Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3281
Tipo do documento: Dissertação
Título: Multimodalidade na aula de língua materna: contribuições da semiótica nas abordagens de leitura e produção textual
Autor: Silva, Maria Gorette Andrade
Primeiro orientador: Rodrigues, Linduarte Pereira
Resumo: Tendo em vista que na atualidade os sujeitos escolares estão imersos em contextos sociais múltiplos, este estudo evidencia as contribuições da multimodalidade na construção de significados sociais pelo aluno da Educação Básica, partindo do seguinte questionamento de pesquisa: Como o professor de Língua Materna pode aperfeiçoar as práticas de leitura e produção de textos multimodais do aluno do Ensino Médio? Para tanto, tem como objetivo geral desenvolver estratégias didático-metodológicas que possibilitem uma abordagem de ensino de Língua Portuguesa com ênfase na multimodalidade, buscando aprimorar as práticas de leitura e produção textual de alunos do Ensino Médio. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza exploratória e aplicada, pautando-se nos princípios das pesquisas exploratória; bibliográfica; documental; além de também configurar-se como uma pesquisa-ação de cunho etnográfico de base qualitativa e interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008). Em termos de aplicabilidade, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande-PB, com alunos do Ensino Médio. As bases teóricas utilizadas dialogam com as perspectivas oficiais acerca do ensino de língua(gem) no Ensino Médio, enfatizando as práticas de leitura, produção textual e análise linguística mediante o trabalho com gêneros textuais; as contribuições da teoria Semiótica e seus desdobramentos no tocante à multimodalidade e Gramática do Design Visual (GDV); os multiletramentos e a formação de professores; bem como o texto publicitário na potencialização das práticas de língua(gem) em sala de aula. Os resultados revelam a apropriação da linguagem multimodal pelos alunos do Ensino Médio envolvidos na pesquisa, no sentido de que se utilizaram estrategicamente de diferentes linguagens para a construção de anúncios publicitários atrativos e convincentes. Os discentes puderam perceber e entender como as escolhas de língua(gem) são pensadas para atingir propósitos comunicativos específicos, o que fez com que passassem a atentar para aspectos antes despercebidos no momento da leitura, tais como imagem, cor, textura, tipografia, gestos, expressões, realces etc., sendo mais seletivos, inclusive, no processo de produção textual.
Abstract: Due to the fact that at present school students are immersed in multiple social contexts, this study highlights the contributions of multimodality in the construction of social meanings by the Basic Education student, starting from the following research question: How can the mother tongue teacher improve the practices of reading and production of multimodal texts of the High School student? For this purpose, its general objetive is to develop didactic-methodological strategies that allow an approach to the teaching of Portuguese Language with emphasis on multimodality, seeking to improve the reading practices and textual production of High School students. Methodologically, it is a study of exploratory and applied nature, based on the principles of exploratory, bibliographic and documentary research; besides being configured as an ethnographic action research of qualitative and interpretative basis (BORTONI-RICARDO, 2008). In terms of applicability, the research was developed in a state school in the city of Campina Grande-PB, with High School students. The theoretical bases used are in line with the official perspectives on the teaching of language in High School, emphasizing the practices of reading, textual production and linguistic analysis through the work with textual genres; the contributions of Semiotics theory and its developments regarding multimodality and Grammar of Visual Design (GDV); multiliteracies and teacher training; as well as the advertising text in the potentialization of language practices in the classroom. The results reveal the appropriation of multimodal language by the High School students involved in the research, since they strategically used different languages to construct attractive and convincing advertisements. The students were able to perceive and understand how the language choices are thought to achieve specific communicative purposes, which led them to pay attention to previously unnoticed aspects at the time of reading such as image, colour, texture, typography, gestures, expressions, highlights, etc., being more selective, inclusively, in the process of textual production.
Palavras-chave: 1. Ensino médio. 2. Leitura 3. Produção textual. 4. Multimodalidade educacional.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Maria Gorette Andrade. Multimodalidade na aula de língua materna: contribuições da semiótica nas abordagens de leitura e produção textual. 2018. 222f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3281
Data de defesa: 20-Set-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA GORETTE ANDRADE SILVA.pdf20.75 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.