Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3708
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento audiovisual intercultural: crenças, diálogos e reflexões didático-pedagógicas
Autor: Neves, Joelma da Silva
Primeiro orientador: Souza, Fábio Marques de
Resumo: O ambiente escolar se constitui como um espaço de produção de conhecimentos, mas também de intensos conflitos, porque os sujeitos que fazem parte dele são heterogêneos e multifacetados. Nesse contexto, a escola pode auxiliar o estudante a refletir sobre sua identidade e sobre a diversidade de vozes, sujeitos e culturas que os rodeiam. Este trabalho partiu da seguinte pergunta norteadora: Qual o impacto formativo, em alunos do Ensino Médio e na professora-pesquisadora, da mediação de interfaces audiovisuais, cuja finalidade incida na competência intercultural crítica? O objetivo principal residiu em analisar o impacto formativo do uso do audiovisual com vistas ao ensino intercultural crítico em aulas de espanhol como língua adicional, em uma turma do 3º ano do ensino médio, de uma escola estadual do cariri ocidental paraibano. Justifica-se que, além do audiovisual promover a aprendizagem da língua adicional (o espanhol), a partir de um contexto mais verossímil de comunicação, possibilitando práticas de multiletramentos, também é capaz de conduzir o discente à reflexão a respeito de suas crenças e atitudes em relação a si e ao outro. Para cumprimento desta pesquisa, a metodologia teve por base a pesquisa aplicada, com uma abordagem qualitativa, uma vez que preconiza mais o processo que o produto final. Quanto aos procedimentos, propôs-se a pesquisa-ação, visando à intervenção na realidade social. Foi elaborada e desenvolvida uma Sequência de Ensino-Aprendizagem Realizada (SEAR) em uma escola estadual de um município do cariri ocidental paraibano, com alunos da terceira série do Ensino Médio. Teoricamente os olhares voltaram-se para um ensino significativo de línguas adicionais, filiado aos pressupostos da Linguística Aplicada (in)disciplinar (MOITA LOPES, 2006), sob a perspectiva dos multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012; 2019). Discutiu-se questões relativas à teoria sociocultural e ao ensino de línguas, utilizando autores a exemplo de Rego (1996) e Figueiredo (2019). Abordou-se a noção de transdisciplinaridade defendida por Edgar Morin (2004); e os conceitos de dialogismo e alteridade, defendidos pela filosofia bakhtiniana. Turner (1997); Di Camargo (2020a, 2020b); Napolitano (2015); Candau (2008; 2012); Garcia de Stefani (2010; 2015); Souza (2014) e Duarte (2012) também fundamentaram esta pesquisa, visto que abordam a perspectiva intercultural e o ensino mediado pelo audiovisual. Para análise, utilizou-se o método descritivo-interpretativo a partir de dois elementos: o primeiro, oriundo do processo de elaboração da SEAR e de seu desenvolvimento em sala de aula; o segundo, derivado do relato detalhado das experiências e elaborado pela professora-pesquisadora, com o auxílio de gravação de voz, diário de campo e questionário semiestruturado. Esta pesquisa atuou como um instrumento de reflexão sobre a aprendizagem de línguas adicionais com vistas à interculturalidade, mediado pelo audiovisual; favorecendo um ensino significativo não apenas por apresentar aos discentes questões linguísticas e estruturais da língua estudada, mas também por possibilitar o diálogo a respeito de culturas, valores, ideologias, costumes e da revisitação e revisão de crenças, tão necessárias ao mundo atual.
Abstract: The school environment is a space for building knowledge, but it is also a space of intense conflicts, because the subjects that are part of it are heterogeneous and multifaceted. In that context, the school can help students to reflect on their identity and on the diversity of voices, subjects and cultures that surround them. This work started from the following guiding question: What is the formative impact, in high school students and the researcher/teacher, of the mediation of audiovisual interfaces, which purpose focuses on critical intercultural competence? The main objective was to promote critical intercultural teaching, focused on multiliteracies and having as mediators audiovisual materials as a digital technology, capable of providing contextualized and meaningful additional language teaching and learning. In addition to audiovisual materials promoting the learning of an additional language (Spanish) from a more credible context of communication, enabling multiliteracy practices, it is also capable of leading students to reflect on their beliefs and attitudes regarding themselves and others. To carry out this research, the methodology was based on applied research, with a qualitative approach, since it focuses on the process more than the final product. As for the procedures, action research was proposed, aiming at intervention in the social reality. A Sequence of Accomplished Teaching and Learning (SATL) was elaborated and developed in a state school in a city in the “Cariri Ocidental” (Western Cariri) of Paraíba, with third year high school students. Theoretically, the aims was at significant teaching of additional languages, based upon the studies in non-disciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), from the perspective of multiliteracies (ROJO; MOURA, 2012; 2019). Issues related to sociocultural theory and language teaching were discussed, using authors such as Rego (1996) and Figueiredo (2019). Also, the idea of transdisciplinarity defended by Edgar Morin (2004) was approached; and the concepts of dialogism and otherness, defended by Bakhtinian philosophy. Turner (1997); Di Camargo (2020a, 2020b); Napolitano (2015); Candau (2008, 2012); Garcia de Stefani (2010, 2015); Souza (2014) and Duarte (2012) also supported this research, since they address the intercultural perspective and teaching mediated by audiovisual materials. For the analysis, the interpretative - descriptive method was used based on two elements: the first one, derived from the process of preparing the SATL and its development in the classroom; the second was derived from the detailed account of the experiences and elaborated by the researcher/teacher, through voice recording, research jornal, and semi-structured questionnaire. This research works as a tool for reflecting on additional language learning to promote interculturality, mediated by audiovisual tools; It favors meaningful teaching not only for presenting students with linguistic and structural questions of the target language, but also for enabling dialogue about cultures, values, ideologies, customs and the revisiting and revision of beliefs, so necessary to the world nowadays.
Palavras-chave: Audiovisual
Ensino-apredizagem
Interculturalidade
Língua adicional
Multiletramentos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: NEVES, J. da S. Letramento audiovisual intercultural: crenças, diálogos e reflexões didático-pedagógicas. 2020. 165 F. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3708
Data de defesa: 28-Out-2020
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOELMA DA SILVA NEVES.pdf5.34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.