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Tipo do documento: Dissertação
Título: Do códex ao livro-voz: de como o conto se converte em canto na narrativa de Marcelino Freire - um estudo da performance de voz subalterna na plataforma dos audiolivros Contos Negreiros e Angu de Sangue
Autor: Souza, Auricélio Ferreira da
Primeiro orientador: Justino, Luciano Barbosa
Resumo: Este estudo propõe uma abordagem sobre a presença de certas marcas próprias da oralidade nas obras Angu de Sangue (2000) e Contos Negreiros (2005) do autor pernambucano Marcelino Freire. Marcas estas que, em conjunto, servem como indicadores de uma escrita contaminada por um logos oral, isto é, um modo de composição literário comprometido mais com uma sonoridade do que com a materialidade narrativa (enredo, espaço, ambiente, tempo e personagem). Haveria nesse modo, portanto, um empenho na experiência em detrimento ao registro, a palavra potencializada como dito, verve, voz e não como grafia do fato. Estruturada por esta via, estamos falando de uma análise da performance vocal, por isso nos interessam as plataformas impressa e em audiolivro dessas obras. O objetivo é investigar em que medida esta performatividade projeta não a representação, mas a experiência de subalternidade no espaço urbano-periférico contemporâneo. Tal experiência é ativada pela ação de um ente que fala de si per si, sequestrando a condução da narrativa, sempre sobre a pressão do sonoro, dando ao interlocutor acesso a um modus vivendi e, consequentemente, implodindo a forma literária conto, ao passo em que se aproxima muito mais de estruturas orais (a poesia, o canto, o rap, etc). Esse ente é o que chamamos personagem-voz, centro de nossa argumentação. O percurso metodológico empreendido para identificar e particularizar a dimensão performática de tal ente (a voz como inscrição, presença e confronto) passa pela investigação sobre os espaços em que se embatem os conceitos de escrita, escritura, inscrição, oratura, fala e voz. Vale-se, para tanto, dos campos de força da Crítica Pós-colonial, Teoria Crítica, e Semiótica. Para o enfrentamento teórico, a pesquisa arregimenta tanto recortes das discussões contemporâneas sobre as diferentes instâncias de exclusão/marginalização e de seus efeitos no campo da representação artística (Spivak, 2010; Virno, 2007; Hardt e Negri, 2005; Bhabha, 1998; Gumbrecht, 1998; Gilroy, 2001; Perlman 1977). Quanto de uma ampla frente de pensamento que, ao tematizar a condição do sujeito moderno no jogo social contemporâneo, termina por trafegar sobe o movediço terreno dos fenômenos comunicacionais: suportes, midialidade, oralidade, voz, performance, inscrição, identidade e resistência. Não necessariamente focamos numa escola, geração, grupo ou autor, nossa leitura optou por abranger a produção de autores em terrenos distintos, mas por diversos modos, dialogais (Chartier, 2001, 2002; Cohen, 2009, 1998; Dalcastagnè, 7 2015, 2007, 2005; Debray, 1995; Deleuze/Guattari, 2004, 1995, Hall, 2003, 2000; Martín-Barbero, 2001, 1995; Mcluhan, 1972; Merleau-Ponty, 1994; Nancy, 2005; Ong, 1998; Strawson, 2008; Zumthor, 2010, 2014 dentre outros)
Abstract: This study proposes an approach on the presence of certain oral communication marks in the works Angu de Sangue (2000) and Contos Negreiros (2005) by Marcelino Freire, an author from Pernambuco. These marks, together, serve as indicators of a writing contaminated by oral logos, that is, a mode of literary composition more committed to sonority than to the narrative materiality (plot, space, environment, time and character). In this way, therefore, there was a commitment to the experience in detriment of the record, the word potentiated as dictum, verve, voice, and not as a spelling of the fact. Structured in this way, we are talking about an analysis of the vocal performance, so we are interested in the printed and audiobook platforms of these works. The objective is to investigate to what extent this performativity projects, not the representation, but the experience of subalternity in the contemporary peripheral urban space. Such an experience is activated by the action of an entity that speaks of itself per se, sequestering the narrative conduction, always on the pressure of the sonorous, giving the interlocutor access to a modus vivendi and, consequently, imploding the short story literary form, while it is much closer to oral structures (poetry, singing, rap, etc). This entity is what we call the voice-character, the center of our argumentation. The methodological course undertaken to identify and particularize the performative dimension of such entity (the voice as inscription, presence and confrontation) involves the investigation of the spaces where the concepts of writing, writing, inscription, orature, speech and voice are embedded. It is worth, therefore, the fields of force of the Postcolonial Critique, Critical Theory, and Semiotics. For the theoretical confrontation, the research brings together cutting-edge contemporary discussions on the different instances of exclusion/marginalization and their effects in the field of artistic representation (Spivak, 2010, Virno, 2007, Bhabha 1998, Gumbrecht, 1998; Gilroy, 2001; Perlman 1977). It also brings a thought front which, in thematizing the condition of the modern subject in the contemporary social game, ends up traveling through the shifting ground of the communicational phenomena: media supports, mediality, orality, voice, performance, inscription, identity and resistance. We do not necessarily focus on a school, generation, group or author, our reading has chosen to cover the production of authors in different lands, but also in different, dialogic ways (Chartier, 2001, 2002; Cohen, 2009, 1998; Dalcastagnè, 2015, 2007, 2005; Debray, 1995; Deleuze/Guattari, 9 2004, 1995, Hall, 2003, 2000; Martín-Barbero, 2001, 1995; Mcluhan, 1972; Merleau-Ponty, 1994; Nancy, 2005; Ong, 1998; Strawson, 2008; Zumthor, 2010, 2014 and others)
Palavras-chave: 1. Subalternização narrativa. 2. Experienciação narrativa. 3. Análise literária. 4. Audiolivro.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Souza, Auricélio Ferreira da. Do códex ao livro-voz: de como o conto se converte em canto na narrativa de Marcelino Freire - um estudo da performance de voz subalterna na plataforma dos audiolivros Contos Negreiros e Angu de Sangue. 2018. 325f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3567
Data de defesa: 7-Nov-2018
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