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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção
Autor: Souza, José Luís de
Primeiro orientador: Costa, Antonio Roberto Faustino da
Resumo: A formação continuada de professores no Brasil é tema de debates desde o século XX. A partir de 2007, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) assume a incumbência de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas de suporte à formação de profissionais do magistério para a Educação Básica. A avaliação dessa formação é objeto da presente pesquisa que parte do seguinte problema, tomando como base a categoria da distinção entre produzir e apropriar preconizada pela proposta pedagógica da Práxis Educativo-Coletiva: o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem potencial para promover a Avaliação Também por Produção? O estudo tem como principal objetivo analisar a Avaliação Também por Produção no PPGFP/UEPB, com vistas a aquilatar a qualidade da formação continuada dos docentes de Educação Básica. Como objetivos específicos, visa avaliar o potencial da Práxis Educativo-Coletiva na formação continuada de professores na UEPB e, por outro lado, examinar as relações existentes entre a metodologia da Avaliação Também por Produção e o modelo de avaliação da produção instituído pela CAPES. Para tanto, o estudo foi desenvolvido à base de pesquisa qualitativa, subdividida em dois procedimentos metodológicos, a saber, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, reportando-se esta última a uma amostra de dissertações defendidas e aos resultados de aprendizagem de um componente curricular. Conclui-se que a metodologia da Avaliação Também por Produção demonstra potencial para aquilatar e prevenir insuficiência de aprendizagem e, eventualmente, de ensino, corroborando com a hipótese de que a Práxis Educativo-Coletiva perfaz referência e fundamento à formação continuada de professores.
Abstract: Continuing teacher education in Brazil has been the subject of debate since the twentieth century. As of 2007, the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) assumes the responsibility of subsidizing the Ministry of Education in the formulation of policies to support the training of teachers in Basic Education. The evaluation of this training is the object of the present research that starts from the following problem, based on the category of the distinction between produce and appropriation recommended by the educational proposal of the Educative-Collective Praxis: the Graduate Program in Teacher Training of the State University of Paraíba (UEPB) has the potential to promote the Evaluation by Production? The main objective of the study is to analyze the Evaluation for Production in the PPGFP/UEPB, with a view to assessing the quality of the continuing education of Basic Education teachers. As specific objectives, it aims to evaluate the potential of the Educational-Collective Praxis in the continuing training of teachers in the UEPB and, on the other hand, to examine the relations between the methodology of the Evaluation for Production as well as the production evaluation model instituted by CAPES. To do so, the study was developed based on qualitative research, subdivided into two methodological procedures, namely bibliographical research and documentary research, reporting the latter to a sample of dissertations defended and to the learning outcomes of a curricular component. It is concluded that the methodology of the Evaluation for Production also demonstrates the potential to assess and prevent insufficient learning and eventually teaching, corroborating with the hypothesis that the Educational-Collective Praxis makes reference and foundation to the continued formation of teachers.
Palavras-chave: 1. Avaliação . 2. Formação de Professores. 3. Práxis educativo-coletiva
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Souza, José Luís de. Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção. 2018. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3379
Data de defesa: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

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