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Tipo do documento: Dissertação
Título: Expressões químicas sinalizadas nas mãos de intérpretes de Libras
Título(s) alternativo(s): Expresiones químicas señalizadas en las manos de intérpretes de Libras
Autor: Santos, Fábio Alexandre 
Primeiro orientador: Onofre, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Segundo membro da banca: Assis, Maria Célia de
Terceiro membro da banca: Lira, Sonia Maria de
Resumo: Adentrar no mundo do silencio é trilhar um caminho no universo que transcende a percepção humana. Estigmas incorporados durante séculos pela humanidade passam por uma transmutação no seio da nossa concepção sobre estes sujeitos. Neste trabalho, ao percorrermos uma linha histórica, buscamos compreender os estigmas incorporados nos surdos e como a sociedade visualiza tais sujeitos, desde os primórdios da humanida de até o pós-modernismo. Ao visualizar o confronto entre as percepções médicas e antropológicas, uma nova óptica surge em nossa consciência e compreender como se dá o aprendizado é essencial para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados. O ensino de Química vem gradativamente ampliando seus horizontes e novas linhas metodológicas surgem preenchendo lacunas existentes na formação inicial e continuada desta disciplina, novos caminhos são desenhados no intuito de promover a inclusão de todos os sujeitos que coabitam o ambiente educacional. O aprendizado dos surdos, com suas peculiaridades é um desafio particular na aquisição do conhecimento da Química. Encontrar o caminho correto é essencial para que tenhamos um conhecimento axiomático (efetivo) destes sujeitos, muitas vezes tratados como um estrangeiro na sua própria comunidade. Tendo como objetivo principal investigar o processo de aprendizado de Química dos sujeitos surdos sinalizados pela visão dos intérpretes de Libras. Ao desenhar a metodologia surge o método qualitativo e como instrumento metodológico adotamos a entrevista semiestruturada. Nossa pesquisa transcorreu nas cidades de Juazeiro do Norte/CE, Goiana/PE e João Pessoa/PB, com a participação de 4 intérpretes de Libras, com o intuito de obter uma visualização mais ampla que possa atingir os objetivos propostos. A pesquisa de campo foi realizada entre o período de novembro de 2016 a abril de 2017. A análise de dados foi baseada na análise de conteúdos de Laurence Bardin. Os resultados obtidos nos indicam a ausência de sinais de Química, que provocam uma diminuição na absorção dos conteúdos da disciplina, há falta de capacitação de como trabalhar com os alunos surdos, poucos professores buscam capacitação continuada sobre inclusão destes atores sociais. Concluímos que, com as luzes oriundas da interpretação das entrevistas obtidas durante a pesquisa, se faz necessário a escola promover formações continuadas aos seus membros, que capacitem a labuta com tais sujeitos. Por ter uma linguagem visio-motora é imprescindível que a prática didática seja reformulada e adaptações ocorram na metodologia dos docentes, que venham significar mudanças profundas no processo ensino aprendizagem, aspirando melhora acentuada no aprender.
Abstract: Adentrar en el mundo del silencio e incursionar un camino en el universo que trasciende la percepción humana. Estigmas incorporados durante siglos por la humanidad pasan por una transmutación en el seno de nuestra concepción sobre estos sujetos. En este trabajo, al recorrer por una línea histórica, buscamos comprender los estigmas incorporados en los sordos y cómo la sociedad visualiza tales sujetos, desde los albores de la humanidad hasta el posmodernismo. Al visualizar la confrontación entre las percepciones médicas y antropológicas una nueva óptica surge en nuestra conciencia y comprender como se da el aprendizaje es esencial para que los objetivos de aprendizaje sean alcanzados. La enseñanza de Química viene ampliando sus horizontes gradualmente y nuevas líneas metodológicas surgen llenando lagunas existentes en la formación inicial y continuada de esta disciplina, nuevos caminos son trazados con el fin de promover la inclusión de todos los sujetos que cohabitan el ambiente educacional. El aprendizaje de los sordos, con sus peculiaridades, es un desafío particular en la adquisición del conocimiento de la Química. Encontrar el camino correcto es esencial para que tengamos un conocimiento axiomático (efectivo) de estos sujetos, muchas veces tratados como extranjeros en su propia comunidad. Teniendo como objetivo principal investigar el proceso de aprendizaje de Química de los sujetos sordos señalados por la visión de los intérpretes de Lengua Brasileña de Señas. Al diseñar la metodología, surge el método cualitativo y como instrumento metodológico adoptamos la entrevista semiestructurada. Nuestra investigación transcurrió en las ciudades de Juazeiro do Norte/CE, Goiana/PE y João Pessoa/PB, con la participación de cuatro intérpretes de Lengua Brasileña de Señales, con la finalidad de obtener una visualización más amplia que pueda alcanzar los objetivos propuestos. La investigación de campo fue realizada en el período de noviembre del 2016 a abril del 2017. El análisis de datos fue basado en el análisis de contenidos de Laurence Bardin. Los resultados obtenidos nos indican la ausencia de señas de química, hay falta de capacitación de cómo trabajar con los estudiantes sordos, pocos profesores buscan capacitación continua sobre inclusión de estos actores sociales. Concluimos que, con las luces originadas de la interpretación de las entrevistas obtenidas durante la investigación, se hace necesario que la escuela promueva capacitaciones a sus miembros que habiliten la labor con estos sujetos. Por tener un lenguaje visomotor es imprescindible que la práctica didáctica sea reformulada y que se hagan adaptaciones en la metodología de los docentes, que realicen cambios profundos en el proceso enseñanza-aprendizaje, aspirando a una mejora acentuada en el aprender.
Palavras-chave: Surdez
Libras
Ensino de Química
Educação Inclusiva
Enseñanza de Química
Sordera
Libras
Educacíon Inclusiva
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SANTOS, F. A. Expressões químicas sinalizadas nas mãos de intérpretes de Libras. 2017. 125f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3321
Data de defesa: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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