Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3375
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática da produção do texto argumentativo numa sala de aula multisseriada dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Barros, Waldilson Duarte Cavalcante de
Primeiro orientador: Silva, Antônio de Pádua Dias da
Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba e parte da premissa de que é possível desenvolver um trabalho em sala de aula, ao abordar a questão da produção de textos argumentativos no Ensino Fundamental, no contexto de salas multisseriadas. Assim, o objeto de estudo dessa pesquisa é o texto argumentativo escrito, a qual teve por objetivo desenvolver uma proposta didática de produção do texto argumentativo para alunos (as) de uma turma multisseriada do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O problema dessa investigação se configura através da seguinte questão: como trabalhar a produção do texto argumentativo numa sala multisseriada do 4º e 5º anos de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba? Para tanto, trabalhamos com os estudos sobre a Argumentação, a partir de Fiorin (2015) e Koch (2011), sobre Gêneros Discursivos na visão de Bakthin (2003), Letramento na ótica de Kleiman (2007) e Soares (2012) e Sequência Didática, embasados nas orientações de Schneuwly e Dolz (2004). A pesquisa é de natureza qualitativa de cunho intervencionista com aplicação de uma sequência didática para alunos de uma sala multisseriada do 4º e 5º anos, a partir de um gênero discursivo da ordem do argumentar (texto argumentativo), partindo das experiências dos alunos sobre os problemas que enfrentam na sua realidade. O corpus utilizado, nesta pesquisa, foram as produções textuais dos alunos, realizadas no processo de intervenção, buscando verificar a presença dos argumentos nas produções. Como produto final desta pesquisa, foi elaborada uma sequência didática para que os professores, que trabalham nos municípios que possuem esta realidade de turmas multisseridas, possam ter em mãos esse material didático para que venha minimizar os impactos causados por esta política educacional. Acredita-se que este produto pode dar uma contribuição para a prática docente em sala de aula, no tocante ao uso de estratégias para trabalhar as dificuldades de leitura e escrita em turmas mutisseriadas sobre a produção de textos argumentativos. Logo, esta pesquisa ofereceu aos alunos a possibilidade de se exporem, de defenderem seu ponto de vista. Enfim, oportunizou as condições para a habilidade de argumentar, vislumbrando como um dos caminhos para incentivar a criticidade nos alunos, partindo-se do uso da linguagem em qualquer instância de sua vida, o que compreende a habilidade de leitura, interpretação, produção e adequação aos diferentes gêneros discursivos, com os quais se defrontam, nas mais variadas situações sociais pelo exercício da cidadania.
Abstract: This research is linked to the Professional Master in Teacher Training of the State University of Paraíba and part of the premise that it is possible to develop a work in the classroom, when addressing the issue of the production of argumentative texts in Elementary School in the context of multi - . Thus, the object of study of this research is the written argumentative text, which had as objective to develop a didactic proposal of production of the argumentative text for students of a multi-series classroom of the 4th and 5th years of elementary school. The problem of this investigation is shaped by the following question: how to work the production of the argumentative text in a multi - room room of the 4th and 5th years of a municipal public school in Alagoa Grande - Paraíba? For this, we work with the studies on Argumentation, from Fiorin (2015) and Koch (2011), on Discursive Genres in Bakthin's view (2003), Letimé à optique de Kleiman (2007) and Soares (2012) and Sequence Didactics, based on the guidelines of Schneuwly and Dolz (2004). The research is qualitative of an interventionist nature with application of a didactic sequence for students of a fourth and fifth grade multi-seriate classroom, from a discursive genre of the argumentative order (argumentative text), starting from the students' experiences about the problems that they face in their reality. The corpus used in this research were the textual productions of the students, carried out in the intervention process, seeking to verify the presence of the arguments in the productions. As a final product of this research, a didactic sequence was elaborated so that the teachers, who work in the municipalities that have this reality of multisserida classes, can have in hand this didactic material so as to minimize the impacts caused by this educational policy. It is believed that this product can make a contribution to the teaching practice in the classroom, regarding the use of strategies to work the difficulties of reading and writing in multi-seriated classes on the production of argumentative texts. Therefore, this research offered the students the possibility of exposing themselves, of defending their point of view. Finally, it provided the conditions for the ability to argue, seeing as one of the ways to encourage criticality in students, starting with the use of language in any instance of their life, which includes the ability to read, interpret, produce and adapt to the different discursive genres, with which they are faced, in the most varied social situations by the exercise of citizenship.
Palavras-chave: 1. Ensino fundamental. 2. Produção textual. 3. Gênero discursivo. 4. Sala multisseriada.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: \Barros, Waldilson Duarte Cavalcante de. A prática da produção do texto argumentativo numa sala de aula multisseriada dos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 110f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3375
Data de defesa: 7-Jun-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS.pdf11.44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.