Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3391
Tipo do documento: Dissertação
Título: Multimodalidade e implicaturas em gêneros quadrinizados contribuições para o letramento visual
Autor: Pereira, Maria Sandra
Primeiro orientador: Rodrigues, Linduarte Pereira
Resumo: O estudo apresenta uma reflexão sobre o trabalho de leitura e produção textual nas aulas de Língua Portuguesa, em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, evidenciando estratégias de leitura e produção de texto no que se refere à abordagem dos gêneros multimodais quadrinizados. Visto que alguns alunos do Ensino Fundamental chegam ao último ano deste nível de ensino apresentando dificuldades em compreender os gêneros quadrinizados, surge o interesse de responder a seguinte questão problema: quais os recursos de linguagem que podem auxiliar a prática docente no trabalho com a leitura e produção de gêneros multimodais quadrinizados? A pesquisa objetiva refletir acerca do modo como os aspectos da multimodalidade e das implicaturas, pertencentes aos gêneros quadrinizados, podem facilitar a compreensão leitora do alunado, bem como o aperfeiçoamento das produções textuais que evidenciam o letramento visual no Ensino Fundamental. Para tanto, foram propostos os objetivos específicos: a) abordar a multimodalidade e as implicaturas como recursos para o letramento escolar; b) propor maneiras para que os docentes possam trabalhar com os gêneros quadrinizados; c) motivar o trabalho com os gêneros quadrinizados, mediante temáticas cotidianas e a ativação dos conhecimentos prévios dos alunos. A construção de sentidos nestes gêneros, na maioria das vezes, dá-se através da união de elementos verbais e visuais, e para que o aluno/leitor obtenha sucesso nesse processo é necessário que se aproprie de recursos disponíveis na multimodalidade. Para que o texto seja compreendido na sua forma global, o aluno/leitor deve relacionar o verbal ao não verbal, recorrendo à pragmática, em especial, às implicaturas, sejam elas convencionais e/ou conversacionais. Para a sua realização, o estudo se caracteriza de natureza qualitativa, de fonte bibliográfica e documental, partindo dos pressupostos teóricos de Koch e Elias (2015), Antunes (2003), Ramos (2016), Mendonça (2008), Marcuschi (2008), Dionísio (2005; 2014), Rojo (2012), Grice (1975), Fiorin (2011), os PCN (BRASIL, 1998), Severino (2007), Bortoni-Ricardo (2008), Gil (1999), entre outros. Num primeiro momento, a pesquisa exploratória permitiu a coleta de dados mediante observação das aulas de uma professora colaboradora, registrada em um diário de pesquisa e também por respostas a uma entrevista semiestruturada; o que possibilitou a elaboração de uma proposta de trabalho. Em seguida, foi realizada uma pesquisa aplicada na Escola Municipal Márcio Xavier de Moura, na cidade de João Alfredo, interior de Pernambuco, com o intuito de desenvolver abordagens de leitura e produção de textos através de um plano de ação docente sequenciado, numa perspectiva que aborda a reflexão sobre o trabalho da leitura e da produção de textos motivado pela utilização dos gêneros multimodais quadrinizados. A pesquisa-ação permitiu revelar, através do produto aplicado, aprendizagens significativas pelo fato da proposta englobar um trabalho pautado na multimodalidade, considerando os conhecimentos prévios do alunado. O estudo revelou que a utilização dos gêneros multimodais quadrinizados, numa perspectiva pautada na exploração dos recursos disponíveis nas implicaturas, favorece o trabalho de leitura e produção textual na Educação Básica. Também apontou que temas do cotidiano dos alunos e a ativação dos seus conhecimentos prévios, favorecem, significativamente, o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: El estudio presenta una reflexión sobre el trabajo de producción de la lectura y textual en clases de portugués en una clase de noveno grado de la escuela primaria en una escuela pública, mostrando las estrategias de texto de lectura y producción en relación con el enfoque de géneros multimodales quadrinizados. Dado que algunos alumnos de la Enseñanza Fundamental llegan al último año de este nivel de enseñanza presentando dificultades en comprender los géneros cuadrinizados, surge el interés de responder a la siguiente cuestión problema: cuáles son los recursos de lenguaje que pueden auxiliar a la práctica docente en el trabajo con la lectura y producción de géneros multimodales cuadrinizados? La investigación objetiva reflexionar acerca de cómo los aspectos de la multimodalidad y de las implicaciones, pertenecientes a los géneros cuadrinizados, pueden facilitar la comprensión lectora del alumnado, así como el perfeccionamiento de las producciones textuales que evidencian el letra visual visual en la Enseñanza Fundamental. Para ello, se propusieron los objetivos específicos: a) abordar la multimodalidad y las implicaciones como recursos para el literal escolar; b) proponer maneras para que los docentes puedan trabajar con los géneros cuadrinizados; c) motivar el trabajo con los géneros cuadrinizados, mediante temáticas cotidianas y la activación de los conocimientos previos de los alumnos. La construcción de sentidos en estos géneros, la mayoría de las veces, se da a través de la unión de elementos verbales y visuales, y para que el alumno / lector obtenga éxito en ese proceso es necesario que se apropie de recursos disponibles en la multimodalidad. Para que el texto sea comprendido en su forma global, el alumno / lector debe relacionar lo verbal al no verbal, recurriendo a la pragmática, en especial, a las implicaciones, sean ellas convencionales y / o conversacionales. Para su realización, el estudio se caracteriza de naturaleza cualitativa, de fuente bibliográfica y documental, partiendo de los presupuestos teóricos de Koch y Elías (2015), Antunes (2003), Ramos (2016), Mendonça (2008), Marcuschi (2008) Y en el caso de que se trate de una de las más importantes de la historia de la música, . En un primer momento, la investigación exploratoria permitió la recolección de datos mediante observación de las clases de una profesora colaboradora, registrada en un diario de investigación y también por respuestas a una entrevista semiestructurada; lo que posibilitó la elaboración de una propuesta de trabajo. A continuación se realizó una investigación aplicada en la Escuela Municipal Márcio Xavier de Moura, en la ciudad de João Alfredo, interior de Pernambuco, con el propósito de desarrollar enfoques de lectura y producción de textos a través de un plan de acción docente secuenciado, en una perspectiva que, aborda la reflexión sobre el trabajo de la lectura y de la producción de textos motivado por la utilización de los géneros multimodales cuadrinizados. La investigación-acción permitió revelar, a través del producto aplicado, aprendizajes significativos por el hecho de la propuesta englobar un trabajo pautado en la multimodalidad, considerando los conocimientos previos del alumnado. El estudio reveló que la utilización de los géneros multimodales cuadrinizados, en una perspectiva pautada en la explotación de los recursos disponibles en las implicaciones, favorece el trabajo de lectura y producción textual en la Educación Básica. También apuntó que temas del cotidiano de los alumnos y la activación de sus conocimientos previos, favorecen, significativamente, el proceso de enseñanza-aprendizaje.
Palavras-chave: 1. Leitura. 2. Produção textual. 3. Gêneros quadrinizados. 4. Multimodalidade. 5. Implicatura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Pereira, Maria Sandra. Multimodalidade e implicaturas em gêneros quadrinizados contribuições para o letramento visual. 2018. 241f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3391
Data de defesa: 26-Jun-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA SANDRA PEREIRA.pdf21.18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.