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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3710
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa |
Autor: | Alves, Ivan Alexandrino |
Primeiro orientador: | Silva, Rosângela Neres de Araújo da |
Resumo: | Esta pesquisa-ação teve como objetivo desenvolver a leitura a partir dos aspectos internos: compreensão, interpretação e análise, levando em consideração a composição de imagens, a construção de sentidos humorístico/críticos, observando a composição inerente ao gênero meme. Tendo como objetivos específicos discutir a importância do uso dos gêneros discursivos e multimodais, como elementos necessários para a prática de leitura e interpretação. Refletir sobre as características que compõem o gênero meme, seus elementos e a sua importância para a prática do letramento. Analisar a linguagem utilizada nos memes e os seus múltiplos sentidos e desenvolver oficinas de leitura com a finalidade de melhorar o desempenho em práticas de letramento dos alunos de uma turma do 8º ano de uma escola pública do município de Arcoverde–PE. O trabalho com o meme justificou-se por se tratar de um gênero dinâmico, que circula socialmente, importante na comunicação do jovem estudante, além de ter provocado um interesse bem maior na busca pela aprendizagem. Esta pesquisa de característica qualitativa e de natureza descritivo/interpretativa foi desenvolvida a partir de oficinas de leitura que didaticamente foram desenvolvidas considerando as tipologias, os gêneros textuais multimodais e o meme, com aplicação de dois questionários: inicial e final, importantes na análise dos dados, cujos resultados foram positivos, como a melhoria na prática de leitura interpretação e compreensão, uma visão mais apurada das tipologias e dos gêneros textuais, mais segurança ao lidar com textos multimodais, interesse, conhecimento do gênero meme, ajudando-os em seus posicionamentos e criticidade tanto na escola, quanto nos espaços do uso da língua materna e em suas práticas sociais de linguagem. se ancora à luz de teóricos, tais como: Bakhtin (2004), Bazerman (2005), Coscarelli (2016), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008 e 2010), Oliveira (2010), Ribeiro (2012 e 2013), Ricardo et al (2012), Rojo ( 2012 e 2013), Santos et al ( 2007), dentre outros. |
Abstract: | This action research aimed to develop reading from the internal aspects: understanding, interpretation and analysis, taking into account the composition of images, the construction of humorous / critical meanings, observing the composition inherent in the meme genre. Having as specific objectives to discuss the importance of using discursive and multimodal genres, as necessary elements for the practice of reading and interpretation. Reflect on the characteristics that make up the meme genre, its elements and its importance for the practice of literacy. Analyze the language used in memes and their multiple meanings and develop reading workshops in order to improve the performance in literacy practices of students in an 8th grade class at a public school in the municipality of Arcoverde – PE. The work with the meme was justified because it is a dynamic genre, which circulates socially, important in the communication of the young student, in addition to provoking a much greater interest in the search for learning. This qualitative and descriptive / interpretive research was developed from reading workshops that didactically developed considering the typologies, multimodal textual genres and the meme, with the application of two questionnaires: initial and final, important in data analysis , whose results were positive, such as the improvement in the practice of reading, interpretation and comprehension, a more accurate view of typologies and textual genres, more security when dealing with multimodal texts, interest, knowledge of the meme genre, helping them in their positions and criticality both at school and in the spaces for the use of the mother tongue and in their social language practices. is anchored in the light of theorists, such as: Bakhtin (2004), Bazerman (2005), Coscarelli (2016), Dolz and Schneuwly (2004), Marcuschi (2008 and 2010), Oliveira (2010), Ribeiro (2012 and 2013) , Ricardo et al (2012), Rojo (2012 and 2013), Santos et al (2007), among others. |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa Multimodalidade Leitura Meme Ensino |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Humanidades - CH |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | Alves, Ivan Alexandrino. O gênero multimodal meme: uma proposta de leitura e construção de sentidos no ensino de língua portuguesa. 2020. [108 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3710 |
Data de defesa: | 27-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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