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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma leitura da representação do negro em menino de engenho à luz do letramento literário
Autor: Silva, Lucimário Augusto da 
Primeiro orientador: Medeiros, Aldinida
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de letramento literário a partir da obra Menino de Engenho (1932), de José Lins do Rego. Para isso, nossa pesquisa tem como objetivo principal possibilitar o contato com o gênero textual romance, analisando a apresentação/representação do negro neste romance. Como objetivos específicos, buscamos incentivar momentos de interação entre o leitor e o texto literário; desenvolver com os alunos estratégias de leitura a partir da proposta de Cosson (1991); conhecer os principais valores por eles elencados a partir das reflexões desenvolvidas com a leitura e produzir um epílogo da obra. A abordagem metodológica que norteia este trabalho tem cunho descritivo-exploratório, de natureza bibliográfica e metodologia propositiva. O referencial teórico utilizado teve como destaque as contribuições de Rildo Cosson (2009), com base nas estratégias de compreensão leitora proposta por Solé (1998), na metodologia e estratégias de ensino de Zabala (1998), Oliveira (2013), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além desses estudiosos, foram realizadas consultas aos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1998), Base Nacional Comum Curricular (2017), Proposta Curricular Nacional da Educação de Jovens e Adultos (2002); com aporte teórico definido a partir das contribuições de Soares (2003), Kleiman (2001) e Petit (2008), Geraldi (2006), Baldi (2009), Paulo Freire (1999) e Meurer (2004); entre outros autores que discutem leitura e letramento no campo teórico da literatura. Como fundamentação teórica voltada a questões do negro no Brasil foram consultados Proença (1978), Martins (2006), Freyre (1986), Fernandes (1972), Albuquerque (2006) e Chaguri (2009).
Abstract: This work presents a proposal for the development of literary literacy based on the work Menino de Engenho (1932), by José Lins do Rego. For this, our research has as main objective to make possible the contact with the novel textual genre, analyzing the presentation / representation of the black in this novel. As specific objectives, we seek to encourage moments of interaction between the reader and the literary text; develop reading strategies with students based on Cosson's proposal (1991); to know the main values listed by them from the reflections developed with the reading and to produce an epilogue of the work. The methodological approach that guides this work has a descriptive-exploratory nature, of bibliographic nature and propositional methodology. The theoretical framework used was highlighted by the contributions of Rildo Cosson (2009), based on the reading comprehension strategies proposed by Solé (1998), on the methodology and teaching strategies of Zabala (1998), Oliveira (2013), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). In addition to these scholars, consultations were made to the official documents: National Curriculum Parameters for Elementary Education (1998), Common Base National Curriculum (2017), National Curriculum Proposal for Youth and Adult Education (2002); with theoretical support defined from the contributions of Soares (2003), Kleiman (2001) and Petit (2008), Geraldi (2006), Baldi (2009), Paulo Freire (1999) and Meurer (2004); among other authors who discuss reading and literacy in the theoretical field of literature. Proença (1978), Martins (2006), Freyre (1986), Fernandes (1972), Albuquerque (2006) and Chaguri (2009) were consulted as theoretical foundations in Brazil.
Palavras-chave: Leitura
Narrativa literária
Letramento
Menino de Engenho
Representação Negra
Ensino
Área(s) do CNPq: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Silva, Lucimário Augusto da. Uma leitura da representação do negro em menino de engenho à luz do letramento literário. 2021. [98 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3709
Data de defesa: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

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