Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLins, Isnara Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7430530751538614por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180por
dc.contributor.referee2Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415151252488130por
dc.date.accessioned2019-10-10T14:06:28Z-
dc.date.issued2019-04-10-
dc.identifier.citationLINS, I. M. O uso de jogos matemáticos na perspectiva da resolução e exploração de problemas no Ensino Médio. 2019. 159f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3498-
dc.description.resumoNa presente pesquisa desenvolveu-se um trabalho com jogos matemáticos, a fim de identificar e analisar as potencialidades do uso de jogos pedagógicos na perspectiva da resolução e exploração de problemas com alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi qualitativa, na modalidade de pesquisa pedagógica. Para o levantamento de dados utilizou-se notas de campo, descrições, observações e as produções dos alunos. O trabalho de campo foi realizado em uma escola Pública Estadual da Paraíba, na cidade de João Pessoa, com alunos do 1° ano do Ensino Médio. A análise do trabalho com os jogos apresenta-se sob duas finalidades, a primeira, na perspectiva que se aproxima do Construtivismo, em desenvolver o conteúdo a partir do jogo pedagógico e, a segunda, na finalidade de revisar o conteúdo matemático, reestruturando as ideias matemáticas que não foram bem compreendidas. Nesse contexto, a presente pesquisa procurou desenvolver o estudo da função quadrática mediante atividades propostas com o jogo Enigma de Funções, sendo a segunda finalidade apenas destacada como uma possibilidade de uso do jogo na perspectiva da resolução e exploração de problemas. As observações, análises e descrições evidenciam as dificuldades que os alunos têm em fazer a transição entre a representação tabular, gráfica e algébrica, na linguagem matemática expressa na função quadrática e nas operações fundamentais da matemática. Nas atividades, foram exploradas a percepção e a análise do erro e, na mediação viabilizou-se a compreensão do mesmo como possibilidade de acertos. Destaca-se, assim, a percepção do erro como uma potencialidade do jogo pedagógico que, ao ser trabalhado, desenvolve no aluno a consciência do que deve ser corrigido e reavaliado, melhorando suas estratégias e compreensões matemáticas. Ficou evidente, também, a ação do aluno, por meio de perguntas que contribuíram para as mediações realizadas durante as atividades. Na dinâmica, os alunos tiveram uma boa receptividade com os jogos de modo que, no decorrer das atividades, foram descobrindo a Matemática como uma disciplina interativa. A conclusão final deste trabalho evidenciou que o jogo pedagógico, aliado à resolução e exploração de problemas, favoreceu o desenvolvimento de potencialidades significativas à compreensão de ideias essenciais acerca da função quadrática.por
dc.description.abstractIn the present research a work with mathematical games was developed, in order to identify and analyze potential uses of pedagogical games in the perspective of the solving and exploring mathematical problems with high school students. It was a qualitative pedagogical research. For data collection field notes, descriptions, observations, and student productions were used. Fieldwork was carried out at a State Public School in João Pessoa (in the state of Paraíba, Brazil), with students from the first year of high school. The analysis of the use of games was carried with two purposes. The first one, from a perspective that approaches Constructivism, was to develop the content from the pedagogical game; while the second one was to revise the mathematical content, restructuring the mathematical ideas that were not well understood. In this context, this research aimed at developing activities on quadratic function with the game Enigma de Funções (Function Enigmas) being the second purpose only highlighted as a possibility of use of the game considering the resolution and exploration of mathematical problems. The observations, analyzes, and descriptions demonstrate the students' difficulties in making the transition among tabular, graphical and algebraic representations in the mathematical language expressed in quadratic functions and in fundamental mathematical operations. In the activities the perception and analysis of the error were explored. Moreover, during mediation the construction of the understanding of the error was enabled as a possibility of right answers. Therefore, it is noteworthy the perception of error as a potentiality of the pedagogical game since, when the students work on their errors they develop awareness of what must be corrected and reevaluated; thus, improving their strategies and mathematical comprehension. The students’ actions were also clear when their questions contributed to the mediations carried out during the activities. The games were well received by the students and in the course of their activities they discovered mathematics as an interactive subject. The final conclusion of this work evidenced that the pedagogical game, combined with the resolution and exploration of mathematical problems favored the development of significant potentialities in the construction of the knowledge of essential notions of quadratic functions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-09-02T12:51:32Z No. of bitstreams: 2 PDF - Isnara Mendes Lins.pdf: 2843050 bytes, checksum: 89b63473f0bcd8f16e040aefe45c7df6 (MD5) Produto - Isnara Mendes Lins.pdf: 313503 bytes, checksum: 9e5fc78b82f4ff7565ac5534ece7e63e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-10-10T14:06:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Isnara Mendes Lins.pdf: 2843050 bytes, checksum: 89b63473f0bcd8f16e040aefe45c7df6 (MD5) Produto - Isnara Mendes Lins.pdf: 313503 bytes, checksum: 9e5fc78b82f4ff7565ac5534ece7e63e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-10T14:06:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Isnara Mendes Lins.pdf: 2843050 bytes, checksum: 89b63473f0bcd8f16e040aefe45c7df6 (MD5) Produto - Isnara Mendes Lins.pdf: 313503 bytes, checksum: 9e5fc78b82f4ff7565ac5534ece7e63e (MD5) Previous issue date: 2019-04-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8852/PDF%20-%20Isnara%20Mendes%20Lins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8854/Produto%20-%20Isnara%20Mendes%20Lins.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMathematical gameseng
dc.subjectPotentialseng
dc.subjectResolution problemseng
dc.subjectScanning problemseng
dc.subjectJogos Matemáticospor
dc.subjectPotencialidadespor
dc.subjectExploração de problemaspor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO uso de jogos matemáticos na perspectiva da resolução e exploração de problemas no Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isnara Mendes Lins.pdfPDF - Isnara Mendes Lins2.78 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Isnara Mendes Lins.pdfProduto - Isnara Mendes Lins306.16 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.