Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3740
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental
Autor: Barbosa, Alexsandro de Oliveira 
Primeiro orientador: Costa, Maria Suely da
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a recepção de textos dos gêneros poema e canção em vídeo na perspectiva do letramento literário em uma turma do 9º ano de uma escola pública de Aroeiras – PB. Com o apoio dos poemas “Na arte”, “Palavras”, “Na tal terra seca”, “Quantas souberam amar”, “Levanta, amigo” e das canções em vídeo “Poema didático”, “Senhora Santana” e “Delicadeza nº 1 (delicado)”, de Socorro Lira, o interesse esteve em propor um projeto de leitura com ênfase no desenvolvimento de competências leitoras dos alunos através do texto literário, capaz de humanizar o leitor, contribuir para a ampliação de seus conhecimentos e proporcionar o compartilhamento de reflexões sobre vivências. Dentre o referencial teórico de apoio às discussões, destacam-se as reflexões de Candido (1995), no que se refere à literatura enquanto função humanizadora; Aguiar e Bordini (1993), por apresentarem o método recepcional como alternativa para fundamentar as práticas pedagógicas nas aulas de literatura; Cosson (2016), pela abordagem da importância do letramento literário no processo de ensino-aprendizagem; Rojo (2012), por tratar dos textos multimodais na formação de leitores, entre outros autores. Esta é uma a pesquisa-ação cuja metodologia está orientada pela sequência básica de Cosson (2016) e desenvolvida através de oficinas centradas na leitura e discussão de textos literários. Os dados coletados demonstram que textos dos gêneros poema e canção em vídeo contribuem de maneira significativa para a formação de leitores literários no ensino fundamental, uma vez que permitem a fruição do texto literário, a ampliação da visão de mundo dos alunos e a socialização de reflexões sobre valores e experiências do cotidiano.
Abstract: This research aims to analyze the reception of texts of the genres poem and song in video from the perspective of literary literacy in a class of the 9th grade of a public school in Aroeiras - PB. With the support of the poems "Na arte", "Palavras", "In such dry land", "Quantas souberam amar", "Levanta, amigo" and video songs "Didactic poem", "Mrs. Santana" and "Delicadeza nº1 (delicate) "by Socorro Lira, the interest was to propose a reading project with an emphasis on the development of reading skills of students through the literary text, capable of humanizing the reader, contributing to the expansion of their knowledge and sharing reflections on experiences. Among the theoretical framework supporting the discussions, we highlight the reflections of Candido (1995), regarding literature as a humanizing function; Aguiar and Bordini (1993), for presenting the receptive method as an alternative to support pedagogical practices in literature classrooms; Cosson (2016), by approaching the importance of literary literacy in the teaching-learning process; Rojo (2012), for dealing with two multimodal texts in the formation of readers, among other authors. This is an action research whose methodology is guided by the basic sequence of Cosson (2016) and developed through workshops focused on reading and discussing literary texts. The collected data show that texts of the genres poem and song on video contribute significantly to the formation of literary readers in elementary school, since they allow the enjoyment of the literary text, the expansion of the world view of the students and the socialization of reflections values and experiences of daily life.
Palavras-chave: Leitura
Poema
Canção
Letramento
Ensino
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Barbosa, Alexsandro de Oliveira. Entre poemas e canções: práticas de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental. 2019. [114 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2019 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3740
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexsandro de Oliveira Barbosa.pdfDISSERTAÇÃO 978.1 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.