Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3293
Tipo do documento: Dissertação
Título: Unidade de ensino potencialmente significativa no estudo problematizador dos efeitos fotoelétrico e fotovoltaico
Autor: Pereira, Mateus Patrício Barbosa 
Primeiro orientador: Cavalcante, Everton
Primeiro membro da banca: Freitas, Heron Neves de
Segundo membro da banca: Barbosa, Denis Barros
Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma proposta voltada para o ensino de Física Moderna e Contemporânea, mais especificamente, para os efeitos fotoelétrico e fotovoltaico. O trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que contemple o ensino do efeito fotoelétrico e fotovoltaico em escolas de ensino básico. Desenvolvemos as atividades fundamentadas nas teorias de David Ausubel e nos estudos de Moreira (2011) sobre as unidades de ensino. No primeiro capítulo do trabalho, fizemos uma introdução sobre os principais temas a serem discutidos na pesquisa, como também apresentamos a motivação que conduziu a realização deste estudo. O segundo capítulo destina-se a uma abordagem do referencial teórico metodológico que deu base a esse trabalho, ou seja, as pesquisas e estudos de Moreira sobre as Unidades de Ensino. No terceiro capítulo, apresentamos, de forma sucinta, uma abordagem da física envolvida no estudo dos semicondutores, expondo as principais características e propriedades desses materiais e as aplicações desse estudo para o entendimento de alguns fenômenos observados na sequência de ensino. No quarto capítulo, relatamos as experiências vivenciadas no estudo e também os resultados alcançados após aplicação da proposta em sala de aula. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e o público principal foi de estudantes das séries finais do Ensino Médio, 3º Ano do Ensino Médio. Por fim, apresentamos nossas considerações finais sobre o uso da unidade de ensino desenvolvida, bem como apontamos perspectivas para trabalhos futuros.
Abstract: In this work, we present a proposal focused on the teaching of Modern and Contemporary Physics, more specifically, for photoelectric and photovoltaic effects. The main objective of the work is the development of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) that contemplates the teaching of the photoelectric and photovoltaic effect in elementary schools. We develop the activities based on theories of David Ausubel and the studies of Moreira (2011) on the units of education. In the first chapter of the paper, we made an introduction about the main topics to be discussed in the research, as well as presenting the motivation that led to this study. The second chapter is aimed at an approach to the theoretical methodological framework that gave base to this work, that is, the researches and studies of Moreira on the Units of Education. In the third chapter, we briefly present a physics approach involved in the study of semiconductors, exposing the main characteristics and properties of these materials and the applications of this study to the understanding of some phenomena observed in the teaching sequence. In the fourth chapter, we report the experiences of the study and also the results achieved after application of the proposal in the classroom. The research had a qualitative approach and the main audience was students of the final series of High School, 3rd Year of High School. Finally, we present our final considerations on the use of the teaching unit developed, as well as we point out perspectives for future work.
Palavras-chave: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS
Efeito Fotovoltaico
Efeito Fotoelétrico
Ensino de Física
Photoelectric effect
Photovoltaic effect
Physics teaching
PotentiallySignificant Teaching Unit
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: PEREIRA, M. P. B. Unidade de ensino potencialmente significativa no estudo problematizador dos efeitos fotoelétrico e fotovoltaico. 2019. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3293
Data de defesa: 11-Mar-2019
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mateus Patrício Barbosa Pereira.pdfPDF - Mateus Patrício Barbosa Pereira103.51 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.