Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3447
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de leitura de textos multimodais em aulas de espanhol - língua adicional (E-LA): um estudo de caso com as tiras da Mafalda
Autor: Nascimento, Allyson Raonne Soares do
Primeiro orientador: Souza, Fábio Marques de
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo abordar as estratégias de compreensão na leitura de textos multimodais em aulas de Espanhol-Língua Adicional (doravante E-LA), no contexto do ensino superior. A nossa investigação se respaldou na perspectiva dialógica, na qual a leitura assume um papel importante no contexto acadêmico atual e que visa preparar criticamente nossos alunos-professores para a vida nos mais variados contextos de letramento (imagético, verbal, sonoro, etc.). Nesse sentido, identificamos, a partir da pesquisa-ação, como se configuraram as estratégias de leitura dos alunos em aulas de língua espanhola no âmbito do curso de Letras/Espanhol, de uma universidade pública do estado da Paraíba. Para a discussão da nossa pesquisa, problematizamos algumas questões: a) Quais estratégias leitoras podem colaborar para o desenvolvimento de práticas de leitura eficiente em textos multimodais? ; b) Como desenvolver práticas de leitura eficientes e multimodais em aulas de Espanhol-Língua Adicional (E-LA) no ensino superior? Para tanto, delimitamos nosso grupo de colaboradores em um grupo focal composto por quatro (04) alunos do supracitado curso. Como corpus de análise, utilizamos seis tiras de Mafalda, sendo três impressas e três animadas. Na geração dos dados, usamos como instrumentos o questionário aberto, os diários de bordo e as gravações em vídeo. Na estruturação da dissertação, inicialmente, apresentamos um capítulo metodológico que serve para demarcar nosso percurso quanto ao tema e aos procedimentos metodológicos utilizados. Depois, para fundamentar nossa proposta, utilizamos as contribuições teóricas de Koch (2006), De Pietri (2009), Kleiman (2013) e sobre as estratégias leitoras propostas por Solé (1987; 1998; 2000) e Bortoni-Ricardo, Machado e Castanheira (2015). Utilizamos ainda as contribuições de Muñoz (2008), com ênfase nas abordagens que analisam os processos de compreensão leitora em aulas de E-LA. Levando em consideração os gêneros discursivos, pensamos a leitura desde um ponto de vista interativo e dialógico partindo dos pressupostos de Bakhtin (2003) e ainda concebendo a leitura como “um processo cada vez mais complexo” (COSCARELLI e NOVAES, 2010). No que concerne aos estudos dos textos multimodais, consideramos os trabalhos de Rojo (2012; 2013), Ribeiro (2016) e Cassany (2006). Esses referenciais serviram para elucidar as questões referentes às práticas de leitura quanto à utilização de textos multimodais pensando também nos elementos que compõem os textos e análise dos processos cognitivos envolvidos durante a leitura. Dedicamos ainda uma parte deste trabalho a análise dos dados e reflexão sobre os principais resultados alcançados. Por fim, como parte do desenvolvimento desta pesquisa, ofereceremos como produto pedagógico um Plano de Ação, utilizado nas interações e na geração dos dados, além de evidenciarmos a produção de uma página no Facebook intitulada como Aprendiendo español a través de textos multimodales, que apresentamos como subproduto.
Abstract: Esta investigación tuvo por objeto abordar las estrategias de comprensión en la lectura de textos multimodales en las clases de Español-Lengua Adicional (en adelante E-LA), en el contexto de la educación superior. Nuestra investigación es apoyada por la perspectiva dialógica en la que la lectura desempeña un papel importante en el contexto académico actual y busca preparar críticamente nuestros maestros-estudiantes para la vida en diferentes contextos de literacidad (imagético, verbal, sonoros, etc.). En este sentido, identificamos desde la investigación-acción como se configuran la práctica de la lectura de los estudiantes en clases de español en el curso de Filología hispánica, una universidad pública en el estado de Paraíba. Para una discusión de nuestra investigación nos preguntamos: a) ¿Qué estrategias lectoras pueden colaborar para desarrollar prácticas efectivas de lectura con textos multimodales? ; b) ¿Cómo desarrollar prácticas multimodales de lectura en español clases de Español-Lengua Adicional (E-LA) en la educación superior? Con este fin, se recurrió a un grupo focal compuesto por cuatro estudiantes-colaboradores. Como análisis del corpus, hemos utilizado seis tiras de Mafalda, tres impresas y tres animadas. En la generación de los datos, utilizamos como instrumentos el cuestionario abierto, libros de registro y cintas de vídeo. Cuanto a la estructuración de la disertación, inicialmente, presentamos un capítulo metodológico que sirve marcar nuestro curso sobre el tema y a los procedimientos metodológicos utilizados. Luego, para apoyar nuestra propuesta, vamos a utilizar las contribuciones teóricas de Koch (2006), De Pietri (2009), Kleiman (2013) y las estrategias lectoras propuestas por Solé (1987; 1998; 2000) y Bortoni-Ricardo Machado y Castanheira (2015). Todavía vamos a utilizar las contribuciones del Vademécum para la Formación de profesores (2008), con énfasis en el enfoque para analizar los procesos de lectura de comprensión clases de E-LA. Teniendo en cuenta los géneros discursivos, creemos la lectura desde una perspectiva interactiva y dialógica a partir de los presupuestos de Bajtin (2003) y todavía concebir la lectura como "un proceso cada vez más complejo" (Coscarelli y Novaes, 2010). En cuanto a los estudios de los textos multimodales (o multiliteracidades) consideramos la obra de Rojo (2012; 2013), Ribeiro (2016) y Cassany (2006). Estas referencias sirven para elucidar las cuestiones relacionadas con las prácticas de lectura que implican el uso de textos multimodales a partir de la composición de los textos y el análisis de los procesos cognitivos implicados en el acto de lectura. Incluso dedicamos una parte de este trabajo al análisis de los datos y la reflexión sobre los principales resultados obtenidos. A partir del desarrollo de este estudio ofrecemos como producto pedagógico una Secuencia Didáctica (SD) utilizada en las interacciones y en la generación de los datos; además, producimos una página en Facebook titulada Aprendiendo español a través de textos multimodales que presentamos como subproducto.
Palavras-chave: 1. Ensino de língua espanhola. 2. Leitura. 3. Estratégia de leitura. 4. Textos multimodais.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Nascimento, Allyson Raonne Soares do. Estratégias de leitura de textos multimodais em aulas de espanhol - língua adicional (E-LA): um estudo de caso com as tiras da Mafalda. 2018. 121 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3447
Data de defesa: 5-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ALLYSON RAONNE SOARES DO NASCIMENTO.pdf2.62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.