Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Silvana Mércia da-
dc.contributor.advisor1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.contributor.referee1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.contributor.referee2Santos, Luciane Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4298723741829457por
dc.contributor.referee3Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711por
dc.date.accessioned2019-09-09T17:43:55Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationSilva, Silvana Mércia da. Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental. 2019. 90f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.por
dc.identifier.doiCDD 372.4por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3431-
dc.description.resumoO processo de leitura de textos nem sempre foi visto com bons olhos pelos alunos, já os professores se avolumam de trabalho com turmas numerosas e não conseguem dar assistência em sua totalidade, e ao pedir a leitura de um texto seja de forma individual ou coletiva, nem sempre o pedido é visto de maneira positiva. O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade, ancorada no letramento, não descartando o processo contínuo da alfabetização, através da leitura de textos, tomando como ponto de referência as Histórias em Quadrinhos. Justificamos a intervenção como uma forma de melhorarmos a prática de leitura na sala de aula, em uma turma de 6º ano, de uma escola da zona rural do município de Ingá-PB, objetivando odesenvolvimentoda leitura de textos multimodais. Para tanto, fizemos uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico, desenvolvendo uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, através das estratégias de leitura dos alunos. Nossa pesquisa encontra-se embasada nos estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Soares (2004), Rojo (2012), e nos documentos de educação e letramento Pró-Letramento (2008), PCN-Língua Portuguesa - 3º e 4º ciclos (1997), dentre outros.por
dc.description.abstractThe process of reading texts has not always been viewed with good eyes by the students, since the teachers increase of work with numerous groups and they can not give assistance in its totality, and when requesting the reading of a text be of individual or collective form, not always the application is seen in a positive way. The present work intends to present a proposal of an activity, anchored in literacy, not discarding the continuous process of literacy, through reading texts, taking as reference point the Comic Books. We justify this project as a way to improve the reading practice in the classroom in a 6th grade class of a school in the rural area of the city of Ingá-PB, aiming at students to take a practice of reading texts . To do so, we will do an action research, with bibliographic bias, developing a proposal of intervention and qualitative analysis of the data, through the reading of the students. Our research is based on the studies of Dolz and Schneuwly (2004), Soares (2004), Rojo (2012), and in the education and literacy documents Pró-Letramento (2008), PCN-Língua Portuguesa - 3rd and 4th cycles 1997), among others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-13T18:32:49Z No. of bitstreams: 1 PDF - Silvana Mércia da Silva.pdf: 11790855 bytes, checksum: ac56891614238a0ea458865192a7aaea (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2019-09-09T17:43:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Silvana Mércia da Silva.pdf: 11790855 bytes, checksum: ac56891614238a0ea458865192a7aaea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-09T17:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Silvana Mércia da Silva.pdf: 11790855 bytes, checksum: ac56891614238a0ea458865192a7aaea (MD5) Previous issue date: 2019-02-28eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8604/PDF%20-%20Silvana%20M%c3%a9rcia%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectComicseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleEstratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana Mércia da Silva.pdfPDF - Silvana Mércia da Silva11.51 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.