Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3343
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapas conceituais no ensino de Ciências: Um estudo centrado em dissertações e teses
Autor: Bendito, Dennefe Vicencia
Primeiro orientador: Geglio, Paulo César
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Guimarães, Andreia de Sousa
Resumo: Os mapas conceituais são importantes recursos instrucionais para demonstrar e organizar cognitivamente os conceitos. Na educação, destacamos sua utilidade para o processo de ensino e aprendizagem, para o processo avaliativo, assim como para a organização e planejamento curricular. Considerando a capacidade ilustrativa dos mapas sobre o conhecimento e a relevância do assunto para as discussões e práticas educativas, propomo-nos a analisar a produção acadêmica realizada em Programas de Pós-Graduação em Ensino e Educação no tocante ao ensino de Ciências. A pergunta que norteia esta pesquisa pode ser formulada da seguinte maneira: "O que tem sido produzido sobre o uso de mapas conceituais com foco no ensino de Ciências Naturais, nos Programas de Pós-Graduação voltados para o Ensino e Educação?". Trata-se, portanto, de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Os dados para análise foram capturados no ambiente virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), assim como na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Ao acessar os ambientes virtuais dessas instituições, definimos os critérios de seleção e utilizamos os descritores: “mapa conceitual” e “mapas conceituais”. A primeira coleta partiu dos títulos e subtítulos. Na segunda, observamos título, subtítulo, resumo e palavras-chave. O exame das dissertações e teses, alvo de nossa investigação, foi realizado a partir de fichamentos, em análise qualitativa, objetivando revelar os seguintes aspectos: foco de discussão, problema de investigação, abordagem metodológica, referencial teórico, resultados e conclusões, como categorias definidas a priori. O recorte temporal da análise de produção compreende o período de 2005 a 2016. Os resultados apontam que os mapas conceituais, no ensino de ciências, são na maioria das vezes utilizados no processo avaliativo, no Ensino Fundamental II, majoritariamente nas práticas realizadas em sala de aula, produzidos coletivamente. Consideramos sua eficiência no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos escolares, sendo, ainda, um valioso instrumento de auxílio aos pesquisadores, durante os processos de investigações do ensino e educação de modo geral. A pesquisa indica a falta de produção sobre o uso dos mapas conceituais para a organização e planejamento curricular e deixa como produto educacional uma formação continuada sobre mapas conceituais e aprendizagem significativa para professores de ciências.
Abstract: Concept maps are important instructional tools for demonstrating and organizing the concepts cognitively. Their use is highlighted in education for the teaching and learning process, for evaluation, as well as for the curriculum organization and planning. Considering the illustrative capacity of concept maps about knowledge and the relevance of the subject to the educational discussions and practices, we propose to analyze the academic production carried out in the Post-Graduate Programs in Teaching and Education in regard to science teaching. The question that guides this piece of research can be formulated as follows: “What has been produced about the use of concept maps with focus on natural sciences teaching, in the Post- Graduate Programs concerning teaching and education?”. It is, therefore, a bibliographic research. The data for analysis were retrieved from the virtual environment of the Coordination for the Development of Higher Education Personnel (Capes), as well as from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT). By accessing the virtual environments of these institutions, we defined the selection criteria and used the descriptors: 'concept map' and 'concept maps'. The first collection derived from titles and subtitles. In the second one, we looked at title, subtitle, abstract and keywords. The dissertations and theses evaluation, our survey target, was carried out from the summary files, based on qualitative analysis, aiming at revealing the following aspects: focus of discussion, survey problem, methodological approach, theoretical reference, results and conclusions, as previously defined categories. The production analysis covers the period from 2005 to 2016. The results show that concept maps, in science teaching, are mostly used in the evaluation process in Elementary School II, being highly present in the classroom practices, thus, collectively produced. Their efficiency in the teaching and learning process of school contents can be proven, and they are also a valuable tool to help researchers during the survey processes of teaching and education in general. The research points out the lack of production on the use of concept maps for curriculum organization and planning and it leaves, as educational product, a continuous training on concept maps and meaningful learning for science teachers.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Recursos didáticos
Mapas conceituais
Exame de produção
Concept map
Production evaluation
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: BENDITO, D. V. Mapas conceituais no ensino de Ciências: Um estudo centrado em dissertações e teses. 2017. 165f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3343
Data de defesa: 9-Nov-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dennefe Vicência Bendito.pdfPDF - Dennefe Vicência Bendito71.04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Dennefe Vicência Bendito.pdfProduto - Dennefe Vicência Bendito1.86 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.