Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3541
Tipo do documento: Dissertação
Título: O texto literário e as atividades experimentais: uma proposta para o ensino de ciências (Química)
Autor: Albuquerque, Alane Silva Farias de
Primeiro orientador: Germano, Marcelo Gomes
Resumo: Apesar dos avanços tecnológicos e das novas propostas educacionais, o ensino de ciências ainda encontra-se marcado por práticas ultrapassadas de memorização e repetição, onde se pratica a transmissão de conteúdos desvinculados de situações reais e carentes de sentido para os estudantes. Buscando promover um ensino contextualizado e que relaciona a ciência à vida dos estudantes, nesta pesquisa objetivamos investigar e discutir as possibilidades e limitações do texto literário quando aliado as atividades experimentais e, a partir desta discussão, construir seis unidades de ensino interdisciplinares relacionadas aos conteúdos do ensino introdutório de ciências (Química) no 9º ano do Ensino Fundamental II. As propostas, surgidas através de crônicas literárias em aproximações com atividades experimentais, serão oferecidas como produto educacional a serem analisados e possivelmente utilizados pelo professor em sala de aulas de ciências. Acreditamos que o resultado deste trabalho poderá auxiliar na realização de um ensino mais democrático e cidadão, que possibilite a formação do discente como ser social, conforme as recomendações das novas diretrizes para a educação no século XXI.
Abstract: Despite technological advances and new educational proposals, the teaching of science still is marked by outdated practices of memorization and repetition, where a practice of transmission of prevails unrelated content with real situations and needy of meaning for students. Seeking to promote a contextualized teaching of science associated with life of students, this study aimed to investigate and discuss the possibilities and limitations of literary text when combined with the experimental activities and, from this discussion, constructing six interdisciplinary teaching units related to the introductory teaching of sciences (chemistry) in the 9th grade of elementary school II. The proposals that emerged through literary chronicles related to experimental activities will be offered as an educational product to be analyzed and possibly used by the teacher in the science classroom. We believe the result of this work will supporting of achieving a more democratic and citizen education, which enables the formation of the student as a social being, according to the recommendations of the new guidelines for education in the twenty-first century.
Palavras-chave: 1. Ensino de Química. 2. Ensino de ciências. 3. Interdisciplinaridade. 4. Crônica literária - atividade experimental.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Albuquerque, Alane Silva Farias de. O texto literário e as atividades experimentais: uma proposta para o ensino de ciências (Química). 2015. 103 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3541
Data de defesa: 21-Dez-2015
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ALANE SILVA FARIAS DE ALBUQUERQUE.pdf2.41 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.