Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Pedro Eduardo Duarte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1408640326373737por
dc.contributor.advisor1Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201113424737919por
dc.contributor.referee1Ferreira, José Luiz-
dc.contributor.referee2Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.date.accessioned2020-03-13T17:56:03Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.identifier.citationPEREIRA, P. E. D. Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais. 2018. 111f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3615-
dc.description.resumoEsta pesquisa discute a inserção da música no ensino da Matemática ao abordar sua utilização na prática docente, enfatizando-se a construção de paródias musicais por alunos do 6º ano no ensino fundamental baseadas no conteúdo dos Números Naturais, verificando sua influência na participação dos alunos em aulas de Matemática. A pesquisa foi realizada por meio da observação participante em contextos internos e externos do ambiente escolar com alunos residentes numa área periférica da cidade de João Pessoa-PB, fundada numa abordagem qualitativa. Explorou-se o conteúdo “Números Naturais” com aulas expositivas, debates e participação dos alunos na resolução de problemas, utilizando este conteúdo nas paródias musicais produzidas pelos alunos. Teoricamente, a pesquisa baseou-se nas contribuições da Educação Popular (FREIRE, 1996), Educação Matemática (D´AMBRÓSIO, 1996) e sua relação com a Música (ABDOUNUR, 1999). Ao discutir a Música como recurso didático nas aulas de Matemática com alunos do 6º ano verificou-se maior participação durante as aulas ao construírem textos musicais contendo o conteúdo da Matemática e saberes musicais dos alunos. A inserção da música nas aulas de Matemática favoreceu tanto a aquisição do conhecimento científico quanto a participação dos alunos.por
dc.description.abstractThis research discusses the integration of music in teaching mathematics to address your use in teaching practice, emphasizing the construction of musical spoofs for students of the sixth grade in middle school based on the contents of the natural numbers, verifying your influence on student participation in math classes. The survey was conducted through participant observation in internal and external contexts the school environment with students residing in a peripheral area of the city of João Pessoa-PB, founded on a qualitative approach. Explored the content "natural numbers" with lectures, debates and participation of students in solving problems, using this content in the musical parodies produced by students. Theoretically, the research was based on the contributions of Popular Education (FREIRE, 1996), mathematics education (D ´ AMBROSE, 1996) and your relationship with the music (ABDOUNUR, 1999). When discussing the music as didactic resource Math classes with students of the sixth grade there has been greater participation during class to build musical texts containing the contents of mathematics and musical knowledge of the students. The inclusion of music in math class favored both the acquisition of scientific knowledge about student participation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2020-03-13T17:04:32Z No. of bitstreams: 2 PDF - Pedro Eduardo Duarte Pereira.pdf: 1252430 bytes, checksum: 3b971245a4ddec3e41cea58da25613ff (MD5) Produto - Pedro Eduardo Duarte Pereira.pdf: 421723 bytes, checksum: 6c6f44e7ffade8f3c30c3a0ca7a7a90a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2020-03-13T17:56:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Pedro Eduardo Duarte Pereira.pdf: 1252430 bytes, checksum: 3b971245a4ddec3e41cea58da25613ff (MD5) Produto - Pedro Eduardo Duarte Pereira.pdf: 421723 bytes, checksum: 6c6f44e7ffade8f3c30c3a0ca7a7a90a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-13T17:56:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Pedro Eduardo Duarte Pereira.pdf: 1252430 bytes, checksum: 3b971245a4ddec3e41cea58da25613ff (MD5) Produto - Pedro Eduardo Duarte Pereira.pdf: 421723 bytes, checksum: 6c6f44e7ffade8f3c30c3a0ca7a7a90a (MD5) Previous issue date: 2018-09-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9292/PDF%20-%20Pedro%20Eduardo%20Duarte%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9294/Produto%20-%20Pedro%20Eduardo%20Duarte%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectEnsino lúdicopor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.subjectMusiceng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleMúsica no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturaispor
dc.title.alternativeMusic in the teaching of Mathematics: Young using songs in content natural numberseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Eduardo Duarte Pereira.pdfPDF - Pedro Eduardo Duarte Pereira1.22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Pedro Eduardo Duarte Pereira.pdfProduto - Pedro Eduardo Duarte Pereira411.84 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.