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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação financeira no livro didático de Matemática (LDM): Concepção docente e prática pedagógica
Título(s) alternativo(s): Financial Education on Mathematics Schoolbook: academic perception and teaching practice
Autor: Santiago, Misleide Silva 
Primeiro orientador: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Primeiro membro da banca: Barboza, Pedro Lucio
Segundo membro da banca: Silva, Keila Queiroz e
Resumo: Esta pesquisa analisa propostas de Educação Financeira (EF) apresentadas no livro de Matemática do 1° ano do Ensino Médio, verificando sua repercussão na prática docente dos professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa (BICUDO, 2011) por se consultar fontes bibliográficas e documentais (livro didático), acrescida de respostas de professores quanto à inserção da EF em sua prática docente ao considerar demandas dos alunos numa Escola Estadual da cidade de Campina Grande-PB. Os questionários apresentam a concepção da EF por parte de professores e alunos, sobretudo suas propostas divulgadas no LDM. Em termos de apoio teórico, buscamos contribuições na Educação Matemática Crítica (SKOVSMOSE, 2012), Educação Financeira no ensino da Matemática (TEIXEIRA, 2016), o Livro Didático de Matemática (SCHUBRING, 2018), além de documentos referentes às diretrizes curriculares da Matemática. Os resultados revelam que no LDM analisado prevalecem propostas de conteúdos e avaliação relacionada à Matemática Financeira, as quais focadas nos temas: porcentagem, juros, taxas de juros, vendas, entre outros. Em termos da EF no LDM analisado, verificamos que nele existem poucas atividades, constatando-se um silenciamento desta temática no LDM. Os professores percebem a necessidade de se trabalhar a EF na escola com os alunos, a fim de orientá-los quanto ao uso racional dos recursos financeiros na vida cotidiana. Verificamos que os alunos demonstram interesse por sua discussão através de palestras, aulas, oficinas ou minicursos no meio escolar. Por isso, apresentamos uma proposta focada na EF a ser trabalhada na escola.
Abstract: The present study analyzes proposals of Financial Education (EF) explained on Mathematics book of 1st grade from Secondary Level Education, observing the effects in teaching practice of Mathematics teachers. That is a field survey with qualitative approach (BICUDO, 2011), which queried bibliographical and documental sources (schoolbook) containing answers of teachers according to work with EF in their teaching practice, considering demands of the students from a Public School in Campina Grande, state of Paraiba. The questionnaires have the understanding about the EF according to teachers and students, mainly, their proposals that were promoted on LDM. In terms of theoretical support, it was aimed contributions in Critical Mathematic Education (SKOVSMOSE, 2012), Financial Education in Mathematics teaching (TEIXEIRA, 2016), the Mathematics Schoolbook (SCHUBRING, 2018), in addition to documents regarding the Mathematic Curricular Guidelines. The results have shown that, on LDM which was analyzed, predominate proposals of contents and evaluation related to Financial Mathematics, focused on percentage, interests, interests rate, sales and others still. In terms of EF on the analyzed LDM, it was verified that exists a few activities on it, noting a misuse of the Financial Education on LDM. The teachers realize the necessity of working EF in the school with the students, in order to guide them about the rational use of financial resources in daily life. It was also verified that the students are interested in debates through lectures, classes, workshops or mini-courses in schools; therefore, it was proposed a working focused on EF to be promoted in school.
Palavras-chave: Educação matemática
Livro Didático de Matemática
Prática docente
Educação financeira
Teaching Practice
Financial Education
Mathematics Schoolbook
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SANTIAGO, M. S. Educação financeira no livro didático de Matemática (LDM): Concepção docente e prática pedagógica. 2019. 127f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3496
Data de defesa: 29-Abr-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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