Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3464
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino Médio em tempo integral em Picuí - PB: a experiência participativa no âmbito da Escola Estadual Professor Lordão
Autor: Ferreira, Robson Rubenilson dos Santos
Primeiro orientador: Costa, Antonio Roberto Faustino da
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral na Paraíba, cuja problematização contempla abordagens históricas e institucionais sobre a realidade de tal ensino estar voltado para uma formação propedêutica ou tecnicista. Sendo assim, a hipótese de trabalho incidiu no aspecto conjuntural de que a institucionalização do Ensino Médio Integral não induz suficiência de convencimento junto à própria educação, no sentido de implementá-la. Para tanto, foi necessário caracterizar o processo de implantação da Educação em Tempo Integral no Brasil, com recorte no Estado da Paraíba, analisando especificidades da experiência realizada na Escola Estadual Professor Lordão, no município de Picuí, bem como identificar os desafios docentes no âmbito das realidades vivenciadas na referida escola, com peculiar ênfase para determinada contribuição junto à Secretaria de Estado da Educação da Paraíba acerca dos limites impostos à política de expansão da Educação em Tempo Integral (Ensino Médio, na Paraíba) e os caminhos alternativos oriundos da realidade escolar. Trata- se de um estudo no qual o método de pesquisa empregado foi a pesquisa-ação (BORTONI-RICARDO, 2008), valendo-se da condição profissional do pesquisador que se encontrava em uma situação inusitada, juntamente com outros participantes. Assim, houve utilização de registros disponíveis, a exemplo da observação direta do ambiente escolar, dos documentos educacionais, dos dados e indicadores oficiais disponíveis para analisar as mudanças educacionais vivenciadas na escola. Os resultados desvelam aspectos situacionais da implantação do Ensino Médio Integral, o que se vincula às contribuições para a política de expansão da Educação Integral na Paraíba e no Brasil. A pesquisa considera autores como Azevedo (2010), Luckesi (1994), Nascimento (2007), Saviani (2000; 2008) e Moura (2013), os quais discutem as mudanças no Ensino Médio brasileiro, além de estudos de Bergamo (2012), Costa; Bergamo; Lucena (2016) e Lucena (2015) para fundamentar e embasar a práxis educativo-coletiva com a qual se propõe um produzir educacional ético e científico para também servir como estratégia de enfrentamento da político- institucionalidade, à referência das mudanças alcançadas e das participações efetivadas pelos sujeitos da Escola objeto deste estudo.
Abstract: The present research has as its theme the implantation of the High School in Time Integral in Paraíba, whose problematization contemplates historical and on the reality of such education to be propedeutic or technical. Therefore, the working hypothesis focused on the that the institutionalization of Integral Secondary Education does not induce sufficiency of convincing with the education itself, in the sense of implementing it. Therefore, it was necessary to characterize the process of implementation of Time in Brazil, with a cut in the State of Paraíba, analyzing specificities of the experience carried out at the State School Professor Lordão municipality of Picuí, as well as to identify the teaching challenges within the realities experienced in this school, with particular emphasis on the State Secretariat of Education of Paraíba on the limits imposed on the policy of expansion of Integral Education (Teaching Middle, in Paraíba) and the alternative paths from the school reality. In this case, it was a study in which the research method employed was action research (BORTONI-RICARDO, 2008), using the professional status of the researcher who was in an unusual situation together with other participants. In this way, there was use of available records, such as the direct observation of the school environment, educational documents, official data and indicators available to analyze the educational changes experienced at school. The research considers authors such as Azevedo (2010), Luckesi (1994), Nascimento (2007), Saviani (2000; 2008) and Moura (2013) , Coast; Bergamo; Lucena (2016) and Lucena (2015) to base and base the educational-collective praxis with which it proposes an ethical and scientific educational production to also serve as a strategy to confront political-institutionality, to the reference of the changes achieved and the actual participation by the subjects of the School object of this study.
Palavras-chave: 1. Ensino médio. 2. Educação em tempo integral. 3. Programa Ensino Médio Inovador. 4. Práxis educativo-coletiva
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Ferreira, Robson Rubenilson dos Santos. Ensino Médio em tempo integral em Picuí - PB: a experiência participativa no âmbito da Escola Estadual Professor Lordão. 2018. 149 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3464
Data de defesa: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.