Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Viviane Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0157573912262219por
dc.contributor.advisor1Luna, Karla Patrícia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3043580578707915por
dc.contributor.referee1Dias, Marcia Adelino da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108por
dc.contributor.referee2Oliveira, Érica Caldas Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611099711590583por
dc.date.accessioned2019-05-13T19:21:10Z-
dc.date.issued2019-04-23-
dc.identifier.citationROCHA, V. S. Educação em espaço não formal: Reconstrução de saberes, comportamentos e atitudes. 2019. 104f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3360-
dc.description.resumoO temor em torno das serpentes se perpetua há anos, devido as inúmeras crenças e mitos enraizados na cultura popular passando de geração em geração. Este tipo de conhecimento vem acarretando um declínio populacional desses animais, afetando o equilíbrio ecológico e consequentemente, a sociedade. O presente estudo foi realizado com estudantes e teve como objetivo investigar a contribuição do Museu Vivo Répteis da Caatinga, enquanto espaço não formal, na desconstrução e reconstrução do conhecimento sobre serpentes, com o intuito de sensibilizar os educandos, promovendo deste modo a preservação e a conservação destes animais. A pesquisa foi realizada em uma escola da urbana e uma escola da zona rural, ambas situadas no município de Campina Grande, estado da Paraíba. A intervenção didática foi realizada no Museu Vivo Répteis da Caatinga, localizado no município de Puxinanã, estado da Paraíba. Participaram da pesquisa dez alunos da zona urbana e seis alunos da zona rural. A pesquisa foi de caráter qualitativo. Foram utilizados questionários, aplicados em dois momentos antes e após a intervenção didática. Utilizou-se a frequência simples para analisar as questões quantitativas e para as questões qualitativas foram realizadas as categorizações das respostas fornecidas pelos estudantes. Também foi analisado o conteúdo serpente presente nos livros didáticos de ciências utilizados pelas escolas participantes da pesquisa. No questionário (pré-programa) que a maioria dos educandos reconheceram as serpentes como parte do meio ambiente, apresentando o conhecimento sobre serpentes peçonhentas e não peçonhentas. Sobre as atitudes a serem tomadas ao se depararem com uma serpente, os estudantes apresentam uma percepção negativa direcionado ao abate do animal. Após a intervenção didática os alunos conseguiram reconstruir os saberes sobre as serpentes a partir dos conhecimentos prévios. Quanto a categorização das falas dos estudantes, observou-se por parte de alguns estudantes um conhecimento prévio superficial sobre as serpentes, eles demonstraram saber determinados assuntos, mas não sabiam justificá-los, após a intervenção, os alunos elaboram respostas mais coerentes e condizentes com a biologia das serpentes. Os livros didáticos analisados no presente estudo mostraram inúmeras lacunas, o material apresentado é insuficiente e repleto de erros conceituais. Este estudo se configura como importante ferramenta para o ensino de ciências como estratégia de conservação das serpentes, visto que identificou percepções e atitudes dos educandos, além de evidenciar o local não formal como o mais adequado para se trabalhar a temática.por
dc.description.abstractThe fear around serpents has been perpetuating for years, owing to the innumerable beliefs and myths rooted in popular culture passing from generation to generation. This type of knowledge has led to a population decline of these animals, affecting the ecological balance and, consequently, society. The present study was carried out with students and had as objective to investigate the contribution of the Living Museum Reptiles of the Caatinga, as a non formal space, in the deconstruction and reconstruction of knowledge about snakes, in order to sensitize the students, thus promoting the preservation and conservation of these animals. The research was carried out in an urban school and a rural school, both located in the municipality of Campina Grande, state of Paraíba. The didactic intervention was carried out at the Live Reptile Museum of the Caatinga, located in the municipality of Puxinanã, state of Paraíba. Ten students from the urban area and six students from the rural area participated in the study. The research was qualitative. Questionnaires were used, applied in two moments before and after the didactic intervention. The simple frequency was used to analyze the quantitative questions and for the qualitative questions the categorizations of the answers provided by the students were carried out. We also analyzed the snake content present in the science textbooks used by the participating schools. In the questionnaire (pre-program) most students recognized snakes as part of the environment, presenting knowledge about venomous and non-venomous snakes. On the attitudes to be taken when encountering a snake, the students present a negative perception directed to the slaughter of the animal. After the didactic intervention, the students were able to reconstruct the knowledge about snakes based on previous knowledge. As to the categorization of the students' speeches, some students had a superficial prior knowledge about snakes, they showed certain subjects knowing but did not know how to justify them, after the intervention, the students elaborate answers more coherent and consistent with the biology of snakes. The textbooks analyzed in the present study showed innumerable gaps, the presented material is insufficient and full of conceptual errors. This study is an important tool for teaching science as a strategy for the conservation of snakes, since it has identified perceptions and attitudes of learners, as well as showing the non-formal site as the most appropriate to work on the theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-05-13T14:37:40Z No. of bitstreams: 1 PDF - Viviane Sousa Rocha.pdf: 26696177 bytes, checksum: 2af1a1fcc2b16e5f9bb98c06262fc16a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-05-13T19:21:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Viviane Sousa Rocha.pdf: 26696177 bytes, checksum: 2af1a1fcc2b16e5f9bb98c06262fc16a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-13T19:21:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Viviane Sousa Rocha.pdf: 26696177 bytes, checksum: 2af1a1fcc2b16e5f9bb98c06262fc16a (MD5) Previous issue date: 2019-04-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8270/PDF%20-%20Viviane%20Sousa%20Rocha.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectSerpentespor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectNon-formal educationeng
dc.subjectSerpentseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEducação em espaço não formal: Reconstrução de saberes, comportamentos e atitudespor
dc.title.alternativeEducation in non-formal space: Reconstruction of knowledge, behavior and attitudeseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Sousa Rocha.pdfPDF - Viviane Sousa Rocha26.07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.