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Tipo do documento: Dissertação
Título: Explorando episódios históricos no ensino de física: o calor como radiação em fins do século XVIII
Autor: Oliveira, Rilavia Almeida de 
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Bispo da
Primeiro membro da banca: Silveira, Alessandro Frederico da
Segundo membro da banca: Rosa, Katemari Diogo da
Resumo: A pesquisa que realizamos envolvendo a relação entre História e Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências parte do pressuposto que estes dois campos podem estar relacionados em quatro níveis: conceitual, epistemológico, sócio-cultural e de motivação (SEROGLOU e KOUMARAS, 2001; SEKER, 2012). Dentre estes níveis, o presente trabalho buscou explorar um episódio histórico em que fossem destacados aspectos conceituais e epistemológicos; mais especificamente as primeiras impressões sobre a relação entre espectro de cores da luz e a emissão de calor radiante, e os experimentos que buscaram verificar esta relação. Neste intuito, estudamos em detalhes os experimentos de William Herschel (1738-1822) sobre calor radiante, mais especificamente seus experimentos nos quais investigava o poder de aquecer e iluminar das diferentes cores e verificou a existência de radiação além do espectro visível e sua construção dos espectros de luz e de calor. A partir das hipóteses elaboradas por Herschel e os resultados a que chega, propõe- se a discussão de aspectos conceituais como a constituição do espectro de luz, os fenômenos de refração e reflexão da radiação infravermelha e as medidas de intensidade luminosa. Aspectos epistemológicos e metodológicos também são considerados como a questão causa-efeito, bem como a precisão de medidas e as discordâncias que o experimento gerou na época. Destaca-se que mesmo contendo uma série de limitações do ponto de vista experimental e metodológico, o experimento de Herschel é considerado como crucial na detecção da radiação infravermelha. Para o material educacional, adotamos o estudo de caso histórico (STINNER, et. al., 2003), elaborando um material do tipo paradidático em que contextualizamos as atividades de Herschel, apresentamos alguns de seus experimentos sobre calor radiante e uma possibilidade de reprodução didática e destacamos as consequências de seus resultados em tecnologias atuais que envolvem radiação infravermelha.
Abstract: The study we conducted involving the relationship between History and Philosophy of Science and Science Teaching assumes that these two fields can be related at four levels: a conceptual, an epistemological, a socio-cultural and a motivation level (SEROGLOU and KOUMARAS, 2001; SEKER, 2012). Of these levels, this study aimed to explore a historical episode in which the conceptual and epistemological aspects were highlighted; more specifically, the first impressions on the relationship between the color of the light spectrum and the emission of radiant heat, and the experiments that sought to verify this relationship. To this end, we study in detail the experiments carried out by William Herschel (1738-1822) on radiant heat, more precisely the experiments in which he investigated the power of heat and light of different colors and verified the existence of radiation beyond the visible spectrum and its construction of spectra of light and heat. Based on the hypotheses developed by Herschel and the results he obtained, we propose the discussion of conceptual issues, such as the constitution of the light spectrum, the phenomena of refraction and reflection of infrared light and the measurements of light intensity. Epistemological and methodological aspects are also taken into account, such as the question of cause and effect, as well as the accuracy of measurements and the disagreements emerged by the experiment at the time. It is noteworthy that even containing a number of limitations from the experimental and methodological point of view, the experiment by Herschel is regarded as crucial in the detection of infrared radiation. As for the educational material, we adopted the historical case study (STINNER, et. al., 2003), by developing a paradidactic material in which we contextualize the activities of Herschel; present in detail one of his experiments and a possibility of didactic reproduction; and highlight the consequences of these results in current technologies involving infrared radiation.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
História da Ciência
Calor
Radiação
Ensino de Física
History of Science
Heat
Radiation
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: OLIVEIRA, R. A. de. Explorando episódios históricos no ensino de física: o calor como radiação em fins do século XVIII. 2014. 98f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3572
Data de defesa: 1-Dez-2014
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