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Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção das práticas argumentativas orais: o júri simulado como estratégia de ensino nas aulas de língua portuguesa
Autor: Souza, Nathália Pinto
Primeiro orientador: Aranha, Simone Dália de Gusmão
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Linduarte Pereira
Segundo membro da banca: Silva, Williany Miranda da
Resumo: Na atualidade, os sujeitos estão cada vez mais críticos em relação ao ambiente social no qual estão inseridos e atentos às querelas que surgem nos espaços públicos e coletivos, tornando-se ativos em questionar, problematizar e expor o seu ponto de vista diante de tais situações sociais; em outras palavras, na forma como argumentar. Sendo assim, o ensino-aprendizagem da argumentação institui-se como uma importante ação pedagógica que busca orientar o aluno sobre o emprego dessa modalidade, por meio do uso da linguagem, em diferentes situações comunicativas. Logo, esta dissertação revela o seu enfoque voltado, principalmente, para o ato de argumentar, a partir da seguinte problemática: De que maneira o professor de Língua Portuguesa pode abordar, em sala de aula, os gêneros orais como prática argumentativa no Ensino Fundamental II? Para tanto, apresenta-se uma experiência didática que teve como objetivo analisar a construção da argumentação no gênero oral júri simulado, por intermédio de um módulo didático produzido para o aluno, em que se discute o tema do movimento social Cangaço e a conduta do seu principal representante Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. Como se trata de um mestrado profissional, a partir da temática proposta, foi elaborado um produto educacional composto por um Módulo didático do aluno, dividido em 8 capítulos, para orientar o trabalho docente e, principalmente, para o desenvolvimento do aluno, em que se orienta o trabalho com a argumentação oral, com a simulação do julgamento das práticas realizadas por Lampião. A pesquisa está inserida em uma perspectiva, essencialmente, qualitativa, constituída pelo viés da pesquisa-ação. Teoricamente, esta dissertação está fundamentada na Teoria da Argumentação na Língua de Anscombre-Ducrot e colaboradores (1979/1987/1989/1998), Perelman (1996), Aranha (2007/2006); na Teoria dos Gêneros do Discurso de Bakhtin (2000), Marcuschi (2001/2002/2008); nos fundamentos jurídicos, acerca do júri simulado, de Capez (2001), Nucci (1999), Streck (2001), Constituição Federal (1988), Código Penal (1940), Código de Processo Penal (1941), como também dos postulados que norteiam a educação nacional, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Em termos de execução, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual, na cidade de Campina Grande, Paraíba, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, ocorrendo entre os meses de abril e maio de 2019. Esta pesquisa justifica-se por colocar em discussão um gênero oral da esfera jurídica, destacando suas características para o ensino da argumentação oral nas aulas de Língua Portuguesa, somado ao domínio linguístico discursivo quanto ao emprego de argumentos por meio da oralidade.
Abstract: Currently, subjects are increasingly critical in relation to the social environment in which they are inserted and attentive to the quarrels that arise in public and collective spaces, becoming active in questioning, problematizing and exposing their point of view in the face of such social situations; in other words, how to argue. Thus, the teaching-learning of argumentation is established as an important pedagogical action that seeks to guide the student on the use of this modality, through the use of language, in different communicative situations. Therefore, this master's dissertation reveals its focus, mainly on the act of arguing, based on the following problem: How can the Portuguese language teacher approach oral genres in the classroom as an argumentative practice in Elementary School? To this end, a didactic experience is presented, which aimed to analyze the construction of argumentation in the simulated oral genre, through a didactic module produced for the student, in which the theme of the social movement Cangaço and the conduct of his main representative Virgulino Ferreira da Silva, there is, Lampião, is discussed. As it is a professional master's degree, an educational product was prepared based on the proposed theme, which consists of a didactic module for the student, divided into 8 chapters, to guide the teaching work and mainly for the development of the student, in which guides the work with oral argument, with the simulation of the judgment of the practices performed by Lampião. The research is inserted in an essentially qualitative perspective, constituted by the bias of the action-research. Theoretically, this dissertation is based on the Theory of Argumentation in the Language of Anscombre-Ducrot and collaborators (1979/1987/1989/1998), Perelman (1996), Aranha (2007/2006); in Bakhtin's Discourse Genre Theory (2000), Marcuschi (2001/2002/2008); in the legal grounds, about the simulated jury, by Capez (2001), Nucci (1999), Streck (2001), Federal Constitution (1988), Penal Code (1940), Penal Procedure Code (1941), as well as the postulates that guide the national education, like the National Curriculum Parameters (1997) and the Common National Curricular Base (2018). The research was carried out in a state public school in the city of Campina Grande, Paraíba, with students from the 9th grade of Elementary School between the months of April and May 2019. This research is justified by putting an oral genre in the legal sphere under discussion, highlighting its characteristics for the teaching of oral argumentation in Portuguese Language classes, added to the discursive linguistic domain regarding the use of arguments through orality.
Palavras-chave: Oralidade
Argumentação
Júri simulado
Ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SOUZA, Nathália Pinto. A construção das práticas argumentativas orais: o júri simulado como estratégia de ensino nas aulas de língua portuguesa. 2020. 191 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3682
Data de defesa: 24-Ago-2020
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