Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3697
Tipo do documento: Dissertação
Título: Brincando com narrativas: o incentivo à leitura a partir do trabalho com Contos de Fadas
Autor: Silva , Evandriléia David Braz 
Primeiro orientador: Martins, Iara Ferreira de Melo
Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da utilização de contos de fadas no desenvolvimento de habilidades leitoras em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Mari-PB. A escolha por esse gênero se deu pelo fato de essa narrativa ser mais acessível na escola e, especialmente, por constituir uma das leituras mais ouvidas e/ou contadas desde cedo para as crianças. Tem como objetivo geral analisar a eficácia da utilização de contos de fadas como uma estratégia de leitura imprescindível para o desenvolvimento das habilidades leitoras desses alunos. Para isso, são apresentadas discussões embasadas em autores como Pietri (2009), Kleiman (1993), Marcuschi (2008), Geraldi (1996), Koch (2002), Dolz e Schneuwly (2004), dentre outros. O estudo é de natureza qualitativa, embasada em uma pesquisa de nível exploratório e terá como intervenção a aplicação de atividades de leitura na turma em estudo. Caracteriza-se como sendo uma pesquisa-ação de natureza descritivo-interpretativa, uma abordagem qualitativa, a qual apresenta um enfoque ao gênero textual contos de fadas, através do uso de oficinas de leitura baseadas nas estratégias de leitura de Solé (1998). Mediante as reflexões desenvolvidas, observou-se que, efetivamente, o uso de contos de fadas, como estratégia de leitura, auxiliou na construção do saber leitor e no desenvolvimento das habilidades leitoras dos alunos.
Abstract: The present work presents a reflection on the use of fairy tales in the development of reading skills in a class of the 4th year of Elementary School in a public school in the municipality of Mari-PB. The choice for this genre was due to the fact that this narrative is more accessible at school and, especially, because it constitutes one of the most heard and / or told readings from an early age for children. Its general objective is to analyze the effectiveness of using fairy tales as an essential reading strategy for the development of these students' reading skills. For this, discussions based on authors such as Pietri (2009), Kleiman (1993), Marcuschi (2008), Geraldi (1996), Koch (2002), Dolz and Schneuwly (2004), among others, are presented. The study is qualitative in nature, based on exploratory research and will involve the application of reading activities in the study group. It is characterized as an action research of a descriptive-interpretative nature, a qualitative approach, which presents a focus on the textual genre fairy tales, through the use of reading workshops based on the reading strategies of Solé (1998). Through the reflections developed, it was observed that, effectively, the use of fairy tales, as a reading strategy, helped in the construction of reader knowledge and in the development of students' reading skills.
Palavras-chave: Leitura
Estratégias de Leitura
Contos de Fada
Ensino
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Silva , Evandriléia David Braz. Brincando com narrativas: o incentivo à leitura a partir do trabalho com Contos de Fadas. 2020. [106 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3697
Data de defesa: 27-Fev-2020
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evandriléia David Braz Silva.pdfDISSERTAÇÃO 1.04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons