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Tipo do documento: Dissertação
Título: Luz, câmera, história e educação: o cinema como mediador no ensino e aprendizagem de história na perspectiva do multiletramentos
Autor: Almeida, Adriano César Cabral de
Primeiro orientador: Souza, Fábio Marques de
Primeiro coorientador: Tolomei, Cristiane Navarrete
Resumo: O uso do audiovisual em muitas das escolas brasileiras do século XXI ainda é inadequado. Em particular, a forma como o cinema é explorado em sala de aula é frequentemente insatisfatório do ponto de vista da promoção da aprendizagem. O meio audiovisual é central em nossa sociedade hipermoderna. Fracassar no domínio das suas mensagens pode contribuir para a perpetuação da exclusão social. Ignorar o seu potencial pode resultar em perder uma oportunidade de trazer sentido para as práticas escolares.. No campo do ensino de História há, no entanto, propostas curriculares de valor dentro da chamada Educação Histórica. Este trabalho objetiva investigar o êxito que essas propostas podem alcançar numa sala de aula do ensino médio de uma escola da rede estadual da Paraíba. Para tanto, propomos uma pesquisa- ação na qual utilizaremos a gravação de áudio, vídeo e registros escritos num diário etnográfico a fim de registrar aulas de um professor que pretende abordar o cinema numa perspectiva crítica e estimulante junto a adolescentes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio. Pretendemos averiguar se uma vez realizado o trabalho e feitas relevantes análises teóricas, de fato, o uso do cinema em sala de aula trabalhado na perspectiva dos multiletramentos, da mídia-educação e da educação histórica pode não apenas viabilizar a construção do conhecimento referente aos conteúdos curriculares pertinentes à matéria escolar de História, mas também possibilitar a apropriação crítica e criativa da mídia audiovisual, que é a fonte histórica cinematográfica. Isso implica a capacidade para ler narrativas audiovisuais, produzi-las e refletir acerca da realidade na qual estas estão inseridas. Esperamos com esse trabalho motivar outros professores a desenvolverem propostas semelhantes. Em razão disso, idealizamos como um produto final planos de unidade nos quais os profissionais de ensino possam se inspirar.
Abstract: The usage of audiovisuals in many of the Brazilian schools of the beginning of the twenty- first century is still inadequate. Particularly, the form in which movies are employed in classrooms are unsatisfactory in regards to the promotion of learning. The audiovisual medium is central in our hypermodern society. To fail on the apprehension of its messages may contribute to the perpetuation of social exclusion. To ignore its potential could result in missing an opportunity to provide meaning to school practices. In the field of the teaching of History there are, however, valuable curricular plans within the area of the so-called Historical Education. This study aims to investigate the success this type of planning can achieve in a classroom of a public High School of the state of Paraíba. In order to reach this goal, we propose an action research through which recordings in audio and video were made, and a research diary was kept with the intention of registering the classes of a teacher who has the objective of addressing the issue of films in a critical and stimulating approach, working with teenagers enrolled on the third year of high school. Our task is to, once the investigation is concluded and the proper analysis are made, ascertain if the use of films in the classroom according to the perspective of multiliteracies, media education and historical education, can both provide for the construction of knowledge in regards to its curricular aspects pertaining to the subject of History, and the critical and creative appropriation of audiovisual media, which is also a historical source. This means being able to read audiovisual narratives, produce them and also reflecting on the reality it is part of. We aspire to motivate other teachers into developing similar ideas. Because of this, we came up lesson plans directed so that other teaching professionals may be inspired.
Palavras-chave: 1. Cinema. 2. Ensino de história. 3. Metodologia educacional. 4. Ensino-aprendizagem.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Almeida, Adriano César Cabral de. Luz, Câmera, História e Educação: o cinema como mediador no ensino e aprendizagem de história na perspectiva do multiletramentos. 2018. 212f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3557
Data de defesa: 14-Jul-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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