Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3775
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma releitura da obra "Dom Casmurro" em HQ: a versão de Capitu sob a ótica do leitor do Ensino Fundamental |
Autor: | Soares, Ozana Paulino |
Primeiro orientador: | Silva, Rosângela Neres Araújo |
Primeiro membro da banca: | SANTOS, LUCIANE ALVES |
Segundo membro da banca: | COSTA, MARIA SUELY DA |
Resumo: | A pesquisa em comento destaca-se em apresentar ao aluno do ensino funda-mental o patrimônio literário o qual ele pode ter acesso desde esta fase da educação básica, pois diante de um público de discentes “indiferentes” ao há-bito da leitura literária, observamos o afastamento desse leitor do mundo literá-rio. Sendo assim, tornou-se um desafio trabalhar em sala, ao ponto de apre-sentar e inseri-los ao patrimônio literário. Para tanto, partiremos da análise de textos teóricos, trazendo uma adaptação da obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis em HQ, abordando o gênero textual História em Quadrinhos, em uma proposta para a sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental II, e realizar uma releitura da obra “Dom Casmurro” em Quadrinhos, refletindo sobre a figu-ra feminina e a violência sofrida pela personagem “Capitu”, apresentando sua versão, sob a ótica desse leitor, por meio do reconto também em HQ. Assim, almejamos despertar nesse leitor, o protagonismo junto à literatura como uma arte libertadora e crítica no processo de leitura. Nessa perspectiva, a presente pesquisa terá como ferramenta o método desenvolvido por Cosson (2019) que aborda a “sequência básica” que é constituída por quatro passos: motivação, introdução, leitura e interpretação. Assim, beberemos da fonte de vários ensi-namentos como a abordagem sobre o gênero textual HQ, onde Vergueiro (2012) expõem sobre o espaço das “histórias em quadrinhos nas salas de aula brasileiras” e Santos (2015) discorre que tal gênero pode estimular o interesse dos jovens leitores pelo contato com o texto original. Outros estudos também são basilares da pesquisa em comento, como Dalvi (2013), Jouve (2012), Rojo e Moura (2012), Marcuschi (2008), Srbek (2017). |
Abstract: | The research under discussion stands out in presenting elementary school students with the literary heritage which they can have access to from this sta-ge of basic education, because in front of an audience of students who are “indifferent” to the habit of literary reading, we observe the distancing of this reader from the literary world. Therefore, it became a challenge to work in the classroom, to the point of introducing and inserting them into the literary heri-tage. For that, we will start from the analysis of theoretical texts, bringing an adaptation of the work “Dom Casmurro”, by Machado de Assis in HQ, approa-ching the textual genre Comics, in a proposal for the classroom of the 9th gra-de of Elementary School II , and perform a re-reading of the work “Dom Cas-murro” in Comics, reflecting on the female figure and the violence suffered by the character “Capitu”, presenting her version, from the perspective of this rea-der, through the retelling also in HQ. Thus, we aim to awaken in this reader, the leading role in literature as a liberating and critical art in the reading pro-cess. From this perspective, this research will use the method developed by Cosson (2019) as a tool, which addresses the “basic sequence” which consists of four steps: motivation, introduction, reading and interpretation. Thus, we will drink from the source of several teachings such as the approach to the textual genre HQ, where Vergueiro (2012) exposes about the space of “comic books in Brazilian classrooms” and Santos (2015) argues that such a genre can stimula-te the interest of young readers for contact with the original text. Other studies are also fundamental to the research under discussion, such as Dalvi (2013), Jouve (2012), Rojo and Moura (2012), Marcuschi (2008), Srbek (2017). |
Palavras-chave: | Letramento Literário. Leitura. Gênero Textual HQ. Ensino Fundamental. |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | SOARES, Ozana paulino. Uma releitura da obra "Dom Casmurro" em HQ: a versão de Capitu sob a ótica do leitor do Ensino Fundamental. 2021. 83f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3775 |
Data de defesa: | 10-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - DEPOSITO.pdf | TRABALHO DE CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇAO MESTRADO EM LETRAS - PROFLETRAS | 5.02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-assinado.pdf | 200.52 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo-de-confirmacao-assinado 2.pdf | 265.12 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons