Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3330
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias da tabuada em narrativas intergeracionais: Temporalizando saberes, repensando a prática docente
Título(s) alternativo(s): Memories of the table in intergenerational narratives: temporalizing knowledge, rethinking the teaching practice
Autor: Santos, José Jorge Casimiro dos 
Primeiro orientador: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Primeiro membro da banca: Barbosa, José Lamartine da Costa
Segundo membro da banca: Oliveira, Iranilson Buriti de
Resumo: Esta pesquisa analisa registros de saberes escolares acerca do uso da tabuada em narrativas intergeracionais orais e escritas de educandos jovens, adultos e idosos, verificando-se como estes saberes influenciam na atual prática do professor de Matemática na EJA. Com base na abordagem qualitativa analisaram-se narrativas intergeracionais coletadas em memoriais escritos, entrevistas semiestruturadas e grupo focal sobre o uso da tabuada no aprendizado das operações básicas, tendo-se como apoio teórico as contribuições da Educação Matemática (FONSECA, 2012), Educação de Jovens e Adultos (HADDAD 1994; OLIVEIRA 1999; FREIRE, 1996), dialogando com estudos da memória (BOSI, 2004; HAUBBWACHS, 2013) e educação continuada com pessoas idosas (KACHAR, 2001). O ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se a jovens e adultos, mas, atualmente, se reconfigura com a presença de educandos idosos, tendo-se turmas multietárias com diferentes expectativas de aprendizagens em relação aos conteúdos disciplinares, sobretudo o de Matemática. Ao analisar narrativas intergeracionais de jovens, adultos e idosos que vivenciaram experiências com uns no aprendizado das operações básicas na tabuada em diferentes épocas, constatou-se que suas lembranças influenciam a prática docente do professor de Matemática na EJA. Pelo fato de muitos educandos(as) da EJA desejarem o retorno à tabuada e, outros, expressarem o mesmo desejo numa perspectiva “dialógica e interativa”, portanto, sendo realizadas aulas de Matemática com o uso da tabuada nas modalidades convencional e digital. Entende-se que este recurso didático remetente a memória social coletiva de adultos e idosos pode ser introduzido nas aulas de Matemática na EJA, tendo em vista dinamizar suas aulas e contribuir com a aprendizagem dos educandos(as).
Abstract: The objective of this research is to analyze records of school knowledge about the use of tables in intergenerational oral and written narratives of young people, adults and the elderly, verifying how this knowledge influence the current teacher of mathematics in the Youth and Adult Education. Based on the qualitative approach, we analyzed intergenerational narratives collected in written memorials, semi-structured interviews and focus group on the use of the table in the learning of basic operations. Thus, the contributions of Mathematical Education (FONSECA, 2012), Youth and Adult Education (HADDAD 1994, OLIVEIRA 1999, FREIRE, 1996), and dialogue with memory studies (BOSI, 2004 and HAUBBWACHS, 2013) and continuing education with older people (KACHAR, 2001). Education in Youth and Adult Education is aimed at young people and adults, but is currently being reconfigured with the presence of elderly learners, with multi-table classes with different expectations of learning in relation to the disciplinary contents, especially the of math. When analyzing intergenerational narratives of young people, adults and older people who experienced common experiences in learning the basic operations in the table at different times, i t verified that their memories influence the teaching practice of the teacher of Mathematics in the Youth and Adult Education. By the fact of many students of the Youth and Adult Education wish to return to the table and others, express the same desire in a "dialogic and interactive" perspective, mathematical classes done using the conventional and digital tables. It understood this didactic resource referring to the collective social memory, used by different age subjects, may be introduced in Mathematics classes in the Youth and Adult Education, aiming streamline their classes and contribute to the students' learning.
Palavras-chave: Prática docente
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Tabuada
Ensino de Matemática
Table
Teaching Practice
Youth and Adult Education
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SANTOS, J. J. C. dos. Memórias da tabuada em narrativas intergeracionais: Temporalizando saberes, repensando a prática docente. 2018. 80f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3330
Data de defesa: 3-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Jorge Casimiro dos Santos.pdfPDF - José Jorge Casimiro dos Santos35.35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.