Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alécio Soares-
dc.contributor.advisor1Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.contributor.referee1Barboza, Pedro Lucio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957por
dc.contributor.referee2Fernandes, Jose de Arimateia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776386122552122por
dc.date.accessioned2019-06-13T19:10:37Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.citationSILVA, A. S. Indução de estratégias de aprendizagem matemática nas questões das provas da OBMEP. 2019. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3407-
dc.description.resumoEsta pesquisa promove um estudo sobre uma proposta para o Ensino de Matemática baseada na Resolução de Problemas de olimpíadas de matemática. Tendo por objetivo principal analisar as contribuições do ensino da matemática por meio da Resolução de Problemas olímpicos, mais especialmente, propostos em edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), dos bancos de questões sugeridos pelos organizadores destas, e também, material preparado para treinamento de alunos para competições olímpicas realmente pode influenciar na formação de conceitos matemáticos e na elaboração de esquemas para resolução de problemas. Aqui fazemos uma abordagem histórica sobre as olimpíadas de matemática das escolas públicas, como também, uma pequena análise de pesquisas correlatas ao tema para estabelecer uma revisão da literatura. Também fazemos uma investida nos referenciais teóricos visitando a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e discutimos algumas abordagens de Resolução de Problemas feitas por autores da área. Em seguida, analisamos as tarefas realizadas pelos alunos, e estas análises revelaram como os alunos fazem uso dos esquemas, criando estratégias para resolver os problemas e consequentemente formando conceitos e compreendendo os conteúdos de matemática. Por fim, fazemos algumas considerações sobre os dados obtidos.por
dc.description.abstractThis research promotes a study on a proposal for Mathematics Teaching based on Problem Solving of Mathematical Olympiads. The main objective of this study was to analyze the teaching of mathematics through the Resolution of Olympic Problems, more specifically, proposed in editions of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP), of the banks of questions suggested by the organizers of these, to train students for Olympic competitions can really influence the formation of mathematical concepts and the elaboration of schemes for problem solving. Here we make a historical approach to the mathematics Olympiads of public schools, as well as a small analysis of research related to the subject to establish a re view of the literature, as there is an attack on theoretical references by visiting the Conceptual Field Theory of Gérard Vergnaud and we have discussed some approaches to Problem Solving made by area authors. Then we analyze the tasks performed by the students, and these analyzes revealed how the students make use of the schemas, creating strategies to solve the problems and consequently forming concepts and understanding the contents of mathematics. Finally, we make some considerations about the data obtained.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-06-05T12:46:15Z No. of bitstreams: 2 Produto - Alecio Soares Silva.pdf: 6970601 bytes, checksum: 3ecfcdfef8a1e0a5b113391ab1fef08e (MD5) PDF - Alecio Soares Silva.pdf: 31523805 bytes, checksum: 46c0328c65ffac2179d445a07077ffc9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-06-13T19:10:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Produto - Alecio Soares Silva.pdf: 6970601 bytes, checksum: 3ecfcdfef8a1e0a5b113391ab1fef08e (MD5) PDF - Alecio Soares Silva.pdf: 31523805 bytes, checksum: 46c0328c65ffac2179d445a07077ffc9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-13T19:10:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Produto - Alecio Soares Silva.pdf: 6970601 bytes, checksum: 3ecfcdfef8a1e0a5b113391ab1fef08e (MD5) PDF - Alecio Soares Silva.pdf: 31523805 bytes, checksum: 46c0328c65ffac2179d445a07077ffc9 (MD5) Previous issue date: 2019-04-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8499/Produto%20-%20Alecio%20Soares%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8501/PDF%20-%20Alecio%20Soares%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem matemáticapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectOBMEPpor
dc.subjectMathematical learningeng
dc.subjectTroubleshootingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleIndução de estratégias de aprendizagem matemática nas questões das provas da OBMEPpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto - Alecio Soares Silva.pdfProduto - Alecio Soares Silva6.81 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Alecio Soares Silva.pdfPDF - Alecio Soares Silva30.78 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.