Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292
Tipo do documento: Dissertação
Título: O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força
Autor: Silva, Roberto Vieira da 
Primeiro orientador: Silveira, Alessandro Frederico da
Primeiro membro da banca: Lima, Lourivaldo Mota
Segundo membro da banca: Freitas, Heron Neves de
Resumo: Como sabemos, o ensino de física há tempos enfrenta grandes dificuldades e a busca de ações metodológicas a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos dessa disciplina sempre estão em vigor. Nesse contexto, por entendermos que as atividades experimentais podem viabilizar a redução dessas dificuldades, dependendo do tipo de abordagem, vinculamos o seu uso à tecnologia, com fins de alcançar tal objetivo. Neste sentido, desenvolvemos uma proposta de sequência didática para auxiliar o professor de Física do ensino médio na utilização da robótica educacional, mas especificamente dos kits de robótica educacional da FISCHERTECHNIK que foram implementados na rede estadual de ensino da Paraíba relacionados aos conteúdos do primeiro ano do ensino médio, mais especificamente, aceleração, massa inercial, força, aceleração centrípeta e força centrípeta. A sequência didática sustenta-se teoricamente na abordagem problematizadora de Angotti e Delizoicov e foi organizada para ser trabalhada em dezesseis horas/aulas.
Abstract: As we know the teaching of physics has long faced great difficulties and the search for methodological actions in order to favor the teaching-learning process of their concepts are always in force. In this context, because we understand that experimental activities can make it possible to reduce these difficulties, depending on the type of approach, we link their use to technology in order to achieve this objective. In this sense, we developed a didactic sequence proposal to assist the high school physics teacher in the use of educational robotics, but specifically the FISCHERTECHNIK educational robotics kits that were implemented in the Paraíba state education network related to the contents of the first year of the Higher education, more specifically, acceleration, inertial mass, force, centripetal acceleration and centripetal force. The didactic sequence is theoretically based on the problematic approach of Angotti and Delizoicov and was organized to be worked in sixteen hours / classes.
Palavras-chave: Ensino de Física
Robótica educacional
Atividades experimentais
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: SILVA, R. V. da. O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força. 2018. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292
Data de defesa: 23-Mar-2018
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto Vieira da Silva.pdfPDF - Roberto Vieira da Silva28.18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.