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Tipo do documento: Dissertação
Título: "Religiões que fazem oferendas para prejudicar pessoas?": a intolerância e as religiões afro-brasileiras no ensino de história
Autor: Silva, Thaís de Oliveira e
Primeiro orientador: Aragão, Patrícia Cristina de
Resumo: O sistema de ensino que atualmente vigora no Brasil é homogeneizador, no sentido de desconsiderar a diversidade, representando, assim, um desafio lidar com as diferenças dentro da sala de aula, pois também é assim na sociedade. A liberdade de culto é obrigatória por lei, mas mesmo assim a intolerância religiosa persiste em nossa sociedade. A multiplicidade de práticas religiosas se destaca devido a diversidade cultural brasileira ser uma marca da nossa constituição social. Sendo assim, é justificável a importância de debater sobre a intolerância religiosa para com as religiões de matriz africana para a construção do respeito à diferença e a liberdade de culto. Considerando o papel da educação para elucidar este debate nos propomos neste trabalho compreender a ausência das temáticas que abordem as religiões de matriz africana na escola e como isto é reflexo das relações sociais e culturais da sociedade brasileira atentando para a importância da promoção do respeito e reconhecimento da diversidade religiosa nesse país. Discutir estas religiões na sala de aula é algo desafiador, pois o racismo cultural e social perpassa estas questões. Nosso objetivo neste trabalho é investigar a representação dos alunos do ensino médio, de uma escola pública da rede estadual de educação da Paraíba, nas aulas de História sobre as religiões de matriz africana e como estes se posicionam em relação a estas práticas religiosas. Utilizaremos como referencial teórico os conceitos sobre lugar de cultura com Michel de Certeau (2005), de representação com Roger Chartier (1990), identidade com base em Stuart Hall (1993) e sobre religiões afro-brasileiras e ensino com Nilma Lino Gomes (2000). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como instrumentos de investigação foram elaborados e aplicados questionários. Nosso produto é a realização de palestras e oficinas de produção de texto e desenho para que possamos debater a temática desta pesquisa no contexto da sala de aula promovendo, assim, o conhecimento sobre a história afro-brasileira.
Abstract: The current education system in Brazil is homogenizing, in the sense of disregarding diversity, thus representing a challenge to deal with differences within the classroom, as it is also in society. Freedom of worship is required by law, but religious intolerance persists in our society. The multiplicity of religious practices stands out because Brazilian cultural diversity is a mark of our social constitution. Thus, the importance of discussing religious intolerance towards the religions of the African matrix for the construction of respect for difference and freedom of worship is justifiable. Considering the role of education in elucidating this debate, we propose in this work to understand the absence of the themes that approach African religions in school and how this is a reflection of the social and cultural relations of Brazilian society, considering the importance of promoting respect and recognition of religious diversity in that country. Discussing these religions in the classroom is challenging as cultural and social racism permeates these issues. Our objective in this work is to investigate the representation of high school students, a public school of the state education network of Paraíba, in History classes about African-born religions and how they stand in relation to these religious practices. We will use as theoretical reference the concepts of culture place with Michel de Certeau (2005), representation with Roger Chartier (1990), identity based on Stuart Hall (1993) and on Afro-Brazilian religions and teaching with Nilma Lino Gomes (2000 ). It is a qualitative research of the research-action type. As research instruments, questionnaires were developed and applied. Our product is the realization of lectures and workshops of production of text and drawing so that we can debate the theme of this research in the context of the classroom, thus promoting the knowledge about Afro-Brazilian history.
Palavras-chave: 1. Intolerância religiosa. 2. Religiões afro-brasileiras. 3. Educação para relações étnico-raciais.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Thaís de Oliveira e. "Religiões que fazem oferendas para prejudicar pessoas?": a intolerância e as religiões afro-brasileiras no ensino de história. 2018. 116f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3283
Data de defesa: 22-Mai-2018
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