Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3279
Tipo do documento: Dissertação
Título: Google for education na formação continuada de professores do ensino médio em Patos-PB
Autor: Nóbrega, Joesley Maycon de Sousa
Primeiro orientador: Costa, Antônio Roberto Faustino da
Resumo: Os avanços das tecnologias de informação e comunicação e seus reflexos na educação propiciaram novas formas de educar frente aos desafios postos pelo processo de ensino-aprendizagem. O uso de tecnologias na escola como o Google for Education possibilita ao docente adotar novas metodologias com potencial para dinamizar o conhecimento escolar, a aprendizagem do aluno e a prática pedagógica. Em face desse pressuposto, apresenta-se o seguinte problema: a formação continuada de professores pode contribuir para a inclusão das ferramentas/aplicativos do Google for Education nas escolas de Ensino Médio do Estado da Paraíba? O objetivo geral da presente pesquisa foi desenvolver uma experiência de formação continuada de professores com o Google for Education como ambiente virtual de ensino-aprendizagem e instrumento didático-pedagógico junto à Escola Cidadã Integral Monsenhor Manuel Vieira, na cidade de Patos-PB. Como objetivos específicos, pretendeu-se identificar o perfil dos docentes em relação à utilização das ferramentas do Google for Education; e avaliar o impacto do processo de capacitação sobre o conhecimento e manuseio dos aplicativos por parte dos professores. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e envolveu como procedimentos centrais a revisão de literatura, apoiada em autores como Andrade (2017), Antunes (1999), Freire e Papert (1996), Lisboa e Barreto (2009); a pesquisa documental junto à Escola Monsenhor Manuel Vieira; a aplicação de questionário online junto aos professores do 3º ano do Ensino Médio da escola, mediante a ferramenta Google Forms; e a pesquisa-ação, conforme Thiollent (2004; 2008) e Tripp (2005), e que teve como base a capacitação dos professores voltada para a instrumentalização do pacote de aplicativos oferecidos pelo Google for Education. Por um lado, os resultados revelaram a subutilização das ferramentas e aplicativos da Google por parte dos docentes. Por outro lado, os resultados da oficina “Google App’s Sala de Aula: possibilidades no processo de ensino-aprendizagem”, desenvolvida durante a pesquisa, foram extremamente exitosos, comprovando que as escolas precisam não apenas de tecnologias, como também de capacitação permanente do corpo docente. Conclui-se que, oferecendo aos professores uma formação continuada adequada, o Google for Education é capaz de promover nos docentes a reflexão e melhoria da sua prática pedagógica, aperfeiçoando o conhecimento e manuseio dos dispositivos tecnológicos em sala de aula.
Abstract: Advances in information and communication technologies and their impact on education have provided new ways of educating the challenges posed by the teaching-learning process. The use of technologies at school such as Google for Education enables the teacher to adopt new methodologies with the potential to boost school knowledge, student learning and pedagogical practice. In view of this assumption, the following problem arises: can continuing teacher education contribute to the inclusion of Google for Education tools/applications in Paraíba State High School? The general objective of the present research was to develop a continuing experience of teachers with Google for Education as a virtual teaching-learning environment and a didactic-pedagogical instrument at the Integral Citizenship School Monsignor Manuel Vieira, in the city of Patos-PB. As specific objectives, it was intended to identify the profile of teachers in relation to the use of Google for Education tools; and evaluate the impact of the training process on teachers' knowledge and application handling. The methodology used was qualitative and involved as central procedures the literature review, supported by authors such as Andrade (2017), Antunes (1999), Freire and Papert (1996), Lisboa and Barreto (2009); documentary research with the Monsignor Manuel Vieira School; the application of online questionnaire to the teachers of the 3rd year of high school, through the Google Forms tool; and action research, according to Thiollent (2004; 2008) and Tripp (2005), which was based on teacher training aimed at instrumentalizing the package of applications offered by Google for Education. On the one hand, the results revealed the underutilization of Google's tools and applications by teachers. On the other hand, the results of the workshop "Google App's Classroom: possibilities in the teaching-learning process", developed during the research, were extremely successful, proving that schools need not only technologies, but also permanent training of the body teacher. It is concluded that, by providing teachers with adequate continuing education, Google for Education is able to promote reflection and improvement of its pedagogical practice in teachers, improving the knowledge and handling of technological devices in the classroom.
Palavras-chave: 1. Formação continuada de professores. 2. Tecnologias na educação. 3. Rede pública de ensino médio. 4. Google for education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Nóbrega, Joesley Maycon de Sousa. Google for education na formação continuada de professores do ensino médio em Patos-PB. 2018. 100f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3279
Data de defesa: 19-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSLEY MAYCON DE SOUSA NÓBREGA.pdf2.68 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.