Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3654
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de leitura para as aulas de educação física a partir do gênero história em quadrinhos – o bullying como temática motivadora
Autor: Silva, Everton Willian de Lima
Primeiro orientador: Silva, Antônio de Pádua Dias da
Resumo: A pesquisa desenvolvida teve sua problemática formulada no contato com dados oficiais sobre déficits de leitura entre os jovens brasileiros, publicados por órgãos que avaliam a educação no Brasil. Como forma de contribuir para a expansão da leitura fora do contexto das aulas de língua portuguesa, elaborou-se a questão problema da pesquisa: é possível construir uma consciência leitora com alunos do 9º ano, nas aulas de educação física, para que os mesmos alterem a sua visão de mundo sobre as práticas de bullying? O objetivo foi o de desenvolver estratégias de leitura que corroborassem as práticas de letramento e cujas leituras fizessem sentido para os alunos. Partiu-se da ideia de que todo professor é um agente letrador, seguindo a proposta de Bortoni-Ricardo; Machado; Castanheira (2018) e Rezende (2009). A pesquisa-ação foi realizada em uma escola municipal de Toritama, Pernambuco, durante o mês de julho de 2019, em uma turma do 9º ano, com 30 alunos, sendo que apenas 23 participaram do processo até o final. Adotou-se a abordagem de leitura fundamentada na andaimagem (BORTONI-RICARDO; MACHADO; CASTANHEIRA, 2018) e a sequência cognitiva da sistematicidade, frequência e consistência (SILVA, 2018), ambos os procedimentos ou modos de abordagem pautados em uma prática leitura sociointeracionista revisada a partir de vários autores (KLEIMAN, 1989; LEFFA, 1996; SOARES, 2000; e outros.). A intervenção teve a duração de 12 aulas, em quatro encontros. Usou-se como dado gerado para análise um questionário inicial e final (o mesmo questionário aplicado em dois momentos distintos). Metodologicamente, três critérios foram usados para analisar os dados gerados pela pesquisa (duas produções textuais de alunos): a estrutura linear do texto (início, meio, fim), o posicionamento do sujeito no texto sobre o tema motivador (bullying) e a paráfrase (reprodutiva ou criativa).
Abstract: The developed research had formulated its problematic through contact with official data on reading deficits among young Brazilians, published by agencies that assess education in Brazil. As a way to contribute to the expansion of reading outside the context of Portuguese language classes, the research problem was elaborated: is it possible to build a reading consciousness with 9th grade students, in Physical Education classes, so that they can change their worldview about bullying practices? The goal was to develop reading strategies to corroborate the literacy practices whose readings make sense for students. It was based on the idea that every teacher is a literacy agent, following Bortoni-Ricardo's proposal; Axe; Castanheira (2018) and Rezende (2009). The action research was conducted at a municipal school in Toritama, Pernambuco, during July 2019, in a 9th grade class, with 30 students, however only 23 participated in the process until the end. The scaffold-based reading approach was adopted (BORTONI-RICARDO; MACHADO; CASTANHEIRA, 2018) and the cognitive sequence of systematics, frequency and consistency (SILVA, 2018), both procedures or modes of approach based on a socio-interactionist reading practice that was revised from several authors (KLEIMAN 1989; LEFFA 1996; SOARES 2000; and others.). The intervention lasted 12 classes in four meetings. It was used as generated data for analysis an initial and final questionnaire (the same questionnaire applied at two different times). Methodologically, three criteria were used to analyze the data generated by the research (two textual productions of students): the linear structure of the text (beginning, middle, end), the positioning of the subject in the text about the bullying theme and the paraphrase (reproductive or creative).
Palavras-chave: Estratégia de leitura
Letramento
Ensino de Educação Física
Bullying
História em quadrinhos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SILVA, Everton Willian de Lima. Estratégias de leitura para as aulas de educação física a partir do gênero história em quadrinhos – o bullying como temática motivadora. 2019. 173f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3654
Data de defesa: 19-Dez-2019
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVERTON WILLIAM DE LIMA SILVA-DISSERTAÇÃO.pdf12.84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.