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Tipo do documento: Dissertação
Título: A cartografia tátil como processo de inclusão no ensino regular: um estudo de caso etnográfico
Autor: Alencar, Débora do Nascimento Fernandes de
Primeiro orientador: Castro, Paula Almeida de
Resumo: O conceito de Educação Inclusiva, vem promovendo uma série de modificações nos enfoques, processos e práticas educativas, fato que tem provocado os profissionais a repensarem não apenas a concepção sobre aprendizagem, mas também sobre seu papel como docente. Levando em consideração esses aspectos, o presente trabalho tem como objetivo principal de estudo, compreender o processo de inclusão escolar na disciplina de Geografia, a partir do uso da cartografia tátil como caminho para análise das experiências e interações no cotidiano escolar de alunos com deficiência visual (DV), regularmente matriculados em turmas de Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa é de abordagem qualitativa e seu delineamento está fundamentado em um estudo de caso etnográfico. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação participante, entrevistas semiestruturadas, análise documental e levantamento bibliográfico do tema estudado. A análise dos dados obtidos evidenciou aspectos sobre a prática e a formação dos professores no cotidiano escolar com alunos com DV. Além da dissertação, foi elaborado como produto do mestrado profissional em formação de professores, uma sequência didática que introduz discussões sobre o uso da cartografia tátil como experiência no ensino de Geografia em salas inclusivas com alunos com DV. Como referencial teórico buscou-se embasamento em estudiosos como: Vygotsky (1997), Glat (1985), Ventorini (2009), Vasconcellos (1993); Almeida (2005, 2007, 2011), Nogueira (2007, 2008, 2009), Loch (2008), Sampaio (2009) entre outros estudiosos que discutem a temática estudada, além de diversos documentos oficiais sobre a temática da inclusão. Por fim, as experiências e reflexões proporcionadas por essa pesquisa revelaram a importância de um trabalho mais efetivo na formação de professores, quanto à Educação Inclusiva, e de forma mais específica aos professores de Geografia no que concerne ao manuseio, produção, interpretação e adaptação de recursos pedagógicos na área de cartografia, afim de favorecer a aprendizagem de alunos DV em relação aos conteúdos dessa disciplina.
Abstract: The concept of Inclusive Education has promoted a series of modifications in educational approaches, processes and practices, a fact that has caused professionals to rethink not only the conception about learning, but also about their role as teacher. Taking these aspects into account, the main objective of this study is to understand the situation of school inclusion in relation to the subject of Geography, based on the use of tactile cartography as a way to analyze the experiences and interactions in the school’s daily life of students with visual impairment (VI), regularly enrolled in high school classes at a public school in the city of Campina Grande, State of Paraíba. The research is a qualitative approach, and its design is based on an ethnographic case study. The instruments used for the data collection were: participant observation, semi-structured interviews, documentary analysis and bibliographic survey of the studied subject. The analysis of the obtained data evidenced aspects about the practice and the formation of the teachers in the school routine with students with VI. Besides the dissertation, it was elaborated, as a product of the professional masters in teacher training, a didactic sequence that introduces discussions about the use of tactile cartography as an experience in the teaching of Geography in inclusive rooms with students with VI. As a theoretical reference, it was sought the support of scholars such as Vygotsky (1997), Glat (1985), Ventorini (2009), Almeida (Vasconcellos, 1993; Almeida, 2005, 2007, 2011), Nogueira (2007, 2008, 2009) Loch (2008), Sampaio (2009) among other scholars who discuss the subject studied, a part from several official documents on the theme of inclusion. Finally, the experiences and reflections provided by this research revealed the importance of a more effective work in teacher education, in Inclusive Education, and in a more specific way to teachers of Geography in the handling, production, interpretation and adaptation of pedagogical resources in the area of cartography, in order to favor the learning of VI students in relation to the contents of this discipline.
Palavras-chave: 1. Educação inclusiva. 2. Deficiência visual. 3. Geografia. 4. Cartografia tátil.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Alencar, Débora do Nascimento Fernandes de. A cartografia tátil como processo de inclusão no ensino regular: um estudo de caso etnográfico. 2018. 132f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3270
Data de defesa: 30-Mai-2018
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