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Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas linguísticas e formação de professores de língua portuguesa no Timor- Leste: uma proposta com gêneros textuais na sala de aula
Autor: Belo, Laurentina
Primeiro orientador: Aranha, Simone Dália de Gusmão
Resumo: Atualmente, a educação timorense enfrenta um grande desafio, relacionado à formação dos docentes, uma vez que os professores atuantes e em desenvolvimento não dominam a língua oficial do país: a Língua Portuguesa. Diante disso, este estudo busca impulsionar o nível de qualidade da formação de professores no Timor-Leste, além de, mais especificamente, sugerir uma proposta pedagógica – através de uma Sequência Didática - envolvendo o gênero textual anúncio publicitário nas aulas de Língua Portuguesa. Temos a seguinte questão problema a ser discutida: De que forma uma proposta didático- pedagógica, utilizando-se de gêneros textuais pode contribuir para o fortalecimento do uso da Língua Portuguesa nas escolas do Timor-Leste? A fim de responder tal questionamento, realizamos, inicialmente, uma reflexão em torno da Educação e da formação de professores no Timor-Leste e, para isso, nos fundamentamos em teóricos, como Tardif (2010), Gatti (2011), Carvalho (2007), bem como na legislação educacional desse país. Em relação ao trabalho com os gêneros textuais, nos baseamos em Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Cristóvão e Nascimento (2006), Silva (2008), e, mais especificamente, sobre o gênero publicitário, nos ancoramos no estudo de Aranha (2001). Defendemos a hipótese de que adotar uma proposta pedagógica, a partir do gênero textual anúncio publicitário em sala de aula, funciona como uma estratégia metodológica bastante eficaz, tendo em vista que os alunos poderão observar a língua em pleno funcionamento, considerando aspectos do texto verbal e do não verbal, além do efeito persuasivo que se destaca no gênero em foco.
Abstract: Nowadays, Timorese education faces a great challenge related to teachers training, since working teachers and teachers on training do not domain the official language of the country: the Portuguese language. Based on the above, this study seeks to promote the quality of the training of teachers in East Timor, also, more specifically, to suggest a pedagogical proposal – through a pedagogic sequence – using the textual genre advertisement in Portuguese language classes. The following research question is discussed: How a didactic and pedagogical proposal using textual genres may contribute to the strengthening of the use of Portuguese language in East Timor schools? A reflection is made on education and teacher training in East Timor in order to answer this question. Our theoretical background is based on Tardif (2010), Gatti (2011), Carvalho (2007), as well as the educational legislation of the country. Related to the work with textual genres the study is based on Bakhtin (1997), Marchuschi (2008), Cristóvão and Nascimento (2006), Silva (2008), and, more specifically on advertisement, Aranha (2001). We believe that adopting a pedagogical proposal in class with the use of the textual genre advertisement, works as a methodological strategy highly efficient, given that the students have the opportunity to observe the language in operation, considering the aspects of the verbal and non-verbal texts, and also the persuasive effect that stands out in this textual genre.
Palavras-chave: 1. Formação de professor. Ensino de língua portuguesa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Belo, Laurentina. Políticas linguísticas e formação de professores de língua portuguesa no Timor- Leste: uma proposta com gêneros textuais na sala de aula. 2015. 117 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3552
Data de defesa: 17-Dez-2015
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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