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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação do leitor literário no Ensino Fundamental II: lendo as narrativas Bruna e A galinha D'Angola e O Presente de Ossanha
Autor: Abreu, Elinalva Roseno dos Santos Silva de 
Primeiro orientador: Costa, Maria Suely da
Primeiro membro da banca: Costa, Maria Suely da
Segundo membro da banca: Santos, Luciane Alves
Terceiro membro da banca: Bezerra, Rosilda Alves
Resumo: Esta dissertação trata da inserção da literatura afro-brasileira no processo de formação do leitor literário no Ensino Fundamental na perspectiva do letramento literário. O objetivo está em desenvolver competências leitoras do texto literário pelo reconhecimento das peculiaridades intrínsecas a este gênero e possibilitar um novo olhar das crianças e adolescentes leitores acerca da história e da cultura dos africanos e afro-brasileiros – através do respeito ao mais velho, do poder da palavra, da tradição oral e do conhecimento da religião. Fruto de uma pesquisa-ação, o estudo está fundamentado numa metodologia que estabelece relações entre literatura e sociedade, na linha do ensino da literatura, conforme proposto pela Lei 10.639/03. A partir das narrativas Bruna e a galinha d’Angola, de Gercilga de Almeida e O presente de Ossanha, de Joel Rufino dos Santos, desenvolvemos uma proposta de intervenção de leitura, cuja metodologia teve por base em 05 oficinas, nas quais se destacaram os aspectos referes à leitura, à compreensão, à interpretação e à produção textual a partir das narrativas afro-brasileiras estudadas com alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede estadual de Alagoa Grande-PB. A seleção destes livros se orientou pela importância dada ao negro e pela valorização de aspectos centrais da cultura africana e afro-brasileira, como a memória e a religiosidade. Compreende-se que, a partir do entendimento de preconceitos e estigmas seculares acerca da história e cultura negra é possível a reeducação das relações etnicorraciais no âmbito escolar. Dentre o referencial teórico de apoio, destacam-se Martins (2006), Solé (1998), Candido (1995), Barthes (1992), Compagnon (2009), Cosson (2014, 2018), (Street (2014), Gomes (2010), Ferrarezi Jr e Carvalho (2017), Cavalleiro (1998, 2000, 2001 e 2005), Oliveira (2003, 2008, 2014) e Girotto e Souza (2010). As atividades realizadas nas oficinas de leitura veicularam um estímulo maior do aluno para debater sobre a narrativa dos contos, contribuindo, assim, para a formação de leitores mais críticos, dentro de um viés do letramento literário, associando fruição literária e o exercício da cidadania pela percepção da relação literatura e realidade.
Abstract: This dissertation deals with the insertion of Afro-Brazilian literature in the process of training the literary reader in Elementary School in the perspective of literary literacy. The objective is to develop reading skills of the literary text by recognizing the peculiarities intrinsic to this genre and enabling a new look of the children and adolescents readers about the history and culture of Africans and Afro-Brazilians - through respect for the elder, the word, oral tradition and knowledge of religion. As a result of an action research, the study is based on a methodology that establishes relationships between literature and society, in line with literature teaching, as proposed by Law 10.639 / 03. From the narratives Bruna and the duck from Angola, from Gercilga de Almeida and The present from Ossanha, from Joel Rufino dos Santos, we developed a proposal for a reading intervention, the methodology of which was based on 5 workshops, in which the aspects referring to reading, comprehension, interpretation and textual production from the Afro-Brazilian narratives studied with 7th grade students, Elementary School II, from a school in the state of Alagoa Grande-PB. The selection of these books was guided by the importance given to blacks and by the valorization of central aspects of African and Afro-Brazilian culture, such as memory and religiosity. It is understood that, based on the understanding of secular prejudices and stigmas about black history and culture, it is possible to re-educate ethno-racial relations in schools. Among the theoretical framework of support, the following stand out: Martins (2006), Solé (1998), Candido (1995), Barthes (1992), Compagnon (2009), Cosson (2014, 2018), Street (2014), Gomes 2010), Ferrarezi Jr e Carvalho (2017), Cavalleiro (1998, 2000, 2001 and 2005), Oliveira (2003, 2008, 2014) and Girotto e Souza (2010). student to discuss the narrative of the stories, thus contributing to the formation of more critical readers, within a bias of literary literacy, associating literary enjoyment and the exercise of citizenship by the perception of the relationship literature and reality.
Palavras-chave: Literatura afro-brasileira
Letramento
Ensino de literatura
Afro-Brazilian literature
Teaching literature
Literacy
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Abreu, Elinalva Roseno dos Santos Silva de. Formação do leitor literário no Ensino Fundamental II: lendo as narrativas Bruna e A galinha D'Angola e O Presente de Ossanha. 2019. 141f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: CDD 372.4
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3374
Data de defesa: 28-Fev-2019
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