Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3610
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecnologias e o professor de Matemática: Percepção, integração e entraves
Autor: Pontes, Ana Paula Florencio Ferreira 
Primeiro orientador: Barboza, Pedro Lucio
Primeiro membro da banca: Melo, Glória Maria Leitão de Souza
Segundo membro da banca: Fernandes, Jose de Arimateia
Resumo: As transformações que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vêm causando em nossa sociedade impactam principalmente a escola, formada predominantemente por jovens que, em pleno século XXI, acompanham e fazem uso dessas tecnologias. Sabemos que as TIC têm um papel relevante no meio social e que a escola vem assumindo a utilização de mídias digitais, como recurso pedagógico, o que se deve atentar é para que elas servem e como utilizá-las. A presente pesquisa tem o objetivo de refletir sobre a percepção do professor de Matemática desde a integração das TIC em suas aulas, até os possíveis entraves que os impossibilitam de fazerem esse uso. Nesse âmbito o trabalho se desenvolve em dois momentos distintos: No primeiro, analisamos a percepção do professor do Ensino Médio, de escola pública, em relação ao uso das TIC na sala de aula de Matemática, e acerca de contribuições, dessas tecnologias, na sua formação inicial; no segundo momento, buscamos identificar quais as principais dificuldades que professores de Matemática enfrentam ao tentar integrar as TIC em suas aulas. A pesquisa tem caráter qualitativo, a dissertação adota um formato multipaper e está constituída de dois artigos empíricos e para obtenção dos dados foram realizadas duas entrevistas em dois momentos distintos com professores de três escolas públicas de Campina Grande – PB. Constatamos não haver frequência na utilização das TIC, que a formação inicial não tem contemplado conhecimentos tecnológicos, que uma das dificuldades para a utilização das mídias digitais é falta de acesso à internet. Observamos, ainda, o interesse dos professores por formação continuada sobre esse tema. Essas evidências podem ser a causa da pouca utilização em relação às TIC nas aulas de Matemática. Portanto, podemos inferir que as escolas precisam ainda de melhorias e avanços relacionados à introdução das TIC, os professores necessitam de capacitação, incentivo e disponibilidade de ferramentas para fazerem a integração das TIC em suas aulas.
Abstract: The changes that the Information and Communication Technologies (ICT) are causing in our society impact primarily the school, which is formed predominantly by the youngsters which, in the 21st Century, follow and use those technologies. We know that the ICT have a relevant role in the social environment and that the school is taking on the usage of social media, as a pedagogical resource, what is important to watch out for is what is their purpose and how to use them. This research has the purpose of reflecting on the perception of the Math teachers since the integration of the ICT in their classes, to the possible barriers that make them impossible to do this usage. In this context, the work is carried out in two distinguished moments: firstly, we analyze the perception of the public high school teacher, regarding the use of ICT on the Math classroom, and about contributions of those technologies, in initial formation; secondly, we seek to identify which are the main difficulties that Math teachers face when they try to integrate the ICT into their classes. The research has a qualitative character, the dissertation adopts a multipaper format and is consisted of two empirical articles, and for obtaining of the data, were performed two interviews with teachers from three public schools from Campina Grande - PB. It had been found that there's no use of the ICT, and that the initial formation has not contemplated technological knowledge, and also one of these difficulties is the lack of internet access. It has also been observed that the teacher's interests for continuing education on this theme. These evidences may be the cause of low ICT utilization in Math classes. Therefore, it can be inferred that the schools still need improvements and advances related to ICT introduction. Teachers need empowerment, training and availability of tools to make the ICT integration in their classes.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs
Recursos didáticos
Professor de Matemática
Tecnologias educacionais
Information and Communication Technologies
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: PONTES, A. P. F. F. Tecnologias e o professor de Matemática: Percepção, integração e entraves. 2019. 60f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3610
Data de defesa: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Florêncio Ferreira Pontes.pdfPDF - Ana Paula Florêncio Ferreira Pontes662.2 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Ana Paula Florêncio Ferreira Pontes.pdfProduto - Ana Paula Florêncio Ferreira Pontes265.73 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.