunor.ns@uepb.edu.br), reason: 1- O Termo de Autorização deve vir em página única, e não dividido em duas páginas. Isso precisa ser corrigido 2- A quantidade de páginas do seu trabalho não coincide com a informação presente na Ficha Catalográfica. Será preciso solicitar uma nova ficha catalográfica cuja quantidade de páginas devem ser o total de páginas do seu trabalho menos as páginas de Folha de Rosto e a da própria Ficha Catalográfica. Por exemplo: Se o seu trabalho tiver um total de 56 páginas, na ficha catalográfica deverá constar 54 páginas. Se tiver um total de 40 páginas, na ficha catalográfica deverá constar 38. E assim por diante. 3- No Resumo e Abstract de uma dissertação, o espaçamento entre linhas deve ser do tipo 1,5, e não do tipo simples. Além disso, da mesma forma que você negritou a expressão "Keywords" do Abstract, também a expressão "Palavras-chaves" do Resumo deve vir em negrito: Lembrando que, caso alguma palavra-chave seja uma palavra composta e não se trate de nome próprio, apenas a primeira palavra deve ser iniciada com letra maiúscula, enquanto as demais se iniciam por letra minúscula. Por exemplo: Formação de leitores. Ensino técnico. 4- A estrutura dos tópicos principais do SUMÁRIO tem que ser a seguinte, por exemplo: 1 INTRODUÇÃO 2 O CUIDADOR EDUCACIONAL NO... 3 METODOLOGIA DA PESQUISA 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Retire todos os pontos (.) após o numeral que antecede os títulos do seu trabalho, ex. 1. INTRODUÇÃO, deve ficar assim: 1 INTRODUÇÃO. image.png Faça isso nas demais seções. Apenas nos subtópicos é permitido utilizar a pontuação após o numeral. Por exemplo: 2.1 ou 3.1.4 5- Da mesma forma que se deve retirar os pontos indevidos do Sumário, também no texto corrido do seu trabalho será necessário retirar a pontuação, quando ele iniciar o tópico, sendo a pontuação necessária apenas nos subtópicos. 6 - Quando usar mais de uma referência do mesmo autor, repete-se o nome do autor. Não se usa mais o traço. on 2021-08-18T15:19:57Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-08-24T19:45:01Z No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO PRONTA PARA DEPÓSITO - LUCIA SOUTO.pdf: 9356028 bytes, checksum: e9b1f153db3cedf877b1743331393e8a (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 87129 bytes, checksum: 21be6f9fd645e70fad6c8f3c5b74dd61 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 110252 bytes, checksum: 36eb52e64766781f57f35117bfe1dc9c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2021-08-25T19:42:16Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO PRONTA PARA DEPÓSITO - LUCIA SOUTO.pdf: 9356028 bytes, checksum: e9b1f153db3cedf877b1743331393e8a (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 87129 bytes, checksum: 21be6f9fd645e70fad6c8f3c5b74dd61 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 110252 bytes, checksum: 36eb52e64766781f57f35117bfe1dc9c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-01T00:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO PRONTA PARA DEPÓSITO - LUCIA SOUTO.pdf: 9356028 bytes, checksum: e9b1f153db3cedf877b1743331393e8a (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 87129 bytes, checksum: 21be6f9fd645e70fad6c8f3c5b74dd61 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 110252 bytes, checksum: 36eb52e64766781f57f35117bfe1dc9c (MD5) Previous issue date: 2021-04-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectMétodo recepcionalpor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEntre textos literários e outras linguagens: diálogos para a formação de leitores em uma escola técnicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PRONTA PARA DEPÓSITO - LUCIA SOUTO.pdfDocumento principal (Dissertação)9.14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdfTermo de autorização e inserção da Dissertação85.09 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdfTermo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE da BDTD107.67 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.