Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3316
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de ciências e a contextualização com a perspectiva CTSA: Um olhas sobre as práticas de um grupo de professores
Título(s) alternativo(s): The teaching of science and the contextualization with the perspective cts: a look at the practices of teachers
Autor: Pereira, Pablo Tadeu da Silva 
Primeiro orientador: Geglio, Paulo César
Primeiro membro da banca: Dias, Marcia Adelino da Silva
Segundo membro da banca: Sousa, Jair Moisés de
Resumo: A história mesmo para quem não se identifica é fator determinante do sujeito na busca de conhecimento durante sua vida. Com essa perspectiva, apresentamos nossa proposta de pesquisa sobre o ensino de ciências em sua tríplice relação com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (CTS). A pesquisa teve como objetivo investigar se os professores de ciências realizam o ensino dos conteúdos dessa disciplina mediante a contextualização com os temas relativos à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Essa investigação foi realizada com um grupo de três professores do ensino fundamental II, em escolas públicas situadas na cidade de Patos, na região do Sertão Paraibano. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionário e observação direta de aulas durante os últimos quatro meses de 2016. A análise foi realizada com base no referencial teórico construído na perspectiva da contextualização e com as relações do movimento CTS através de categorias criadas pelo autor da pesquisa. Identificamos que os professores realizaram aulas contextualizadas nos moldes da perspectiva CTS, juntamente com outros contexto, como cotidiano e conteúdo das ciências da natureza. Assim, a contextualização ligada a perspectiva CTS se apresenta como excelente forma de inserir contextos que atraem atenção do aluno, despertando seu interesse pelo conhecimento científico, pois torna o processo de ensino de ciências mais significativo, facilitando sua aprendizagem.
Abstract: History, even for those who do not identify is a determining factor of the subject in the search for knowledge during his/her life. From this perspective, we present our research proposal on science teaching in its triple relationship with Science, Technology and Society (CTS). The aim of the research was to investigate whether science teachers teach the content of this subject through contextualization with the themes related to Science, Technology and Society (CTS). This research was carried out with a group of three elementary school teachers, in public schools located in the city of Patos, in the Sertão of Paraíba. Data collection was carried out through the application of a questionnaire and direct observation of classes during the last four months of 2016. The analysis was carried out based on the theoretical framework built from the perspective of contextualization and with the relations of the CTS movement through created categories by the researcher. We identified that the teachers performed classes contextualized in the molds of the CTS perspective, along with other context, as daily and contents of the natural sciences. Thus, the contextualization linked to the CTS perspective presents itself as an excellent way of inserting contexts that attract student attention, arousing its interest in scientific knowledge, making the process of teaching science more meaningful, facilitating its learning.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Enfoque CTS
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs
Science teaching
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: PEREIRA, P. T. da S. O ensino de ciências e a contextualização com a perspectiva CTSA: Um olhas sobre as práticas de um grupo de professores. 2019. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3316
Data de defesa: 25-Mar-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Tadeu da Silva Pereira.pdfPDF - Pablo Tadeu da Silva Pereira39.16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.