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Tipo do documento: Dissertação
Título: Multimodalidade na aprendizagem colaborativa de português e espanhol como línguas adicionais
Autor: Silva, Ana Caroline Pereira da
Primeiro orientador: Sousa, Fábio Marques de
Resumo: Este estudo teve por objetivo destacar as contribuições obtidas a partir do uso, análise e da produção dos textos multimodais no desenvolvimento de habilidades linguísticas em Português e em Espanhol como línguas adicionais no contexto do teletandem. Para isso, foi realizado um estudo de caso através de uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Este trabalho tornou-se necessário, pois percebeu-se que o ensino do Espanhol, em várias escolas brasileiras, é baseado em um estudo predominante de textos escritos que objetiva desenvolver a habilidade leitora do aluno, sem dedicar atenção aos textos multimodais. Além disso, o ensino dessa língua possui uma pequena quantidade de aulas semanais nas escolas do nosso país, e isso limita, em parte, a atuação do professor. Isto posto, é preciso tomar medidas para proporcionar aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a língua e cultura dos hispanofalantes, e o teletandem se apresenta como uma possibilidade de ensino-aprendizagem permitindo solucionar esse problema. Por meio dele, os interagentes de países diferentes podem conhecer mais sobre a cultura e língua do outro. Deste modo, participaram desta pesquisa alunos do Ensino Médio integrado à educação profissional do Instituto Federal de Educação da Paraíba, Patos, Brasil e da Escuela de Educación Técnica Profesional Nº466, de Santa Fe, Rosario, Argentina. Os dados do estudo foram gerados a partir das interações realizadas entre uma participante brasileira e um participante argentino. A interação dos alunos em videoconferência pôde contribuir para a divulgação de uma forma de intercâmbio que ainda não se popularizou nas instituições brasileiras. Por meio da geração e análise dos dados deste estudo de caso foi possível confirmar que existe a possibilidade de aprimorar a competência comunicativa intercultural, através da mediação e da aprendizagem colaborativa por meio da prática do teletandem, lançando mão das tecnologias digitais e da utilização, análise e produção de textos multimodais. Todo esse trabalho possibilitou a criação do “Guia de Aprendizagem colaborativa para professores e estudantes de línguas adicionais: Espanhol e Português”, contendo orientações de como organizar experiências de ensino-aprendizagem por meio do teletandem. Este material está disponível on-line para que outros docentes possam implantar a prática do teletandem como atividade complementar das aulas de línguas adicionais.
Abstract: Esta investigación tuvo como objetivo destacar las contribuciones derivadas de la utilización, análisis y producción de textos multimodales en el desarrollo de las habilidades lingüísticas en Portugués y en Español como lenguas adicionales en el contexto del Teletandem. Para ello, fue realizado un estudio de caso a través de un abordaje cualitativo de cuño etnográfico. Este trabajo se hizo necesario, pues se percibió que la enseñanza del Español, en varias escuelas brasileñas, se basa en un estudio predominante de textos escritos para desarrollar la habilidad lectora del alumno, sin dedicar atención a los textos multimodales. Además, la enseñanza de esta lengua tiene una pequeña cantidad de clases semanales en las escuelas de nuestro país, hecho que limita en parte la actuación del profesor. Por esto, hace falta tomar medidas para proporcionar a los alumnos la oportunidad de profundizar sus conocimientos sobre la lengua y la cultura de los hispanohablantes, el teletandem se presenta como una posibilidad de enseñanza-aprendizaje permitiendo solucionar este problema. Por medio de esta práctica los participantes de la interacción de países distintos pueden conocer más sobre la cultura y lengua del otro. De este modo, participaron de esta investigación alumnos de la Enseñanza Media integrada a la educación profesional del Instituto Federal de Educación de Paraíba, Patos, Brasil y de la Escuela de Educación Técnica Profesional Nº466 de Santa Fe, Rosario, Argentina. Los datos del estudio se generaron a partir de las interacciones realizadas entre una participante brasileña y un participante argentino. La interacción de los alumnos en videoconferencia pudo contribuir a la divulgación de una forma de intercambio que aún no se ha popularizado en las instituciones brasileñas. Por medio de la generación y análisis de los datos de este estudio de caso fue posible confirmar que existe la posibilidad de perfeccionar la competencia comunicativa intercultural a través de la mediación y el aprendizaje colaborativo con la práctica del teletandem, por medio de las tecnologías digitales y de la utilización, análisis y producción de textos multimodales. Todo este trabajo ha permitido la creación del “Guía de aprendizaje colaborativo para profesores y estudiantes de lenguas adicionales: Español y Portugués”, con directrices sobre cómo organizar la enseñanza y experiencias de aprendizaje a través teletandem. Este material está disponible en Internet para que otros docentes puedan implantar la práctica del teletandem como actividad complementaria en clases de lenguas adicionales.
Palavras-chave: 1. Aprendizagem colaborativa. 2. Línguas adicionais. 3. Teletandem.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Ana Caroline Pereira da. Multimodalidade na aprendizagem colaborativa de português e espanhol como línguas adicionais. 2018. 233f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3387
Data de defesa: 29-Ago-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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