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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3622
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação continuada de professores na área de Matemática: Uma análise crítica do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) |
Autor: | Assis, Francisco Guimarães de ![]() |
Primeiro orientador: | Almeida, José Joelson Pimentel de |
Primeiro membro da banca: | Barboza, Pedro Lucio |
Segundo membro da banca: | Dias, Graciana Ferreira |
Resumo: | Muito se tem discutido sobre a formação dos professores que atuam na educação básica, com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino que é ofertado, principalmente nas escolas públicas brasileiras, como também proporcionar aos docentes a reflexão sobre os desafios da profissão, para que assim possam suprir as necessidades da sociedade contemporânea. Conforme Fiorentini (2003), esse tema tem sido um dos mais debatidos em congressos educativos. Desse modo, acreditamos ser importante pensar nos dois aspectos da formação: inicial e continuada. Por ser uma política governamental, a formação continuada que é ofertada aos educadores precisa ser analisada, para que seja conhecida a forma que esta tem impactado na prática docente e no fazer pedagógico. Pensando nisso, esta pesquisa foi direcionada pelo seguinte objetivo: investigar as implicações do Programa PNAIC para a formação continuada dos professores alfabetizadores da rede pública municipal de ensino da cidade de Lagoa de Dentro-PB, na área de Matemática; justamente pelo fato desse programa ter sido o mais recente implementado como política de governo, bem como sua abrangência, uma vez que foi direcionada a todos os alfabetizadores com vistas a alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Por se tratar de um trabalho com abordagem qualitativa, seguimos as ideias de Chizzotti (2006), já que reunimos dados relevantes sobre o objeto de estudo. Além disso, por se tratar de um estudo de caso, analisado de forma singular, seguimos as orientações de Lüdke e André (1986) para escolha do tipo da pesquisa que foi adotada, bem como as de Costa e Costa (2011) e Andrade (2009), devido a coleta de dados, que foi realizada pela aplicação de um questionário. Os resultados obtidos neste trabalho permitem a nossa reflexão acerca do reconhecimento da importância da formação continuada dos professores, sobretudo dos que atuam no Ciclo de Alfabetização, para o desenvolvimento profissional, por meio do aprofundamento do seus conhecimentos, além do incentivo a adoção de estratégias metodológicas de ensino, como é o caso do uso de jogos e atividades lúdicas, para que assim possam proporcionar a aprendizagem matemática. |
Abstract: | About the training of teachers who work in basic education much has been discussed, aiming to improve the quality of education that has been offered to children who study in public schools in Brazil, as well as providing teachers a reflection on the challenges of the profession, that are the needs of contemporary society. According to Fiorentini (2003), this topic has been one of the most debated in educational congresses. Thus, we believe it is important to think about these two aspects of training: initial and continued. For being a governmental policy, the continued education that is offered to educators needs to be analyzed in order to be known the way it has impacted on teaching practice and pedagogical doing. Keeping this in mind, this research was guided by the following objective: to investigate the implications of the Program PNAIC for the continuous training of literacy teachers in the municipal public school environment in the city of Lagoa de Dentro-PB, in the area of Mathematics; due to the fact that this program was the most recent implemented as a government policy, as well as its scope, since it was oriented to all literacy students with a view to mathematical literacy in the perspective of literacy. Being a qualitative approach, we follow the ideas of Chizzotti (2006), since we gathered relevant data about the object of our study. In addition, being a case study, analyzed in a singular way, we follow the guidelines of Lüdke and André (1986) to choose the type of research that was adopted, as well as those of Costa and Costa (2011) and Andrade ( 2009), due to data collection, which was performed by the application of a questionnaire. The results obtained in this study allow us to reflect on the recognition of the importance of continuing education for teachers, especially those who work in the Literacy Cycle, for professional development, through the deepening of their knowledge, as well as encouraging the adoption of methodological strategies of teaching, such as the use of games and play activities, so that they can provide mathematical learning. |
Palavras-chave: | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC Alfabetização matemática Formação continuada Mathematical Literacy Continuing Education |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | ASSIS, F. G. de. Formação continuada de professores na área de Matemática: Uma análise crítica do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC). 2018. 156f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3622 |
Data de defesa: | 10-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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