Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3608
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas
Autor: Santos, Robério de Oliveira 
Primeiro orientador: Andrade, Silvanio de
Primeiro membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Segundo membro da banca: Soares, Luís Havelange
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência da Educação Fiscal (EF) nas aulas de Matemática com vistas à formação da consciência cidadã do aluno, apoiando-se nos estudos da Educação Matemática (EM), da Exploração e Resolução de Problemas, Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação Fiscal (EF). A ideia é estudar a Educação Fiscal nas aulas de Matemática levando em conta aspectos sociopolíticos, econômicos e culturais. Centrou-se nos Cenários para Investigação, relativos à combinação entre problemas com as três referências matemáticas (referência à matemática pura; referência à semirrealidade e referência à realidade), que estão sendo tratados dentro de um projeto que recebe o nome de Milieu de Ensino e Aprendizagem por Ole Skovsmose. Esse Milieu foi formado por uma coleção de situações e problemas abertos. A pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo denominada de pesquisa pedagógica, que, segundo Lankshear e Knobel, caracteriza-se pelo fato de o professor pesquisar sua própria sala de aula. Para o levantamento dos dados, foram utilizadas notas, descrições, análises de aulas e as produções dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma turma da 7ª série dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Juazeirinho-PB. O conteúdo matemático trabalhado foi o de porcentagem e suas conexões, como frações, razões, proporções etc., de forma acoplada ao eixo temático dos impostos. Com a pesquisa, foi possível evidenciar que a Exploração e Eesolução de Problemas se sobrepõe ao paradigma do exercício, posto que no momento em que foram colocados à disposição dos alunos exercícios e problemas, eles passaram a adquirir uma postura crítica e reflexiva frente aos problemas propostos; ao passo que no paradigma do exercício isso não aconteceu, pois demonstraram uma postura mais cômoda. Ainda em relação às atividades trabalhadas relacionadas ao paradigma dos exercícios, identificou-se que os alunos não demonstraram tanto interesse por questões fiscais como na exploração e resolução de problemas. Percebeu-se que isso se deu devido à abertura dos problemas matemáticos para um viés crítico que, associado à Educação Fiscal, fez com que os alunos tivessem mais fluência no pensar, no comunicar e no questionar, tomando como parâmetro o conhecimento sobre porcentagem, permitindo-lhes enxergar questões de ordem social, política, econômica e cultural, usando o conhecimento matemático que a cada instante lhes impulsionava a ver ou rever suas concepções quotidianas.
Abstract: This work has as objective the analysis of the influence of Tax Education (TE) in Mathematics classes aiming to form a citizen conscience in the student, leaning on the studies of Mathematics Education (ME), Problem Exploration and Solving, Critical Mathematics Education (CME), and the Tax Education (TE). The idea is to study Tax Education in the Mathematics classes, taking sociopolitical, economical, and cultural aspects into account. It was centered on Scenarios for Research, related to the combination between problems and the three mathematical references (pure Mathematics, semi-reality, and reality), that are being considered in the project named Teaching and Learning Milieu by Ole Skovsmose. This Milieu was formed by a collection of situations and open problems. The research has a qualitative approach, being denominated as a teacher research that, according to Lankshear and Knobel, is characterized by the teacher researching his/her own classroom. For collecting data grades, descriptions, classes‟ analysis, and students‟ productions were used. The research was developed with 7th graders (final years from Junior High), in a public school from Juazeirinho-PB. The mathematical content applied was percentage and its connections, such as fractions, ratios, proportions, and so on, combined to the tax theme axis. With this research it was possible to evidence that the problem solving overlaps the exercise paradigm, considering that when the students received exercises and problems, they acquired a critic al and reflective posture, which was contrary to what happened with the exercise paradigm, when they showed a more comfortable or apathetic posture. Still in relation to the activities used in the exercise paradigm, we identified that the students did not show interest for tax questions as they did when Problem Exploation and Solving. It was noticed that this happened due to an opening of the mathematical problems to a critical branch that, associated to the Tax Education, caused more fluency of thinking, communicating, and questioning, taking the knowledge about percentage as a parameter, allowing the students to see social, political, economical, and cultural issues using the mathematical knowledge that, in each moment, impelled them to think or rethink their everyday conceptions.
Palavras-chave: Educação Fiscal
Educação Matemática Crítica
Resolução de problemas
Exploração de problemas
Tax Education
Critical Mathematics Education
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SANTOS, Robério de Oliveira. Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas. 2019. 167f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3608
Data de defesa: 14-Ago-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robério de Oliveira Santos.pdfPDF - Robério de Oliveira Santos2.98 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.