Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3711
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de sinônimos na produção de artigos de opinião no 9º ano ensino fundamental
Autor: Sousa , Jailton Barbosa de 
Primeiro orientador: Aquino, Maria de Fátima de Souza
Resumo: O estudo do léxico voltado para o ensino dos sinônimos tem se constituído um interesse secundário nas atividades do ensino, realizado de forma irrelevante e pouco significativo do ponto de vista dos usos sociodiscursivos da língua. Dessa forma, ainda é vigente a concepção do seu uso através de exercícios cujo objetivo é formar frases soltas ou de substituir palavras em pares de frases, atribuindo-lhes um certo valor de equivalência semântica. Tendo em vista essas dificuldades, achou-se relevante estudar os sinônimos, não como palavras isoladas, mas como expressões que mostrassem relações de contiguidade quando aplicadas em um dado contexto. Assim, a presente pesquisa objetivou estudar o uso de sinônimos, dentro de uma perspectiva coesiva, na produção de textos de artigo de opinião, numa turma de nono ano de uma escola municipal de Brejo da Madre de Deus – PE. Para isso, este trabalho fundamentou-se na concepção de Antunes (2016, 2012, 2010, 2009, 2007), que aborda os sinônimos dentro de uma perspectiva coesiva, o que inclui a exploração de palavras semanticamente afins, a partir de um determinado contexto. Dentro da mesma perspectiva, contou-se com as contribuições de Koch e Elias (2014, 2017), Koch (2016), Ilari (2002), dentre outros. Neste sentido, este trabalho desenvolveu uma pesquisa-ação de cunho interventivo ao se utilizar de uma metodologia que buscou o estudo do uso de sinônimos a partir oficinas de leitura e produção de textos através de uma sequência de atividades, tendo como veículo o artigo de opinião. Neste aspecto, para o estudo dos sinônimos, o processo interventivo envolveu etapas como a leitura, interpretação, planejamento, escrita e reescrita. Para desenvolver essas oficinas, usou-se como referência o aporte teórico de Faraco e Terza (2014), Abaurre (2007), Bortoni-Ricardo (2008), dentre outros. Dessa forma, esta pesquisa foi de grande proeminência para os alunos do nono ano do ensino regular, pois contribuiu, através da metodologia proposta, para que eles ampliassem seu repertório linguístico, aliado ao repertório que adquiriram durante as atividades.
Abstract: The study of the lexicon aimed at teaching synonyms has become a secondary interest in teaching activities, carried out in an irrelevant and insignificant way from the point of view of the sociodiscursive uses of the language. Thus, the concept of its use is still valid through exercises whose objective is to form loose sentences or to substitute words in pairs of sentences, assigning them a certain value of semantic equivalence. In view of these difficulties, it was found relevant to study the synonyms, not as isolated words, but as expressions that is how contiguity relations when applied in a given context. Thus, this research aimed to study the use of synonyms, within a cohesive perspective, in the production of opinion article texts, in a ninth grade class at a municipal school in Brejo da Madre de Deus - PE. For this, this work was based on the conception of Antunes (2016, 2012, 2010, 2009, and 2007), that addresses synonyms within a cohesive perspective, which included the exploration of semantically related words, from a given context. Within the same perspective, there were contributions from Koch and Elias (2014, 2017), Koch (2016), Ilari (2002), among others. In this sense, this work developed an action research of an interventional nature when using a methodology that sought the study of the use of synonyms from reading and text production workshops through a sequence of activities, using the opinion article as a vehicle. In this respect, for the study of synonyms, the intervention process involved stages such as reading, interpretation, planning, writing and rewriting. To develop these workshops, the theoretical contribution of Faraco and Terza (2014), Abaurre (2007), Bortoni-Ricardo (2008), among others, was used as a reference. Thus, this research was of great prominence for students in the ninth year of regular education, as it contributed, through the proposed methodology, so that they could expand their linguistic repertoire, combined with the repertoire they acquired during activities.
Palavras-chave: Sinônimos
Artigo de opinião
Produção escrita
Ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Sousa , Jailton Barbosa de. O uso de sinônimos na produção de artigos de opinião no 9º ano ensino fundamental. 2020. [122 f. ]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3711
Data de defesa: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailton Barbosa de Sousa.pdfDISSERTAÇÃO 1.56 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons