Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Líbia Leaby Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7473835100306940por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Rosilda Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6401249635890403por
dc.contributor.referee1Bezerra, Rosilda Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6401249635890403por
dc.contributor.referee2Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1809881374621615por
dc.contributor.referee3Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711por
dc.date.accessioned2019-06-05T18:04:44Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationBarbosa, Líbia Leaby Leite. O samba e o rap como espaços de palavralização afrodescendente. 2018. 117f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.por
dc.identifier.doiCDD 372.87por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3395-
dc.description.resumoA presente pesquisa partiu da necessidade de inserção de elementos histórico-culturais afrodescendente nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental, visto que a escola ainda enfrenta inúmeras dificuldades em introduzir tais aspectos em suas práticas, e muitas vezes, vai de encontro ao que é estabelecido na Lei 10.639/03. Elaboramos uma proposta interventiva baseada na Sequência Básica, de Rildo Cosson (2014), que foi desenvolvida de forma adaptada em uma turma do 9º ano de uma escola do município de Duas Estradas, Paraíba. Para tanto, trabalhamos com o gênero textual/discursivo Letra de Música inserido nos gêneros musicais Samba e Rap tomando por base algumas produções dos artistas Mano Brown e Jackson do Pandeiro, as quais estão voltadas para o sujeito afrodescendente e a questão do espaço que lhe é concedido como forma de enunciação, identificação e atuam como subversão a práticas de exclusão no meio social. Os objetivos da proposta consistiram em formular espaços para o reconhecimento e valorização das heranças africanas, que foram essenciais para a formação da sociedade brasileira, despertar nos discentes a sensibilidade causada pela alteridade, como também possibilitar o desenvolvimento da consciência crítica e autonomia. Os dados foram gerados por meio de registros resultantes de diálogos gravados, produções escritas, leitura e outros procedimentos relevantes para a análise. Como embasamento teórico, abordamos as concepções de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008), as quais concebem a linguagem por uma perspectiva dialógica, pautamo-nos nas percepções de Hall (2009) para compreendermos os conceitos de cultura e identidade, fundamentamo-nos em estudiosos como Munanga (2005), Santos (2016) e Lopes (2015), que abordam questões étnico-raciais e em discussões a respeito do caráter social das práticas de letramentos em Rojo (2009) e Souza (2011), entre outros. As atividades desenvolvidas resultaram na ampliação das percepções de mundo relacionadas à equidade, respeito e tolerância.por
dc.description.abstractThis research was based on the necessity of insertion of afrodescendant historical-cultural elements in the Portuguese Language classes of the elementary school, since it still faces numerous difficulties in introducing theses aspects into its practices, that goes against what is established in Law 10639/03. Therefore, we elaborate an intervention proposal based on the Basic Sequence, formulated by Rildo Cosson (20014), which was developed in an adapted way in a 9th grade class from a school in Duas Estradas, Paraíba. We worked with the discursive genre Lyrics inserted in the music genres Samba and Rap based on the Jackson do Pandeiro and Mano Brown productions. They emphasize the afrodescendent subject and issues related to space that is guaranteed to them as a way of anunciation and identificationand, they are also a kind of subvertion to repression and exclusion pratices in the social circle. The objectives were to formulate spaces for the recognition and appreciation of the African inheritances that were essential for the formation of Brazilian society, to arouse in students the sensitivity caused by otherness, as well as to enable the development of critical awareness and autonomy. Data was generated from recorded dialogues, written productions, reading, and other relevant procedures to the analysis. As a theoretical basis, we approach the conceptions of Bakhtin (1997) and Marcuschi (2008), who conceive language through a dialogical perspective, we were guided by the perceptions of Hall (2009) to understand the concepts of culture and identity, we considered the studies of Munanga (2005), Santos (2016), Lopes (2015), who discussed ethnic-racial issues, and in discussions about the social character of literacy practices in Rojo (2009) e Souza (2011), and others. The activities developed resulted in the expansion of world perceptions related to equity, respect and tolerance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-04T15:20:11Z No. of bitstreams: 1 PDF - Líbia Leaby Leite Barbosa.pdf: 15674484 bytes, checksum: cf5de472ff4e29c2649c1fd08cda6dc7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-05T18:04:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Líbia Leaby Leite Barbosa.pdf: 15674484 bytes, checksum: cf5de472ff4e29c2649c1fd08cda6dc7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-05T18:04:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Líbia Leaby Leite Barbosa.pdf: 15674484 bytes, checksum: cf5de472ff4e29c2649c1fd08cda6dc7 (MD5) Previous issue date: 2018-02-28eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8455/PDF%20-%20L%c3%adbia%20Leaby%20Leite%20Barbosa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetra de músicapor
dc.subjectLei 10.639/03por
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLyricseng
dc.subjectLaw 10.639/03eng
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO samba e o rap como espaços de palavralização afrodescendentepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Líbia Leaby Leite Barbosa.pdfPDF - Líbia Leaby Leite Barbosa15.31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.